quinta-feira, 24 de março de 2011

Paraná - inicia contatos para acordos de cooperação com a cidade norte-americana de Virginia BeachO

Governo do Paraná, empresários e representantes do setor de comércio exterior definirão uma agenda de encontros, rodadas e missões com a cidade norte-americana Virginia Beach, responsável pelo quarto maior Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos e o município mais populoso do estado de Virginia, com cerca de 430 mil habitantes.
De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros o objetivo é criar oportunidades de negócios e acordos de cooperação bilaterais principalmente nas áreas de tecnologia, saúde, infraestrutura e serviços.
"Demos o primeiro passo para estabelecer parcerias e negócios que tenho certeza que renderão bons resultados ao Paraná e a cidade de Virginia Beach”, afirmou em reunião com a delegação do Conselho de Desenvolvimento Econômico da cidade norte-americana e empresários paranaenses na noite desta quarta-feira (23), em Curitiba.
O diretor de desenvolvimento econômico do Conselho, Warren D. Harris, afirmou ter se impressionado com o bom ambiente de negócios encontrados no Paraná, principalmente com a receptividade do Governo e dos empresários, e reforçou o objetivo de construir uma sólida relação com o Paraná.

“Estamos entusiasmados em criar uma via de duas mãos, há boas oportunidades para investidores paranaenses em Virginia Beach, assim como ótimas oportunidades para americanos em Curitiba e no Paraná. Encontramos um ótimo ambiente aqui no Paraná”, disse Warren.
O secretário Ricardo Barros reafirmou o compromisso do Governo em ampliar as relações comerciais do Paraná com novos mercados e afirmou que será criada uma Agência de Internacionalização no estado. “A Agência será mais uma ferramenta para a criação de bons ambientes de negócios entre o Paraná e Virginia Beach e também com outros mercados internacionais”.
Na avaliação do vice-presidente regional da Amcham, Eduardo Guy de Manoel, os contatos com Virginia Beach abrem novos horizontes para o comércio exterior paranaense e brasileiro. “É interessante criarmos alternativas aos destinos comuns de negócios e turismo. Virginia Beach nos mostrou ser uma ótima oportunidade atingirmos novos mercados”, afirmou.
PORTO – Virginia Beach possui um dos mais modernos e importantes portos norte-americanos. É um dos principais portos de entrada de mercadorias na costa leste dos Estados Unidos. No encontro, o diretor Warren D. Harris e o representante dos Terminais para a América do Sul, Antonio Carlos Amado, colocaram o porto à disposição para o Governo do Paraná e para os empresários do estado.
“Além de termos a possibilidade de estabelecermos um acordo de cooperação técnica e tecnológica entre os nossos terminais, queremos ofertar a nossa estrutura para ser usada por empresários paranaenses como porta de entrada para o mercado americano”.
Também fazem parte da delegação Scott Hall (coordenador de negócios), Mark Wawner (coordenador de projetos) e Paul V. Michels (empresário americano que possui empresa em Curitiba). Além do encontro de ontem, organizado pelo Governo e pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil-Curitiba) e que contou com a presença de 30 empresários, os norte-americanos se reuniram com representantes do Governo, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Nesta quinta estão marcadas reuniões na Associação Comercial do Paraná (ACP) e com empresários de diversos setores.