terça-feira, 10 de maio de 2011

PARANÁ - DER autoriza início de obras de viaduto sobre PR-445, em Londrina.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) anunciou nesta terça-feira (10) a liberação da ordem de serviço autorizando o início das obras de construção do viaduto sobre a PR-445, ligando o conjunto habitacional Jamile Dequech ao Jardim União da Vitória, na zona Sul de Londrina. O viaduto é uma reivindicação antiga da comunidade local. A previsão é concluir a obra em 2012, segundo a Coordenadoria de Programação e Acompanhamento de Obras e Serviços.
O início das obras havia sido anunciado, em meados de abril, pelo governador Beto Richa, na primeira audiência pública do Governo do Estado, em Londrina. A transposição da rodovia resolverá um problema crônico de segurança na ligação entre os dois conjuntos habitacionais, onde já houve mortes.
Atualmente, automóveis e ônibus cruzam a rodovia, numa região em curva de baixa visibilidade e grande risco para motoristas e pedestres. Segundo o DER, de cada lado do novo viaduto haverá uma rotatória que fará a distribuição do tráfego e permitirá a conversão segura para todos os sentidos da pista.
PLANO DE TRABALHO – A licitação que foi conduzida pelo DER teve com vencedora a empresa paranaense Tengel Engenharia Ltda. A proposta da empreiteira foi de R$ 2.186.722,40 para a construção do viaduto de 31,5 metros de extensão e demais acessos (rotatórias e alças), com outros 600 metros de extensão.
De acordo com o DER, a ordem de serviço para a execução da obra já está disponível para a empreiteira desde segunda-feira (9). Nos próximos dias, a empresa vai elaborar um plano de trabalho, a ser aprovado pelo DER, e só então será possível ter uma previsão segura do início dos trabalhos. A estimativa, entretanto, é de que o canteiro de obras comece a operar no prazo de 30 dias.
O viaduto dentro da zona urbana de Londrina será construído na altura do Km 65 mais 500 metros da PR-445, importante rodovia estadual que faz a ligação do município de Mauá da Serra a Londrina e que também permite o acesso à BR 376. A construção já havia sido licitada duas vezes, anteriormente, sem que houvesse homologação. Desta vez, porém, o Governo do Paraná, a Secretaria de Infraestrutura e Logística e o DER não permitiram mais qualquer adiamento diante da urgência e da necessidade da transposição viária para a comunidade local.