quarta-feira, 6 de julho de 2011

CPI dos Leitos do SUS visita Cascavel e Toledo nessa quinta.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Leitos do SUS fará vistorias em hospitais de três cidades a partir nessa quinta-feira (07). As duas primeiras serão Cascavel e Toledo, na região Oeste, localizadas a aproximadamente 500 quilômetros de Curitiba. Uma terceira cidade da região está na agenda, mas o nome só será divulgado na tarde de amanhã. “Queremos preservar ao máximo o elemento surpresa, de forma que os deputados e a equipe da CPI tenham, tanto quanto possível, a mesma impressão do paciente que busca atendimento”, enfatiza o presidente da CPI, deputado Paranhos (PSC).

Desde que foi instalada, no dia 27 de abril, a CPI já visitou nove cidades e realizou diligências em 19 estabelecimentos de saúde (hospitais públicos, privados e filantrópicos). Além dos problemas comuns, de conhecimento público, como filas de espera, pacientes em corredores e falta de médicos, os membros da comissão constataram uma realidade que desmente a explicação de que faltam leitos e recursos para justificar essa realidade caótica. Segundo o deputado Paranhos, há leitos sobrando e o Paraná é o estado que mais recebe recursos per capita do Ministério da Saúde – R$ 81,10 por habitante. “O que falta é organização e comunicação entre as centrais reguladoras de leitos e os hospitais. Em média temos mais de dois mil leitos sobrando diariamente dentre os 21 mil conveniados”, esclarece o deputado Paranhos.

Entre as medidas propostas pela CPI para resolver esse problema e agilizar os internamentos, ainda antes da apresentação do relatório final, está a instalação de uma central de leitos on line. “Discutimos o problema com a Celepar e Secretaria de Saúde e solicitamos um projeto que já está em andamento. O objetivo da central é impedir que leitos permaneçam desocupados em alguns hospitais, como temos verificado, enquanto pacientes aguardam internamento em outros”, explica o presidente da comissão.

O deputado Paranhos lembra ainda que os levantamentos da CPI também apontam uma distorção grave na relação entre número de funcionários e leitos nos hospitais públicos e privados. Enquanto nos hospitais públicos existem de oito a dez funcionários por leito, nos hospitais privados essa relação é de apenas três funcionários por leito. “Vamos apontar isso no relatório e sugerir à Secretaria de Saúde que faça um estudo para verificar como e por que isso acontece”.

AGENDA EM CASCAVEL E TOLEDOOs locais que serão visitados em Cascavel e os respectivos horários serão informados por e-mail às 8 horas da manhã dessa quinta-feira (07). Os locais e horários das visitas em Toledo serão informados até às 11 horas da manhã.

A cidade a ser visitada na sexta-feira (08) será informada às 17 horas de quinta-feira (07).