quarta-feira, 4 de maio de 2011

MARINGÁ - Feira Sabores do Paraná será aberta sexta-feira em Maringá.

A tradicional Feira Sabores do Paraná será aberta nesta sexta-feira (6) em Maringá pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. É a quarta edição de 2011 em âmbito estadual, com exposição de produtos da agroindústria familiar rural de todas as regiões do Estado. A programação faz parte da 39ª Expoingá, que acontece entre os dias 5 e 15 de maio no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
A feira terá mais de mil produtos para comercialização, expostos por 60 agricultores. Segundo o zootecnista Eder Dalla Pria, coordenador do Programa da Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor da Seab, estarão em exposição os melhores produtos do Paraná, representando o trabalho de 300 famílias de agricultores.
“A expectativa é arrecadar R$ 200 mil. O resultado das vendas vai ajudar o pequeno produtor a expandir seu negócio, dando alternativas de renda e agregando valores aos produtos. É também uma boa forma de divulgação do trabalho, pois muitos negócios são fechados para vendas futuras, o que ajuda a manter ativa a produção e comercialização de vários segmentos do programa em quase todas as regiões do Estado”, afirma Pria.
A Feira Sabores edição de Maringá promete trazer novos participantes que vão comercializar produtos como chips, galinha caipira e açúcar mascavo. Os itens tradicionais também estarão presentes: geleias, patês, doces e embutidos como queijos, salames, e defumados, linguiça de soja, além de temperos, condimentos, conservas, biscoitos e ervas medicinais orgânicas. A feira contará ainda com a venda de produtos de artesanato rural e flores.
Uma das novas produtoras a expor na feira é a Marli Cesario Andeluci, de Apucarana, que vai aproveitar a oportunidade para divulgar sua produção de açúcar mascavo, rapadura e melado. “Estamos no mercado há cinco anos e nunca participamos de um evento tão grande como a Feira Sabores. Nossas expectativas são as melhores possíveis, pois é uma forma de divulgar nosso trabalho e expandir a produção”, diz.
“Compramos um sítio para trabalhar na criação do bicho da seda, porém revolvemos investir numa fábrica artesanal, que estava parada no mesmo terreno há algum tempo. Compramos equipamentos novos e começamos a produzir para fora. Hoje fornecemos cerca de 3 mil quilos de açúcar mascavo por mês, além dos pedidos que atendemos de rapadura e melado”, conta.
A feira é uma promoção da Secretaria Estadual da Agricultura, executada pelo Instituto Emater, com parceria da Prefeitura, Sociedade Rural de Maringá e com apoio de patrocinadores. A intenção é facilitar as vendas e fortalecer o mercado para a agroindústria familiar.