quarta-feira, 11 de maio de 2011

PARANÁ - Deputado Evandro Júnior visita lideranças e se dispõe a trabalhar pela região.


Fonte:ASSESSORIA DE IMPRENSA

O deputado estadual Evandro Júnior (PSDB) visitou várias cidades da região, na última quinta-feira, dia 28.
A extensa agenda de compromissos iniciou logo pela manhã, na cidade de Engenheiro Beltrão, onde o jovem deputado participou de uma entrevista no programa “Hora da Notícia”, na Rádio Master FM.
No programa, apresentado pelo radialista Sérgio Luiz e pelo jornalista Adalmir Júnior, o deputado maringaense falou de seu trabalho na Assembleia Legislativa, e de suas principais bandeiras. Ele também mencionou da luta que pretende iniciar em favor das cidades da região. Finalizando sua participação no programa, o deputado agradeceu os votos obtidos na cidade e os mais de 42 mil em toda a região.
Na sequência, ainda em Engenheiro Beltrão, Evandro Júnior participou de uma audiência com o prefeito Elias Lima (PR). Na reunião, em outros assuntos, o deputado ofereceu seu trabalho em prol do povo beltrãoense e deixou seu gabinete em Maringá e em Curitiba ao dispor de Lima e também dos vereadores beltrãoenses, Daniel Paro, Raul Curi, Juarez Zuffa e Joaquim Garcia, que também participaram da audiência.
Seguindo a agenda, Evandro Júnior esteve na cidade de Fênix, onde estabeleceu um primeiro contato com o bancário Chefinho, que foi candidato ao cargo de prefeito nas eleições de 2009.
De Fênix, o jovem político seguiu até à cidade de Barbosa Ferraz, onde participou de uma reunião com o vereador Luiz Carlos Angeli e com o comunicador, Odair José. Ainda em Barbosa Ferraz, o deputado concedeu uma entrevista na Rádio Pé Vermelho, no Jornal do Almoço, apresentado pelo locutor Gildo Gomes.Mais um vez Evandro Júnior se compromissou em trabalhar pela região e abriu a porta de seu gabinete para os munícipes de Barbosa Ferraz e da região.
Finalizando sua agenda de compromisso, o deputado esteve na cidade de Jussara, onde participou de uma importante reunião com lideranças locais e com o ex-candidato a prefeito, Moacir Valentin,que deverá disputar o cargo novamente em 2012.
 

PRONASCI - Prefeitura na TV Carapicuíba - 05/05/2010

CQC - Projeto Ficha Limpa 19/04/2010

Deputados federais assinam sem ler PEC que inclui cachaça na cesta básic...

MARIMAR Top 10 internet (Programa Domingo legal) Thalia

cão tentando salvar outro cão comove o Chile (DOGS - PERROS)

Os vídeos mais engraçados da internet

terça-feira, 10 de maio de 2011

IVAIPORÃ - ATENÇÃO LEITORES?

 Hoje o JORNAL FOLHA DO VALE DO IVAÍ denunciou em Ivaiporã aos competentes da saúde um terreno baldio ao lado da auto escola Manuel Ribas, foi encontrado um copo de plástico com água parada com larvas dentro do copo e junto tinha um mosquito preto e branco, pois no terreno tem vários copos plásticos jogados entre outro materiais que acumula água, o copo foi entregue no posto de saúde do município de Ivaiporã para providências cabíveis, pois o índice é grande se é realmente o mosquito da DENGUE.

IRATI - PROVOPAR Sorteados recebem prêmios da Campanha do Agasalho 2011.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Neste dia 04, o prefeito Sergio Stoklos esteve no Provopar Municipal, onde realizou a entrega dos prêmios da Campanha do Agasalho 2011 junto com a presidente da entidade Maria Helena Stoklos. Ao todo, mais de quarenta mil peças de roupas foram doadas para a campanha e trocadas por cupons.


