quarta-feira, 4 de maio de 2011

IVAIPORÃ - SUCESSO NAS PARADAS EM TODA REGIÃO ALYSSON E DANIEL - Não Dá Pra Negar.

PARANÁ - Secretário apresenta a deputados política do Estado para atração de investimentos.

O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, reuniu-se nesta terça-feira (3) com deputados estaduais para explicar as ações e projetos da área nos próximos anos, a convite do líder do governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano.
Durante uma hora e meia, Ricardo Barros detalhou o programa Paraná Competitivo e suas vertentes, reforçou a necessidade da implantação de barracões industriais no interior para desenvolver os pequenos e médios municípios, debateu com os parlamentares sobre situações regionais e ouviu sugestões para a melhoria da atuação da secretaria.
O secretário explicou que o Paraná Competitivo tem cinco linhas de ação: fiscal, infraestrutura, qualificação de mão de obra, internacionalização e desburocratização: “É um grande programa de articulação, em que buscamos a sinergia de diversos setores do Estado para o aumento da competitividade da economia e dos produtos paranaenses nos mercados nacional e internacional”.
Barros informou também que a parte fiscal do programa foi concluída recentemente com a assinatura de dois decretos pelo governador Beto Richa. “Flexibilizamos e modernizamos a nossa política fiscal. Hoje o Paraná pode analisar caso a caso os pleitos do setor produtivo”, disse.
A avaliação passa por alguns critérios, como a localização dos empreendimentos – quanto mais ao interior, maior é o benefício. Também são avaliadas a quantidade e qualidade dos empregos gerados, a capacidade inovadora do produto, a massa salarial gerada, entre outros aspectos.
“Temos ainda um conselho consultivo, formado por representantes do setor produtivo, que nos auxilia na análise dos benefícios. Não podemos criar concorrência desleal no Estado”, frisou.
Ricardo Barros falou também das câmaras de infraestrutura, nas quais está sendo discutida a otimização da infraestrutura existente no Estado. A câmara de internacionalização já está na fase final de implantação, com a discussão do estatuto da Agência de Internacionalização do Paraná; as da qualificação da mão de obra e da desburocratização devem iniciar as atividades em breve, de acordo com o secretário.
BARRACÕES – Ricardo Barros adiantou ainda que o governo estuda alternativas para a criação de um programa para a instalação de barracões e parques industriais no interior. Segundo ele, o foco é a liberação de verbas a fundo perdido. Hoje as prefeituras têm a possibilidade de financiar terrenos ou barracões por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano ou da Agência de Fomento.
“Estamos em negociação com o Ministério das Cidades e com o BNDES. A interiorização das indústrias é uma das nossas principais metas na secretaria. Queremos gerar empregos de qualidade e renda no interior”, acrescentou Ricardo Barros.
O secretário ainda recebeu sugestões dos parlamentares sobre o custo da energia elétrica para as indústrias, simplificação da carga tributária, alternativas para a diversificação industrial de regiões, entre outros assuntos.
ASSEMBLEIA – “Foi um importante encontro, no qual pudemos coletar boas ideais e sugestões para aprimorar a nossa atuação. O diálogo com os parlamentares estaduais e federais é fundamental para a construção de um Paraná melhor para a nossa gente”, afirmou Ricardo Barros.
O líder do governo reiterou o objetivo de convidar outros secretários estaduais para atender os parlamentares. Há duas semanas o secretário de Segurança, Reinaldo de Almeida César, esteve na Assembleia em encontro semelhante. “Facilitamos a vida dos deputados e dos secretários com esse tipo de audiência”, afirmou.
Participaram da reunião os deputados Duílio Genari, Rose Litro, Nelson Justus, Doutor Batista, André Bueno, Fernando Scanavacca, Jonas Guimarães, Adelino Ribeiro, Lupion Netto, Leonaldo Paranhos, Rasca Rodrigues e Augustinho Zucchi.

MARINGÁ - Feira Sabores do Paraná será aberta sexta-feira em Maringá.

