quinta-feira, 24 de março de 2011

PARANÁ -Sanepar vai cobrar água usada em Morretes pelo menor consumo em 12 meses.

A conta de água dos moradores de Morretes, em abril, será cobrada pelo menor consumo dos últimos 12 meses. A medida, adotada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), foi determinada pelo governador Beto Richa para diminuir os transtornos causados pelas enchentes que destruíram casas, estradas e pontes e deixaram centenas de desabrigados no município.
Serão beneficiados 3.672 imóveis residenciais e comerciais, escolas e hospitais de Morretes. “É natural que, neste mês, as pessoas usem mais água para limpar suas casas ou seus estabelecimentos comerciais e, com essa medida, podem ter a tranquilidade de não ter uma conta maior no fim do mês”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.
Logo após o temporal que atingiu a região, em 11 de março, a Sanepar enviou quatro equipes de manutenção de redes para Morretes, o que permitiu restabelecer o abastecimento de água — comprometido pela queda de postes de transmissão de energia — em menos de 24 horas. A Sanepar também enviou 25 mil copos de água tratada para o município, para serem distribuídos pela Defesa Civil à população desabrigada.
Nos outros dois municípios atingidos pelo temporal, Antonina e Paranaguá, a Sanepar socorreu as empresas locais de saneamento. Em Antonina, o serviço é prestado pelo Samae. Em Paranaguá, a empresa responsável é a CAB Águas de Paranaguá. A Sanepar também enviou técnicos, materiais, caminhões-pipa e água envasada para os dois municípios, para auxiliar a restabelecer o abastecimento e atender a população.

PARANÁ -Paraná tem 6.919 egressos do sistema penitenciário trabalhando.

O Paraná tem 6.919 egressos do sistema penitenciário trabalhando. A maioria (3.852) está empregada e 3.067 trabalham como autônomos. A informação é da secretária da Justiça e da Cidadania do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes. A inserção dos egressos no mercado resulta do trabalho dos Patronatos Penitenciários e do programa Pró-Egresso, que funciona no interior do Estado em parceria com as universidades públicas e prefeituras.
“Temos 5.021 presos do regime aberto e liberdade condicional e 1898 beneficiários da Justiça Federal trabalhando em decorrência da articulação feita por técnicos da Secretaria da Justiça e das entidades parceiras”, afirmou Maria Tereza. Segundo ela, o Paraná também pretende ocupar as vagas para detentos e ex-detentos captadas pelo Ministério da Justiça, por meio do programa Começar de Novo. São 93 vagas para o Estado, ainda não preenchidas.
“É claro que queremos também essas vagas, mas para isso precisamos ter acesso a elas”, disse a secretária. Segundo ela, é necessária uma aproximação maior entre o ministério e as secretarias de Justiça, para aprimorar o programa. Hoje, as vagas de emprego captadas pelo ministério são divulgadas apenas pela internet.
O objetivo da Seju é empregar outros 1.791 condenados que cumprem pena em regime aberto ou de liberdade condicional e ainda estão desempregados. Para isso, a secretaria – por meio dos Patronatos Penitenciários e do programa Pró-Egresso, que funciona em Curitiba e em 19 cidades do interior –, faz um trabalho permanente de captação de vagas.
“Temos muitas vagas que requerem uma certa especialização, uma formação profissional específica. Estamos realizando um mapeamento do Paraná, para conhecer a vocação de trabalho de cada região”, revela Maria Tereza. Esse mapeamento possibilitará a adequação do programa de formação profissional às exigências do mercado de trabalho.
PARCERIA – Para desenvolver um novo programa de formação profissional, a secretária da Justiça e da Cidadania firmou uma parceria com o Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). A primeira reunião sobre o assunto aconteceu na semana passada. A partir de agora, técnicos da Seju e da Fiep começam a definir os projetos que serão desenvolvidos e implementados nos próximos meses.
A parceria faz parte de uma articulação maior que a secretária Maria Tereza Uille Gomes pretende fazer com diversos segmentos da sociedade, visando a reestruturação do sistema penitenciário do Estado. “Queremos transformar o nosso sistema em um modelo nacional e para isso buscamos criatividade e tecnologia por meio dessas parcerias”, afirmou.
O trabalho com a Fiep concentrará esforços especialmente na educação, visando erradicar o analfabetismo e a introduzir a educação a distância em todo o sistema penal. “Temos mais de 800 analfabetos em nosso sistema penal. Alfabetizá-los é o primeiro passo para promover a cidadania dessa população carente”, disse a secretária.
Em quatro anos, o sistema penitenciário, a cargo da Seju, passará a ter cerca de 30 mil detentos. “As necessidades desse enorme contingente de pessoas são muitas e as parcerias são de extrema importância para enfrentar os desafios existentes”, afirmou Maria Tereza Uille Gomes.