Durante a entrega dos prêmios, a presidente do Provopar enalteceu a grande colaboração das escolas estaduais e municipais, que foram as principais colaboradoras da Campanha do Agasalho 2011. “As escolas tiveram uma participação decisiva para o sucesso da campanha”, disse Maria Helena.


Segundo ela, todas as peças doadas estão sendo organizadas pela equipe de funcionários do Provopar e depois do dia 10 de maio serão disponibilizadas às famílias carentes. “Tivemos um volume muito grande de doações, cujas peças serão separadas e colocadas em cabides que serão pendurados em araras para serem escolhidas pelas pessoas”, comentou a presidente do Provopar.


Sorteados


Receberam os prêmios da Campanha do Agasalho 2011: Isolde F. Baek – um computador completo; Ariele G. de Oliveira – uma TV LED de 22 polegadas; Jaqueline Milena Rodrigues – um Playstation 2; Vanderleia Fiori – uma bicicleta de 18 marchas; Margarete Konopki de Paulo –  um DVD Player; Ana Flávia de Matos – um celular; Edison Salmon Jr.  – um aquecedor portátil; Evilin Macimovitz – um aparelho de jantar com 20 peças; Luiz Guilherme – um kit de beleza; Fernando Damazio – um relógio de parede.

IRATI - EDUCAÇÃO Formação pela Escola se destaca em Irati.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Irati participa do Programa Formação pela Escola do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.  Através da Secretaria Municipal de Educação, nos últimos dois meses ocorreram cursos de capacitação continuada com os temas  “Controle Social” e “Competências Básicas”.


Destinados a profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada, os cursos visam fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.


Nos cursos, os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações do setor de educação.


Em Irati, o Programa Formação pela Escola tem como tutora a professora Zélia Joffe, que destaca o interesse e o envolvimento dos participantes pelos cursos à distância oferecidos. “A dedicação dos cursistas tem sido um fator importante, pois há uma busca maior por informações, problemas e soluções possíveis”, afirma. A tutora comenta que a maioria dos assuntos tratados durante os cursos eram desconhecidos pelos participantes e, depois, “tornam-se imprescindíveis aos profissionais da educação”.

IRATI - SAÚDE “Um dia de caminhada, vida prolongada” retoma atividades em Irati.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Em Irati, na última semana, a equipe de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Rio Bonito retomou as caminhadas no Parque Aquático com pacientes hipertensos e diabéticos que participam do programa da Secretaria Municipal de Saúde, Hiperdia. Também participam pessoas que mesmo não possuindo doenças procuram orientações dos profissionais para realizarem os seus exercícios físicos. O projeto “Um dia de caminhada, vida prolongada” acontece todas as terças e quintas-feiras, a partir das 7h30.
De acordo com o coordenador do projeto, o enfermeiro Leandro Ditzel, inicialmente é medida a pressão arterial dos participantes. Na sequência é feito alongamento e a caminhada, que dura em média 45 minutos. Cada paciente recebe as orientações sobre a quantidade e tempo de que devem caminhar com o grupo.
Segundo a costureira Marilda Vidal, o hábito de caminhar trouxe muitos benefícios para a sua vida: “Pratico exercícios há mais de três meses e notei que fiquei mais disposta. A sensação é muito boa”, afirma. Ela não faz parte do Hiperdia, mas para acompanhar sua cunhada resolveu dar continuidade as suas caminhadas com o grupo.
Leandro explica que os principais objetivos do projeto são fazer o trabalho preventivo pelo Programa Saúde da Família (PSF) e ter interação com a comunidade. “Nós não esperamos que venham até nós. Procuramos conviver mais com as pessoas, assim tendo a oportunidade de conhecer melhor os problemas de saúde enfrentados por elas”.
O enfermeiro ainda ressalta o trabalho dos agentes comunitários de saúde, que foram os idealizadores do grupo de caminhada no Parque Aquático. “Eles sempre comentavam que muitas pessoas não praticavam exercícios físicos por falta de companhia e agora todos que quiserem podem participar conosco”.
A dona de casa Liça Veta Jacumasso faz caminhadas porque tem a taxa de triglicerídeos alta, o que aumenta o risco de doenças do coração. “Agora estou participando do grupo. Os profissionais nos acompanham e nos orientam”, diz.  Ditzel conta que as pessoas que participam ainda receberão instruções de professores de educação física.
O projeto “Um dia de caminhada, vida prolongada” iniciou com pacientes da unidade de saúde do bairro Rio Bonito, mas é aberto para todas as pessoas que queiram fazer parte, independente de onde moram ou se são atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o enfermeiro, o próximo passo é convidar e integrar ao grupo as pessoas que fazem parte do programa “Irati Livre do Tabaco”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3907-3026.