A tradicional Feira Sabores do Paraná será aberta nesta sexta-feira (6) em Maringá pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. É a quarta edição de 2011 em âmbito estadual, com exposição de produtos da agroindústria familiar rural de todas as regiões do Estado. A programação faz parte da 39ª Expoingá, que acontece entre os dias 5 e 15 de maio no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
A feira terá mais de mil produtos para comercialização, expostos por 60 agricultores. Segundo o zootecnista Eder Dalla Pria, coordenador do Programa da Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor da Seab, estarão em exposição os melhores produtos do Paraná, representando o trabalho de 300 famílias de agricultores.
“A expectativa é arrecadar R$ 200 mil. O resultado das vendas vai ajudar o pequeno produtor a expandir seu negócio, dando alternativas de renda e agregando valores aos produtos. É também uma boa forma de divulgação do trabalho, pois muitos negócios são fechados para vendas futuras, o que ajuda a manter ativa a produção e comercialização de vários segmentos do programa em quase todas as regiões do Estado”, afirma Pria.
A Feira Sabores edição de Maringá promete trazer novos participantes que vão comercializar produtos como chips, galinha caipira e açúcar mascavo. Os itens tradicionais também estarão presentes: geleias, patês, doces e embutidos como queijos, salames, e defumados, linguiça de soja, além de temperos, condimentos, conservas, biscoitos e ervas medicinais orgânicas. A feira contará ainda com a venda de produtos de artesanato rural e flores.
Uma das novas produtoras a expor na feira é a Marli Cesario Andeluci, de Apucarana, que vai aproveitar a oportunidade para divulgar sua produção de açúcar mascavo, rapadura e melado. “Estamos no mercado há cinco anos e nunca participamos de um evento tão grande como a Feira Sabores. Nossas expectativas são as melhores possíveis, pois é uma forma de divulgar nosso trabalho e expandir a produção”, diz.
“Compramos um sítio para trabalhar na criação do bicho da seda, porém revolvemos investir numa fábrica artesanal, que estava parada no mesmo terreno há algum tempo. Compramos equipamentos novos e começamos a produzir para fora. Hoje fornecemos cerca de 3 mil quilos de açúcar mascavo por mês, além dos pedidos que atendemos de rapadura e melado”, conta.
A feira é uma promoção da Secretaria Estadual da Agricultura, executada pelo Instituto Emater, com parceria da Prefeitura, Sociedade Rural de Maringá e com apoio de patrocinadores. A intenção é facilitar as vendas e fortalecer o mercado para a agroindústria familiar.

PARANÁ - Alerta Geada para cafeicultura já está em operação no Paraná .

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) ativou na segunda-feira (2) o Alerta Geada, serviço de acompanhamento meteorológico que há 16 anos auxilia produtores a decidir sobre a adoção de medidas preventivas para proteger lavouras novas (até dois anos de implantação) na região cafeeira do Estado. As previsões podem ser obtidas pela internet (www.iapar.br) ou pelo telefone (43) 3391-4500.
FUNCIONAMENTO – Os pesquisadores emitem um pré-aviso com 48 horas de antecedência se detectam o avanço de massas de ar frio com potencial para causar geadas na região cafeeira do Paraná. Caso a progressão se confirme, 24 horas depois é emitido um segundo comunicado, validando o primeiro. Interessados em receber o alerta por correio eletrônico devem se cadastrar no endereço alerta_geada@iapar.br
Conforme o pesquisador Marcos Pavan, responsável pelas pesquisas em cafeicultura do Iapar, o aviso com 48 horas de antecedência tem certo grau de imprecisão, mas é lançado para que o cafeicultor fique atento e mobilize seu pessoal. “Desse modo, ele pode executar rapidamente as medidas de proteção caso se confirme o risco de geada no segundo comunicado – este sim, muito mais preciso”, afirma.
PROTEÇÃO – Na iminência de uma geada em plantios de cafeeiros com até seis meses de idade, os pesquisadores recomendam o enterrio puro e simples das plantas, que devem ficar cobertas por, no máximo, 20 dias. No caso de viveiros, as mudas devem ser protegidas com cobertura vegetal ou de plástico, que deve ser retirada tão logo cesse o risco.
Em lavouras maiores – plantas entre seis meses e dois anos – a indicação é o “chegamento” de terra no tronco. Essa prática deve ser feita imediatamente, no mês de maio, e seu objetivo é proteger as gemas para facilitar a rebrota no caso de geada severa. A terra deve ser retirada até meados de setembro. Se isso não for feito, as plantas podem sofrer danos por “afogamento do caule” (lesões causadas por altas temperaturas).
PATRIMÔNIO – De acordo com o economista Paulo Sérgio Franzini, do Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura, há aproximadamente 90 mil hectares cultivados com café no Paraná, dos quais cerca de 2,5 mil têm até dois anos de idade e devem ser protegidos de geadas. O Alerta Geada permanece em funcionamento de maio até o fim da primeira quinzena de setembro. Sua realização é fruto de parceria entre Iapar, Simepar, Emater, Secretaria da Agricultura e Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.

PARANÁ - Paraná tem mais 45 leitos de UTI credenciados pelo SUS.