PARANÁ -Secretaria da Fazenda e Receita Federal vão reforçar combate à sonegação fiscal

A Secretaria da Fazenda do Paraná e a Receita Federal vão reforçar o combate à sonegação fiscal no Estado. Novas medidas foram propostas em reunião na Superintendência da Receita, em Curitiba, e, de acordo com o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, vão permitir a identificação de setores da economia e donos de empresas que atuam à margem da lei.
O encontro de trabalho reuniu todos os dirigentes do fisco estadual e federal e avançou no planejamento estratégico de ações conjuntas e no cruzamento de informações que possam, por exemplo, identificar crescimento patrimonial de sócios e de empresas sonegadoras no Paraná. “Vamos tornar cada vez mais efetivo o trabalho conjunto entre os dois órgãos, em defesa do interesse público”, afirmou o superintendente regional da Receita Federal, Luiz Bernardi.
Receita Federal e Fazenda estadual já trocam informações desde 1998, quando foi assinado convênio entre os dois órgãos. O coordenador da Inspetoria Regional de Tributação, Clovis Rogge, explica que vai ser intensificado o compartilhamento de informações levantadas em rotinas de fiscalização, levando praticamente à unificação da atuação do fisco federal e do estadual.
COOPERAÇÃO – “Se tomarmos medidas enérgicas no combate à sonegação poderemos melhorar muito a arrecadação”, avalia Hauly, que pretende estender a cooperação a outros órgãos estaduais, como a Junta Comercial, que já responde a uma série de consultas da Fazenda estadual. A Receita estadual tem interesse, por exemplo, em acompanhar o registro de novas empresas e as alterações contratuais das já existentes.
O plano de combate à sonegação deve criar uma rotina de reuniões entre a Secretaria da Fazenda e os órgãos que podem contribuir para diminuir a sonegação, como o Ministério Público Estadual, a Procuradoria Geral do Estado e a Justiça estadual.

PARANÁ -Governador autoriza obra na capital que beneficia 137 mil pessoas.

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (23) ordem de serviço para obras de pavimentação e revitalização da Rua Eduardo Pinto da Rocha, em Curitiba. A obra de R$ 13,3 milhões irá beneficiar mais de 137 mil pessoas que vivem nos bairros do Umbará, Sítio Cercado, Ganchinho e Alto Boqueirão. A solenidade contou com a presença do prefeito da capital, Luciano Ducci.
Richa ressaltou o compromisso do governo de dar apoio a todos os municípios paranaenses para a melhoria da infraestrutura urbana. Ele lembrou que enquanto for governador não haverá perseguições e retaliações aos prefeitos, a exemplo do que aconteceu com Curitiba no governo anterior em razão de diferenças políticas. “Agora, em sintonia com as prefeituras, o governo vai resgatar a dívida que tem com a cidade de Curitiba e com todas as outras 398 cidades do Paraná”, afirmou. Os investimentos para a revitalização da Rua Eduardo Pinto da Rocha são financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do programa Pró-Cidades. A via será asfaltada em todos os 5,5 quilômetros de extensão e ganhará obras de drenagem, ciclovia, calçadas, paisagismo, iluminação e uma rede subterrânea de transmissão de dados (infovia).
O prefeito Luciano Ducci agradeceu a presença do governador e disse que a obra só foi possível graças à dedicação de Richa enquanto esteve à frente da prefeitura. “Sabemos da necessidade do povo. Esta obra é muito importante para todos que moram e trabalham nessa região. Trabalhamos muito, e hoje conseguimos viabilizar esse sonho”, disse Ducci.
A previsão da prefeitura de Curitiba é que as obras durem aproximadamente 10 meses. Durante os trabalhos, o acesso à rua será permitido apenas aos moradores. A reforma da via irá trazer vários benefícios para a região, como o fim das enchentes e a facilidade de deslocamentos para o município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba.
Moradores e comerciantes também avaliaram os benefícios da revitalização. "Essa obra é muito importante para nossa comunidade. Não iremos mais sofrer com o pó e lama. Estou muito feliz e parabenizo o prefeito e o governador", disse a dona de casa Maria da Paz, moradora do bairro Ganchinho

Paraná - inicia contatos para acordos de cooperação com a cidade norte-americana de Virginia BeachO