IRATI - MEIO AMBIENTE Fonte de água é protegida na área rural do município .

terça-feira, 10 de maio de 2011

Na comunidade de Lajeadinho, na área rural de Irati, a Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente, em parceria com a Sanepar, realizou a proteção de uma fonte, na propriedade de Davi Tucholka. O trabalho aconteceu na última semana e faz parte do projeto de proteção e recuperação da Bacia do Rio Nhapindazal, que é afluente do Rio das Antas.
De acordo com o técnico ambiental, Alessandro Trybek, inicialmente foi realizado um levantamento em propriedades rurais de Irati por agentes do Programa de Despoluição Ambiental (PDA), que avaliaram as fontes que corriam risco de assoreamento e obstrução. “Junto com os agentes do PDA, realizamos um trabalho manual nas fontes para diminuir os impactos ambientais”, explica o técnico.
O produtor rural Davi Tucholka conta que há anos não utilizava a fonte e que o local virou uma área alagada e com pouca utilidade. “O trabalho desenvolvido aqui ficou muito bom. Vamos preservar e utilizar a água”, cometa. Trybek explica que ela também pode ser tratada e consumida pela família. “As pedras que colocamos na proteção servem para filtrar a água. Ela sai limpa”, ressalta.
O técnico ambiental diz que além do processo de filtragem, ainda é feito o trabalho de impermeabilização da fonte com a utilização de terra e cimento para evitar a contaminação: “A proteção evita o contato da água da fonte com a água da chuva e, também, com folhas, galhos e animais”.
Além da proteção da fonte na propriedade, ainda a mata ciliar foi recomposta com o plantio 700 árvores nativas. No total, na Bacia do Rio Nhapindazal 3.000 mudas fornecidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP-PR) estão sendo plantadas.
Mais ações
A Prefeitura Municipal de Irati, através das secretarias municipais de Ecologia e Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos e Viação e Serviços Rurais, está desenvolvendo um trabalho que trouxe mudanças no cotidiano dos moradores do Nhapindazal.
Desde o final de março, equipes trabalham na limpeza, alargamento e desobstrução do rio que corta aquela região. Além de serviços de drenagem e execução de bueiros, que evita o alagamento do bairro em períodos de chuva.
Um dos objetivos do projeto é melhorar a quantidade e a qualidade dá água. Somente do Rio Nhapindazal, a Sanepar capta 70 mil litros de água por hora, o que representa 25% do volume fornecido por dia ao município de Irati.
Informações do projeto mostram que a falta de cuidados anteriores trouxe a degradação dos mananciais do território municipal. A alternativa para resolver o problema do abastecimento de Irati foi realizar o restante da captação em Fernandes Pinheiro, na Bacia do Rio Imbituvão.
A preocupação da Prefeitura, que realiza trabalho de recuperação e preservação de rios do município desde 2009, é intensificar as ações para garantir o abastecimento de água e o ecossistema, através da recuperação das matas ciliares, proteções de fontes, limpeza e coleta seletiva do lixo.

PITANGA - Secretária de Promoção e Assistência Social recebe prêmio internacional.

