terça-feira, 10 de maio de 2011

IRATI - SAÚDE “Um dia de caminhada, vida prolongada” retoma atividades em Irati.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Em Irati, na última semana, a equipe de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Rio Bonito retomou as caminhadas no Parque Aquático com pacientes hipertensos e diabéticos que participam do programa da Secretaria Municipal de Saúde, Hiperdia. Também participam pessoas que mesmo não possuindo doenças procuram orientações dos profissionais para realizarem os seus exercícios físicos. O projeto “Um dia de caminhada, vida prolongada” acontece todas as terças e quintas-feiras, a partir das 7h30.
De acordo com o coordenador do projeto, o enfermeiro Leandro Ditzel, inicialmente é medida a pressão arterial dos participantes. Na sequência é feito alongamento e a caminhada, que dura em média 45 minutos. Cada paciente recebe as orientações sobre a quantidade e tempo de que devem caminhar com o grupo.
Segundo a costureira Marilda Vidal, o hábito de caminhar trouxe muitos benefícios para a sua vida: “Pratico exercícios há mais de três meses e notei que fiquei mais disposta. A sensação é muito boa”, afirma. Ela não faz parte do Hiperdia, mas para acompanhar sua cunhada resolveu dar continuidade as suas caminhadas com o grupo.
Leandro explica que os principais objetivos do projeto são fazer o trabalho preventivo pelo Programa Saúde da Família (PSF) e ter interação com a comunidade. “Nós não esperamos que venham até nós. Procuramos conviver mais com as pessoas, assim tendo a oportunidade de conhecer melhor os problemas de saúde enfrentados por elas”.
O enfermeiro ainda ressalta o trabalho dos agentes comunitários de saúde, que foram os idealizadores do grupo de caminhada no Parque Aquático. “Eles sempre comentavam que muitas pessoas não praticavam exercícios físicos por falta de companhia e agora todos que quiserem podem participar conosco”.
A dona de casa Liça Veta Jacumasso faz caminhadas porque tem a taxa de triglicerídeos alta, o que aumenta o risco de doenças do coração. “Agora estou participando do grupo. Os profissionais nos acompanham e nos orientam”, diz.  Ditzel conta que as pessoas que participam ainda receberão instruções de professores de educação física.
O projeto “Um dia de caminhada, vida prolongada” iniciou com pacientes da unidade de saúde do bairro Rio Bonito, mas é aberto para todas as pessoas que queiram fazer parte, independente de onde moram ou se são atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o enfermeiro, o próximo passo é convidar e integrar ao grupo as pessoas que fazem parte do programa “Irati Livre do Tabaco”.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3907-3026.