terça-feira, 10 de maio de 2011

IRATI - MEIO AMBIENTE Fonte de água é protegida na área rural do município .

terça-feira, 10 de maio de 2011

Na comunidade de Lajeadinho, na área rural de Irati, a Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente, em parceria com a Sanepar, realizou a proteção de uma fonte, na propriedade de Davi Tucholka. O trabalho aconteceu na última semana e faz parte do projeto de proteção e recuperação da Bacia do Rio Nhapindazal, que é afluente do Rio das Antas.
De acordo com o técnico ambiental, Alessandro Trybek, inicialmente foi realizado um levantamento em propriedades rurais de Irati por agentes do Programa de Despoluição Ambiental (PDA), que avaliaram as fontes que corriam risco de assoreamento e obstrução. “Junto com os agentes do PDA, realizamos um trabalho manual nas fontes para diminuir os impactos ambientais”, explica o técnico.
O produtor rural Davi Tucholka conta que há anos não utilizava a fonte e que o local virou uma área alagada e com pouca utilidade. “O trabalho desenvolvido aqui ficou muito bom. Vamos preservar e utilizar a água”, cometa. Trybek explica que ela também pode ser tratada e consumida pela família. “As pedras que colocamos na proteção servem para filtrar a água. Ela sai limpa”, ressalta.
O técnico ambiental diz que além do processo de filtragem, ainda é feito o trabalho de impermeabilização da fonte com a utilização de terra e cimento para evitar a contaminação: “A proteção evita o contato da água da fonte com a água da chuva e, também, com folhas, galhos e animais”.
Além da proteção da fonte na propriedade, ainda a mata ciliar foi recomposta com o plantio 700 árvores nativas. No total, na Bacia do Rio Nhapindazal 3.000 mudas fornecidas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP-PR) estão sendo plantadas.
Mais ações
A Prefeitura Municipal de Irati, através das secretarias municipais de Ecologia e Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos e Viação e Serviços Rurais, está desenvolvendo um trabalho que trouxe mudanças no cotidiano dos moradores do Nhapindazal.
Desde o final de março, equipes trabalham na limpeza, alargamento e desobstrução do rio que corta aquela região. Além de serviços de drenagem e execução de bueiros, que evita o alagamento do bairro em períodos de chuva.
Um dos objetivos do projeto é melhorar a quantidade e a qualidade dá água. Somente do Rio Nhapindazal, a Sanepar capta 70 mil litros de água por hora, o que representa 25% do volume fornecido por dia ao município de Irati.
Informações do projeto mostram que a falta de cuidados anteriores trouxe a degradação dos mananciais do território municipal. A alternativa para resolver o problema do abastecimento de Irati foi realizar o restante da captação em Fernandes Pinheiro, na Bacia do Rio Imbituvão.
A preocupação da Prefeitura, que realiza trabalho de recuperação e preservação de rios do município desde 2009, é intensificar as ações para garantir o abastecimento de água e o ecossistema, através da recuperação das matas ciliares, proteções de fontes, limpeza e coleta seletiva do lixo.