Na última sexta-feira a Secretária de Promoção e Assistência Social, Clea Marli, esteve presente em Curitiba para receber o prêmio Integración LatinoAmericano, pelos trabalhos realizados frente à secretaria municipal.
Clea Marli foi indicada e venceu o prêmio pelos diversos trabalhos desenvolvidos. Pode-se destacar o Centro Social Urbano, que oferece cerca de 250 refeições/dia, em contraturno escolar. Sobre o prêmio, Clea Marli agradece. “Esse prêmio não é só meu. É de todos os funcionários da secretaria, que trabalham com muito empenho, e também do prefeito Zampier, que viabiliza todos os nossos projetos.”
A secretária dá destaque ao programa Pão Nosso de Cada Dia. Após apresentar o programa no evento, que é realizado pela Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social (Cipis), Clea Marli foi procurada por diversas pessoas. “O Pão Nosso de Cada Dia será levado até para a Bolívia. Fico muito feliz por esse reconhecimento”, emociona-se.
Clea Marli explica os projetos realizados pela secretaria

Na foto, a secretária recebe o prêmio
Clea Marli exibe o prêmio

MARINGÁ - Autoridades de Kakogawa visitam prefeito e cumprem compromissos em Maringá.

 
Assessoria de Comunicação
 
Clique para ampliar a foto
Prefeito recebeu comitiva de Kakogawa e reforçou laços com a cidade co-irmã de Maringá
Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Comitiva japonesa é formada por lideranças políticas e aproveitou visita para acompanhar obras do Parque do Japão
Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Prefeito Silvio Barros entregou lembranças da cidade para os integrantes da comitiva
Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Comitiva de Kakogawa teve agenda lotada em Maringá e participou de um jantar na Acema
Assessoria de Comunicação/PMM
      Uma comitiva formada por lideranças da cidade japonesa de Kakogawa está em Maringá desde sábado (7), participando das comemorações de aniversário de Maringá e acompanhando o andamento das obras do Parque do Japão, que tem parceria da cidade co-irmã de Maringá na construção.
      O grupo, composto pelo presidente da Câmara, Kozo Kanki, o secretário de Educação, Masaru Yamamoto, que representa o prefeito de Kakogawa, o secretário geral da Câmara, Yoshima Sakata, o diretor de Desenvolvimento Social, Educacional e Esportivo, Yoskiyasu Kidena e o vice-diretor geral da Associação Internacional de Kakogawa, Masaharu Tanike, visitou o prefeito Silvio Barros nesta terça-feira (10), e reforçou a parceria com a cidade de Maringá. “Temos uma longa história de parceria e vamos executar muitos projetos juntos”, disse o líder da comitiva, Kozo Kanki.
      O prefeito Silvio Barros ressaltou a amizade entre as cidades e os frutos semeados juntos como os intercâmbios, a troca de experiência e a construção do Parque do Japão. “Agradeço e tenho a honra em receber a comitiva de vocês mais uma vez para as comemorações de aniversário de Maringá. Essas visitas fortalecem nossos laços de amizade e reforçam nossos projetos em parceria. Sejam sempre bem vindos”.
      Nesta terça-feira a comitiva acompanha a sessão da Câmara de vereadores e recebe um jantar de despedida promovido pela Prefeitura na Acema. Durante a passagem por Maringá, os japoneses visitaram as obras do Parque do Japão, participaram da gincana da Acema, do desfile em comemoração ao aniversário da cidade e da Expoingá.

MARINGÁ - Mais de 20 mil pessoas homenagearam Maringá no desfile de aniversário.