Governo do Paraná, empresários e representantes do setor de comércio exterior definirão uma agenda de encontros, rodadas e missões com a cidade norte-americana Virginia Beach, responsável pelo quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e o município mais populoso do estado de Virginia, com cerca de 430 mil habitantes.
De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros o objetivo é criar oportunidades de negócios e acordos de cooperação bilaterais principalmente nas áreas de tecnologia, saúde, infraestrutura e serviços.
"Demos o primeiro passo para estabelecer parcerias e negócios que tenho certeza que renderão bons resultados ao Paraná e a cidade de Virginia Beach”, afirmou em reunião com a delegação do Conselho de Desenvolvimento Econômico da cidade norte-americana e empresários paranaenses na noite desta quarta-feira (23), em Curitiba.
O diretor de desenvolvimento econômico do Conselho, Warren D. Harris, afirmou ter se impressionado com o bom ambiente de negócios encontrados no Paraná, principalmente com a receptividade do Governo e dos empresários, e reforçou o objetivo de construir uma sólida relação com o Paraná.

“Estamos entusiasmados em criar uma via de duas mãos, há boas oportunidades para investidores paranaenses em Virginia Beach, assim como ótimas oportunidades para americanos em Curitiba e no Paraná. Encontramos um ótimo ambiente aqui no Paraná”, disse Warren.
O secretário Ricardo Barros reafirmou o compromisso do Governo em ampliar as relações comerciais do Paraná com novos mercados e afirmou que será criada uma Agência de Internacionalização no estado. “A Agência será mais uma ferramenta para a criação de bons ambientes de negócios entre o Paraná e Virginia Beach e também com outros mercados internacionais”.
Na avaliação do vice-presidente regional da Amcham, Eduardo Guy de Manoel, os contatos com Virginia Beach abrem novos horizontes para o comércio exterior paranaense e brasileiro. “É interessante criarmos alternativas aos destinos comuns de negócios e turismo. Virginia Beach nos mostrou ser uma ótima oportunidade atingirmos novos mercados”, afirmou.
PORTO – Virginia Beach possui um dos mais modernos e importantes portos norte-americanos. É um dos principais portos de entrada de mercadorias na costa leste dos Estados Unidos. No encontro, o diretor Warren D. Harris e o representante dos Terminais para a América do Sul, Antonio Carlos Amado, colocaram o porto à disposição para o Governo do Paraná e para os empresários do estado.
“Além de termos a possibilidade de estabelecermos um acordo de cooperação técnica e tecnológica entre os nossos terminais, queremos ofertar a nossa estrutura para ser usada por empresários paranaenses como porta de entrada para o mercado americano”.
Também fazem parte da delegação Scott Hall (coordenador de negócios), Mark Wawner (coordenador de projetos) e Paul V. Michels (empresário americano que possui empresa em Curitiba). Além do encontro de ontem, organizado pelo Governo e pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil-Curitiba) e que contou com a presença de 30 empresários, os norte-americanos se reuniram com representantes do Governo, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Nesta quinta estão marcadas reuniões na Associação Comercial do Paraná (ACP) e com empresários de diversos setores.

PARANÁ -Em reunião com vereadores, Beto Richa reafirma caráter municipalista do governo.

a


Em reunião com vereadores, Beto Richa reafirma caráter municipalista do governo O governador Beto Richa reafirmou nesta quarta-feira (23) o compromisso de recuperar as finanças do Estado e fazer um governo democrático e municipalista. A declaração foi feita no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, durante reunião de secretários de Estado com um grupo de 40 vereadores da região Sudoeste.                                                                                                              Os parlamentares são de 15 municípios integrantes da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop). Eles se reuniram com a equipe de secretários para apresentar suas reivindicações a cada área do governo.
“Minha gestão terá um forte elo com os prefeitos e vereadores das cidades do Paraná. Quero fazer um governo próximo das pessoas e sempre de portas abertas para os municípios. O nosso Sudoeste precisa de atenção e juntos vamos construir uma nova região”, disse o governador. Richa anunciou ainda que em abril realiza, em Londrina, a primeira audiência pública da sua gestão em Londrina.

Na reunião estiveram representados os municípios de Pato Branco, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara D’Oeste, Mangueirinha, Mariópolis, São João, Saudade do Iguaçu, Sulina, Vitorino e Palmas.

O secretário de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, disse que o encontro é uma excelente oportunidade para aproximar o governo dos municípios. “A orientação do governador é para que estejamos próximos das prefeituras e essa reunião demonstra a preocupação do governo em atender e escutar todas as regiões”, afirmou. Ele destacou que encontros semelhantes deverão ser realizados com representantes de outras regiões do Estado.
Para o vereador do município de Sulina e presidente da Acamsop, Almir Maciel, é importante os parlamentares terem um canal de diálogo com ao governo do Estado. “Esta reunião garante uma proximidade maior com o executivo estadual. Estamos satisfeitos com o atendimento e a dedicação do governador”, disse Maciel.
Participaram dos dois dias de encontro os secretários do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri; da Casa Civil, Durval Amaral; da Educação, Flávio Arns; da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; de Indústria e Comercio, Ricardo Barros; de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho; da Agricultura, Norberto Ortigara; e de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro.

terça-feira, 22 de março de 2011

LIDIANÓPOLIS/PORTO UBÁ - ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL BENEDITO SERRA COMEMORAM O DIA MUNDIAL DA ÁGUA, 22/03/2011.