O Ministério da Saúde publicou, na tarde desta segunda-feira (02), o credenciamento de 45 leitos de UTI SUS para o Paraná. Serão beneficiados hospitais de Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Cascavel, Cambé e Jacarezinho.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, o credenciamento atende a um pedido encaminhado pela secretaria no início do ano. “Nosso objetivo é organizar a retaguarda hospitalar no Estado, principalmente para atender a demanda da rede de urgência e emergência que estamos organizando em todas as regiões do Paraná”, afirmou. Segundo o secretário, já foram encaminhados outros pedidos que estão em análise no ministério, e que provavelmente serão atendidos.
Em Curitiba, foram beneficiados o Hospital das Clínicas, com oito leitos de UTI pediátrica; Hospital Erasto Gaetner, com três leitos de UTI adulto; e Hospital da Cruz Vermelha, com dois leitos de UTI adulto. Em Ponta Grossa, a Santa Casa credencia quatro leitos de UTI neonatal. A Policlínica de Pato Branco credencia duas UTIs adulto e duas neonatal. Em Cascavel, o Hospital São Lucas credenciou mais cinco leitos de UTI adulto. A Santa Casa de Cambé passa a ter mais 10 leitos de UTI adulto e a Santa Casa de Jacarezinho credencia nove leitos de UTI adulto.
“Com os novos credenciamentos, conseguimos diminuir a sobrecarga em algumas regiões do Estado, melhorando o acesso da população a hospitais estratégicos”, explica a superintendente de gestão em saúde da secretaria, Márcia Huçulak.

MARINGÁ - Sanepar apresenta estande lúdico e interativo na Expoingá.

A Sanepar participa da 39ª edição da Expoingá, que começa nesta quinta-feira (5) e segue até 15 de maio, em Maringá. Neste ano, a empresa terá duas novidades no estande montado próximo a arena de shows e rodeios. A primeira é a nova Trilha dos Sentidos, que terá um corredor dividido em três espaços. O deserto dará ao visitante a sensação de uma vida sem água; o Oásis mostra a importância da água para o ser humano; e no terceiro espaço, por meio da tecnologia, o visitante poderá interagir com a natureza.
Outra atração é o “Doutor Água”, personagem que comandará um jogo de perguntas e respostas com temas ambientais. Podem participar do jogo adultos e crianças.
Tradicionalmente, a Sanepar participa da Expoingá, promovida pela Sociedade Rural de Maringá. A Expoingá, um dos maiores eventos agropecuários do país, “é a grande oportunidade para mostrarmos o trabalho e os investimentos que fazemos em Maringá e região, que têm proporcionado à população qualidade de vida, saúde e preservação ambiental”, diz o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.
Investimentos – Nos últimos dois anos, a Sanepar investiu em Maringá R$ 28,3 milhões na ampliação dos sistemas de água e esgoto. Em 2011 e 2012 os investimentos em saneamento devem chegar a R$ 53,6 milhões, totalizando R$ 81,9 milhões num período de quatro anos. Neste ano, estão sendo implantados 125 quilômetros de rede coletora de esgoto e 6.250 ligações prediais, beneficiando 33 bairros de Maringá. A empresa também está aplicando recursos na reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água, localizada na Avenida Pedro Taques. A capacidade de tratamento será ampliada de 950 para 1.440 litros por segundo.
Atualmente, 100% da população é atendida com água tratada pela Sanepar e 96,25% da cidade conta com rede coletora de esgoto, sendo integralmente tratado. Os investimentos feitos pela Sanepar levaram Maringá a ser considerada a melhor cidade em saneamento da região Sul do país, em um estudo realizado em 2010 pelo Instituto Trata Brasil. No ranking das 81 cidades brasileiras com população acima de 300 mil habitantes, Maringá aparece em 7º lugar entre as que possuem os melhores serviços de água e esgoto.

PARANÁ - Secretaria da Educação quer unificar os sistemas de ensino fundamental .