 
Assessoria de Comunicação
 
Clique para ampliar a foto
Secretaria de Cultura preparou um desfile temático em homenagem a Oscar Niemeyer, o poeta do concreto
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Secretaria de Cultura preparou um desfile temático em homenagem a Oscar Niemeyer, o poeta do concreto
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Secretaria de Cultura preparou um desfile temático em homenagem a Oscar Niemeyer, o poeta do concreto
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Secretaria de Cultura preparou um desfile temático em homenagem a Oscar Niemeyer, o poeta do concreto
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Secretaria de Cultura preparou um desfile temático em homenagem a Oscar Niemeyer, o poeta do concreto
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Secretaria de Cultura preparou um desfile temático em homenagem a Oscar Niemeyer, o poeta do concreto
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Lideranças políticas, pioneiros e comunidade assistiram ao desfile em comemoração ao aniversário de Maringá na avenida Horácio Racanello
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Lideranças políticas, pioneiros e comunidade assistiram ao desfile em comemoração ao aniversário de Maringá na avenida Horácio Racanello
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Lideranças políticas, pioneiros e comunidade assistiram ao desfile em comemoração ao aniversário de Maringá na avenida Horácio Racanello
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
O prefeito Silvio Barros foi o anfitrião da comemoração, que contou com a presença do governador do Paraná, Beto Richa
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
O prefeito Silvio Barros foi o anfitrião da comemoração, que contou com a presença do governador do Paraná, Beto Richa
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 20 mil pessoas acompanharam o desfile nas arquibancadas montadas para o público, nas calçadas e nos prédios do Novo Centro
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 20 mil pessoas acompanharam o desfile nas arquibancadas montadas para o público, nas calçadas e nos prédios do Novo Centro
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 20 mil pessoas acompanharam o desfile nas arquibancadas montadas para o público, nas calçadas e nos prédios do Novo Centro
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Além da ala militar e da temática, também desfilaram os convidados de 29 entidades e associações
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Além da ala militar e da temática, também desfilaram os convidados de 29 entidades e associações
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Além da ala militar e da temática, também desfilaram os convidados de 29 entidades e associações
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Além da ala militar e da temática, também desfilaram os convidados de 29 entidades e associações
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
Clique para ampliar a foto
Além da ala militar e da temática, também desfilaram os convidados de 29 entidades e associações
- Foto: Assessoria de Comunicação/PMM
     O desfile cívico-militar em homenagem aos 64 anos de Maringá reuniu lideranças políticas, pioneiros e comunidade, que foram na segunda-feira (9) à noite especialmente à avenida Horácio Racanello para comemorar mais um aniversário da cidade. Mais de 20 mil pessoas acompanharam o desfile nas arquibancadas montadas para o público, nas calçadas e nos prédios do Novo Centro.
     Para comemorar os 64 anos de Maringá, a Secretaria de Cultura preparou um desfile temático em homenagem a Oscar Niemeyer, o poeta do concreto. Entre as principais atrações estiveram artistas com pernas de pau, acrobatas, dançarinos e tradicionais representantes do Carnaval (mestre sala, porta bandeira, pierrots e colombinas).
     Além do grande impacto visual, que ficou por conta de alguns carros alegóricos e figurinos com iluminação própria, a parte artística do desfile contou com outros diferenciais. A música que embalou o evento foi criada especialmente para a ocasião. Mais de 350 profissionais de arte, entre coreógrafos, diretores e bailarinos foram selecionados para compor as alas e mostraram um grande espetáculo para a comunidade.
