sábado, 9 de julho de 2011

Paraná quer fortalecer parceria com Rhône-Alpes.


O vice-governador e secretário de Educação Flávio Arns reforçou nesta sexta-feira (08/07) o interesse do Governo do Paraná no fortalecimento do acordo com a região de Rhône-Alpes, na França, para desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas comercial, meio ambiente, energia e gestão territorial, cultura, agroalimentos, ensino superior, indústria, comércio, pesquisa e inovação tecnológica.

Durante encontro com o vice-presidente da província francesa, Bernard Soulage, em Curitiba, Arns ressaltou que o governo estadual criará uma estrutura para entender os parceiros estratégicos do Paraná como de Rhône-Alpes. “Temos total interesse em continuar com a parceria e avançar nesta relação. Fazer com que ela se torne mais institucionalizada e oficial e não apenas uma intenção como foi tratada até aqui”, disse o vice-governador paranaense.

Na reunião foi definida a apresentação, em agosto, do documento que oficializará o novo Plano de Ação Paraná e Rhône Alpes 2011-2014. O trabalho ficará a cargo da secretaria de Planejamento e Coordenação Geral. “Vamos nos reunir com os secretários estaduais e técnicos para aprimorar o que está sendo desenvolvido”, completou o vice-governador.

Bernard Soulage disse que a parceria com o Paraná é importante para a França e para toda União Européia. “Temos uma cooperação descentralizada, que não depende do Governo Federal há seis anos. Gostaríamos de continuar o intercâmbio de conhecimento entre os dois povos e fortalecer esta parceria”, disse.

No encontro ficou destacada importância do intercâmbio nas áreas de agricultura e alimentar, principalmente para a agregação de valor aos produtos de segmentos como agroecologia, agricultura orgânica, agricultura familiar, agroturismo. Um dos programas conjuntos já em prática e que têm resultado na troca de conhecimento entre os dois governos é a Escola do Leite e Queijo da Universidade de Ponta Grossa (UEPG).

Na área de meio ambiente, energia e desenvolvimento territorial foram ressaltados os estudos em corredores ecológicos e mosaicos de áreas protegidas.

No acordo entre Paraná e Rhonê-Alpes estão envolvidas as secretarias estaduais de Educação (Seed), Agricultura e Abastecimento (Seab), Planejamento e Coordenação Geral (Sepl), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Cultura (Seec), Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Indústria Comércio e Assuntos do Mercosul, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Soulage também destacou que a parceria reforça a cooperação entre as redes Quatro Motores para a Europa (4ME) – formada pelas Regiões de Rhône-Alpes (França), Lombardia (Itália) e Catalunha (Espanha) e o Estado Baden-Württenberg (Alemanha) - e Quatro Motores para o Mercosul (4MM) – que envolve o Estado do Paraná (Brasil), o Departamento Alto Paraná (Paraguai), a cidade de Rivera (Uruguai) e a província de Córdoba (Argentina).