 A Secretaria de Estado de Educação pediu ao Conselho Estadual de Educação a unificação dos dois sistemas de ensino fundamental que coexistem hoje no Paraná, com oito ou nove anos de duração. A ideia é fazer a implantação do ensino fundamental de nove anos na rede estadual de maneira simultânea, e não gradativa, conforme prevê a deliberação n°03/07 do Conselho.
A solicitação, protocolada pela secretaria no dia 4 de abril, foi reforçada durante a reunião dos conselheiros na segunda-feira (2), que contou com a participação do vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, e da superintendente de Educação, Meroujy Cavet.
De acordo com a superintendente, em 2012 a rede estadual passará a receber os alunos dos municípios que concluíram o 5º ano do ensino fundamental e terá que conviver com turmas de 5ª a 8ª séries e do 6º ao 9º ano. Caso a mudança não seja efetivada, a rede estadual não terá salas suficientes para atender os estudantes e manter os dois sistemas de ensino (com oito e nove anos de duração) de maneira concomitante.
Para Meroujy, a mudança não implica em alteração de idade e nem de conteúdos. Portanto, as matrizes curriculares serão mantidas. Outro problema decorrente da coexistência dos dois sistemas está relacionado com a transferência de alunos de outros estados. “Ainda não temos os números fechados, mas estamos trabalhando discutindo a composição destas turmas e isto geraria um impacto muito grande”, disse.
O assunto foi colocado em debate entre os conselheiros. A conselheira e presidente da Câmara de Educação Básica, Maria das Graças Saad, afirmou que ainda não tinha conhecimento da solicitação feita pela secretaria, que ainda não deve ter sido distribuído internamente pelo Conselho. “As escolas que seguiram nossa deliberação não terão problemas. Mas vamos acolher e estudar a forma mais viável de encaminhar esta solicitação. Penso que os municípios são os que irão arcar com mais impacto”, afirmou.
Independentemente da posição a ser tomada pelos conselheiros com relação à solicitação da Secretaria da Educação, Flávio Arns entende como positiva esta aproximação com o Conselho. “Os desafios são nossos, de toda a sociedade, e devem ser pensados em conjunto”, afirmou.

PARANÁ - Richa realiza em Maringá a segunda audiência pública do governo.

O governador Beto Richa confirmou nesta terça-feira (03) que a próxima audiência pública de seu governo será realizada em Maringá, na segunda-feira (09). Richa e a equipe de secretários estarão na cidade para ouvir as reivindicações da região.
A audiência será realizada no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, durante a 39ª edição da feira agropecuária Expoingá, e reunirá moradores, lideranças comunitárias e representantes de entidades da sociedade civil.
Segundo o governador, ações como estas vão pautar a gestão. “Estamos abrindo um espaço de diálogo com os paranaenses, no qual o governo estará disponível para ouvir as reivindicações regionais”, explicou Richa. “É um novo jeito de governar, com mais respeito à população. Vamos trabalhar em parceria e aproveitar oportunidades para a resolução de problemas”, disse o governador.
O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, explica que o encontro é uma oportunidade para que os diversos órgãos do Estado tomem conhecimento das principais necessidades de Maringá e região. “As expectativas são ótimas. Tenho certeza que o governo sairá dessa reunião com pleno conhecimento das demandas da região”, afirmou o secretário, que é responsável pela organização do evento.
Depois da audiência, Richa participa de encontros com prefeitos da região, do desfile cívico militar em comemoração ao aniversário de Maringá e visita estandes.
LONDRINA – A primeira audiência pública do governo estadual foi realizada no mês de abril, em Londrina, e superou a expectativa ao reunir mais de 600 pessoas. O encontro foi considerado pelo governador Beto Richa uma ótima oportunidade de aproximar o governo dos anseios da região. Richa destacou que a ligação do gestor público com a população permite uma visão mais apurada da situação de cada localidade e ajuda no desenvolvimento de projetos e programas.
“O encontro em Londrina foi positivo e mostrou o interesse do nosso governo em manter o diálogo e a proximidade com os municípios. Quero transformar as audiências públicas em uma constante no Paraná”, afirmou o governador. No encontro, Richa autorizou a execução de três obras importantes para a região. Ele liberou a construção de uma nova sede para o Instituto Médico Legal (IML), a implantação de uma unidade do programa Família Paranaense e a construção de um viaduto na PR-445, que liga os bairros Jardim União da Vitória e Jamil.
Na primeira audiência, cinco entidades representativas tiveram a oportunidade de apresentar reivindicações e propostas para o governador e secretários: a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon), a Sociedade Rural do Paraná e um representante de associações de moradores.

PARANÁ - Governador nomeia 4.265 funcionários para escolas estaduais.

O governador Beto Richa assinou a nomeação de 4.265 agentes educacionais de apoio para as escolas estaduais. Os novos funcionários vão cuidar dos serviços gerais das escolas e do preparo da merenda para os alunos da rede estadual de ensino. Os nomeados deverão tomar posse nas suas funções nos dias 11 e 12 de maio, de acordo com o cronograma estipulado em cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).
"Estamos nomeando os aprovados do concurso com edital de 2006. São pessoas que já estavam aptas e aguardavam a nomeação, feita agora por nossa gestão", informou o secretário da Educação, Flávio Arns.
De acordo com o chefe do Grupo de Recursos Humanos Setorial (GRHS) da secretaria, Arnaldo Moreira de Matos, a intenção é aproveitar os aprovados no último concurso público, cujo prazo expirou em abril e, assim, formar um quadro mais estável de funcionários.
Os nomeados deverão acessar o site www.grhs.pr.gov.br/nre para saber o cronograma de cada Núcleo, as datas e horários para efetivação da posse do servidor no cargo.