     A secretária de Cultura, Flor Duarte, explicou que a administração municipal tem se preocupado em preparar a cada ano mais inovações nos desfiles, levando a história de profissionais renomados para a avenida. “Neste ano arriscamos com um desfile ousado homenageando Oscar Niemeyer. Mudamos a data, o horário e o local da apresentação e confesso que estávamos um pouco apreensivos quanto à participação da comunidade. Mas fomos surpreendidos com a presença de mais de 20 mil pessoas. O desfile foi espetacular e o público participou acompanhando todas as alas temáticas, aplaudindo e comemorando o aniversário de Maringá”, ressaltou.
     Flor Duarte aproveitou para agradecer a participação da comunidade e especialmente do prefeito, por ter acreditado nessa nova idéia. “Desde 2006 estamos a cada ano mudando o formato do desfile, separando a parte militar e dos convidados da parte temática, que é mais artística. Estamos cada vez mais profissionalizando a parte temática, oferecendo espetáculos de grandeza para a comunidade”, acrescentou.
     O prefeito Silvio Barros foi o anfitrião da comemoração, que contou com a presença do governador do Paraná, Beto Richa, dos deputados federais Cida Borghetti e Luis Nishimori, dos deputados estaduais Dr. Batista e Evandro Júnior, do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, do presidente da Câmara Municipal de Maringá, Mário Hossokawa, de representantes do Governo do Estado, vereadores, secretários municipais, pioneiros, representantes de entidades e instituições e a comunidade.
     Silvio Barros comentou o orgulho de ser maringaense. “É um privilégio viver em uma cidade como Maringá e ter a oportunidade de administrar a cidade junto com os servidores municipais que se dedicam para fazer o melhor para a comunidade. Nesta data especial preparamos um desfile para homenagear essa cidade que é referência para muitos municípios e tem sido destaque nacional e internacional com projetos inovadores em benefício dos maringaenses. Parabéns aos pioneiros, que aqui chegaram e prestaram uma enorme contribuição na criação da cidade, parabéns para a população que vive nessa cidade maravilhosa e parabéns a Maringá pelos 64 anos”, desejou o prefeito.
     O governador Beto Richa esteve durante quase o dia todo na cidade, em audiências públicas atendendo os prefeitos da região na Expoingá e participou das comemorações do aniversário da cidade. “Maringá tem uma belíssima trajetória desde a fundação e vem se mostrando cada vez mais uma das principais cidades do Estado sendo referência no país. A cidade de Maringá é um orgulho para o Paraná”, destacou.
     A deputada federal Cida Borghetti parabenizou a comunidade e os pioneiros pelos cuidados com Maringá. “Nossos pioneiros que aqui estiveram e ajudaram a construir essa cidade têm muito o que comemorar e também estão de parabéns por manter essa cidade, que é um orgulho também para os brasileiros. Maringá tem sido exemplo com diferentes ações implementadas que tem sido copiadas por outros municípios servindo de referência no país”, ressaltou.
     O aposentado Valfrido Souza parabenizou a administração municipal por esta iniciativa. “O desfile foi muito bonito, um presente para os maringaenses. Acredito que o público compareceu em peso para conferir as novidades da apresentação e também pela mudança do horário. À noite o clima é mais favorável, as pessoas têm menos compromissos, fica mais fácil para estacionar os carros. A Prefeitura de Maringá está de parabéns por mais esta ação”, finalizou.
Desfile     A programação teve início às 18h30, com o hasteamento das bandeiras e a execução dos hinos Nacional e à Maringá. Autoridades municipais e estaduais, pioneiros e a comunidade em geral participaram das comemorações.
     O desfile foi organizado em três partes. Primeiro desfilaram os componentes da ala militar, formada por cinco grupos. Na sequência, a ala temática, composta por artistas maringaenses, que mostrou as obras de Oscar Niemeyer, escolhido por representar o conceito de arquitetura arte. E por fim, os convidados, em que participaram 29 entidades e associações.