Dia Mundial da Água

A Escola Estadual Bendito Serra de Porto Ubá, tiveram uma programação especial após o recrio (10:15). Os alunos juntamente com os professores Leninha, Daniele, Inês, Claudeir, a pedagoga Sonia, além dos secretarios Fábio e Sandra reuniram com o diretor professor Antonio Ricardo Palma, nas margens do Rio Guaimbê, próximo da represa da Associação de Pescadores de Porto Ubá. Conversaram sobre a importância da água para o consumo humano, e também como fonte de renda na piscicultura e da exploração turística, além da utilização da mesma para o uso na irrigação (chácara do Ademir), que fornece alimentos para a compra direta do município. Como salientou o diretor e professores, próximo da Escola, temos um paraíso a ser explorado, na educação ambiental como também exemplo de diversidade na exploração comercial.
Comentaram sobre o reflorestamento que será feito naquela área para os próximos dias, por sinal é um trabalho de muitos anos desta escola, no plantio de mudas de árvores e o grande esforço dos professores na conscientização da preservação ambiental.
As mudas de árvores são fornecidas pelo viveiro municipal e IAP, uma parceria de vários anos.

LIDIANÓPOLIS - DIA 19/03/2011 ANÍVERSARIO DE PATRÍCIA É COMEMORADO COM MUINTA FESTÁ.

CHARLES,PAT E DIAGO

LIDIANÓPOLIS - FAMILIA DO SENHOR JOÃO MENIN PRESTIGIA Á INALGURÁÇÃO DA BIBLIOTÉCA CIDADA 18/03/2011.

FILHA,ESPOSA-(VIUVÁ) E FILHA.

LIDIANÓPOLIS - INALGURAÇÃO DA BIBLIOTÉCA CIDADA 18/03/2011.

PREFEITO,VICE,VEREADORES E (A),PADRE,FAMILIARES E PRIMEIRA E SEGUNDA DAMA.

LIDIANÓPOLIS - INALGURAÇÃO DA BIBLIOTÉCA CIDADA 18/03/2011.

PREFEITO,VICE,FAMILIARES,PRIMEIRA E SEGUNDA DAMA.

LIDIANÓPOLIS - VEREADORA LUCIA BUZATO PRESTIGIA A INALGURAÇÃO DA BIBLIOTÉCA CIDADA 18/03/2011.

LUCIA BUZATO.

LIDIANÓPOLIS - INALGURAÇÃO DA BIBLIOTÉCA CIDADA 18/03/2011.

SEGUNDA DAMA NADIA, DIRETORA COLÉGIO DOM PEDRO SIMONE E SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DANIELE TALARICO.

LIDIANÓPOLIS - INALGURAÇÃO DA BIBLIOTÉCA CIDADA 18/03/2011.

FAMILIARES DO SENHOR JOÃO MENIN.

LIDIANÓPOLIS - PREFEITO DO MUNICIPÍO DE JARDIM ALEGRA PRESTIGIA A INALGURAÇÃO DAS CASAS POPULARES EM LIDIANÓPOLIS 18/03/2011.

PREFEITO DE JARDIM ALEGRA-PADRE JOZÉ MARTINS.

LIDIANÓPOLIS - PREFEITO DO MUNICIPÍO DE IVAIPORÂ PRESTIGIA A INALGURAÇÃO DAS CASAS POPULARES EM LIDIANÓPOLIS 18/03/2011.


LIDIANÓPOLIS - LIDERES POLÍTICO DO PSDB EM LIDIANÓPOLIS,PRESTIGIA A INALGURAÇÃO DAS CASAS POPULARES EM LIDIANÓPOLIS 18/03/2011.

JULINHO, CHEFE DA COAPAR E POF: PALMA.

LIDIANÓPOLIS - COMUNIDADE DE LIDIANÓPOLIS PRESTIGIA A INALGURAÇÃO DAS CASAS POPULARES 18/03/2011.

LIDIANÓPOLIS - COMUNIDADE DE LIDIANÓPOLIS PRESTIGIA A INALGURAÇÃO DAS CASAS POPULARES 18/03/2011.