     Entre as obras que inspiraram as alas e carros alegóricos da parte temática estão o Complexo da Pampulha, a Catedral de Brasília, o Museu De Arte de Curitiba e o Sambódromo do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu o Arquiteto.
Oscar Niemeyer     Considerado o poeta do concreto, Oscar Niemeyer tem 103 anos e fez com que a moderna arquitetura brasileira fosse reconhecida em todo o mundo. O artista tem projetos executados em vários estados e países. O arquiteto foi um dos projetistas de Brasília e também traçou curvas e retas no Paraná. Em 2001, ele projetou o museu curitibano que leva o nome dele e que é conhecido pelo grande "Olho" de concreto e vidro.
FICHA TÉCNICA
Ala Militar:
Tiro de Guerra
4º Batalhão da Polícia Militar
4ª Companhia da Polícia Rodoviária
5º Grupamento do Corpo de Bombeiros
Guarda Municipal
Ala Temática:1ª Ala – Comissão de Frente – “Atemporal”
Esta ala será representada por 40 bailarinos e 10 atores com perna de pau, com figurinos futuristas representando a arquitetura contemporânea de Niemeyer. Os bailarinos utilizarão fitas para representar os traços no ar em movimentos, características de seus desenhos. Os figurinos futuristas devem apresentar formas modernas, estilizados com traços imaginários remetendo aos esboços e estudos do arquiteto.
2ª Ala – Carro Alegórico Abre Alas – “Prancheta Gigante”
Esta ala terá um carro alegórico simbolizando uma prancheta gigante que irá alternar vários desenhos em movimentos indicando os projetos de Oscar Niemeyer. As folhas serão repaginadas por quatro atores representando o próprio arquiteto.
3ª Ala – Carro Alegórico – “Complexo da Pampulha”
Um carro alegórico representando a Igreja de São Francisco de Assis na cidade de Belo Horizonte - MG conhecida como “Igreja da Pampulha” inaugurada em 1944, esta é uma de suas primeiras grandes consagrações no Brasil e foi também um de seus projetos mais polêmicos por conter em seu interior um mural moderno pintado por Cândido Portinari.
4ª Ala – “Ala das Borboletas”
Esta Ala será composta por 30 crianças com figurinos e alegorias de borboletas (em bicicletas ou patins) e 30 crianças com figurino de aviador e alegorias de aviõezinhos, representando o plano piloto de Brasília que vistos por muitos como um avião, porém na visão do seu criador, o também Arquiteto Lúcio Costas, representa uma borboleta.
5ª Ala – “Carro Alegórico da Catedral de Brasília”
Esta ala representa uma de suas obras mais marcantes da cidade de Brasília.
6ª Ala – “Bailarinas”
Esta ala irá representar a Bailarina em seus movimentos exposta no mural do Museu Oscar Niemeyer, um dos símbolos de representatividade do Museu, homenageando as Artes Cênicas/Dança.
7ª Ala – “Carro Alegórico M.O.N.”
Um Carro alegórico representando o Museu De Arte de Curitiba, conhecido como “Olho”.
8ª Ala – “Ala do Sambódromo”
Esta ala será representada por um tripé representando o Portal do Sambódromo (criação de Niemeyer) por onde desfila as escolas de samba do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu o Arquiteto.
9ª Ala – “Ala do Carnaval”
Esta ala será representada por 50 atores e bailarinos com fantasias carnavalescas, simbolizando esta grande festa popular que é o carnaval.
Ala de Convidados:Misses
Ganhadores do 1º Concurso Galã Negro – Tiago Costa Macedo e Rafaela Miranda
Garotas Country
Secretaria da Mulher
Grupo Folclórico Português “Os Lusíadas”
Escola Municipal Professora Piveni Piassi de Moraes
APAE
Grupo Folclórico Ucraniano Verkovena
Escola de Filosofia Clássica A Maneira Nova Acrópole
AMCF – Academia Maringaense de Cultura Física
Banda de Música Branca da Mota Fernandes
Colégio Estadual João de Faria Pioli
ACEMA
Associação de Capoeira Centro Cultural Sucena
Centro Cultural Jhamayka
Grupo Anjos da Guarda – Bumba Meu Boi
Comunidade Peruana de Maringá
Comunidade Peruana de Maringá
Grupo Folclórico Alemão Grunne Stad
Os Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista
Grupo de Escoteiros Novo Horizonte
Grupo de Escoteiros Verde Canção
Associação Anjos dos Animais
Banda Marcial Bammusf
Movimento Vamos Pedalar Maringá – cilistas
Cobra Moto Clube
Clube dos Carros Antigos
Clube dos Gaioleiros e Jipeiros
CTG – Centro de Tradições Gaúchas
Sociedade Rural de Maringá