sábado, 9 de julho de 2011

Cohapar apresenta Programa Rural no norte pioneiro.

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, apresentou, nesta sexta-feira (8), durante o encontro dos prefeitos da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), o programa ‘Morar Bem Paraná Rural’. A apresentação foi durante 6ª reunião ordinária da associação na abertura da Fescafé, em Ribeirão Claro.

O Morar Bem Paraná Rural atenderá 10 mil famílias com casas novas e outras 4 mil com reformas e ampliações. É o resultado da parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Caixa Econômica Federal e Cooperativas de Agricultores.

Segundo Mounir, os problemas dos grandes centros urbanos têm origem na falta de política habitacional que mantenha as famílias nas pequenas cidades e nas áreas rurais. “Quando era presidente da Cohab,em Curitiba, acompanhei o sofrimento de famílias que seguiram para capital atrás de oportunidades que não encontraram na sua região”, falou.

Norberto Ortigara, secretário de agricultura e abastecimento, considera o ‘Programa Morar Bem Paraná’ um dos maiores compromissos do Governo. “Todo cidadão tem direito a moradia e o cidadão que vive em área rural tem direito a se manter no campo e continuar a sua vida”, disse.

O presidente da Amunorpi e prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dartagnan Calixto Fraiz, disse que a construção das casas dará dignidade à população rural. “O programa fixará novamente o homem no campo”.

NOVAS CASAS - Durante o encontro, a Cohapar, Caixa Econômica e os prefeitos da região assinaram protocolo de intenção que garante a construção e reforma de 450 unidades habitacionais em 26 municípios paranaenses, o que beneficiará cerca de 2 mil pessoas.

Foram assinados protocolos de intenções para construção de novas moradias com municípios de Abatiá (15 unidades), Andirá (15 unidades), Barra do Jacaré (15 unidades), Cambará (20 unidades), Carlópolis (20 unidades), Conselheiro Mairinck (20 unidades), Curiúva (20 unidades), Figueira (20 unidades), Guapirama (15 unidades), Ibaiti (20 unidades), Jaboti (15 unidades), Jacarezinho (20 unidades), Japira (15 unidades), Joaquim Távora (20 unidades) Jundiai do Sul (15 unidades), Pinhalão (15 unidades), Quatiguá (15 unidades), Ribeirão Claro (20 unidades), Ribeirão do Pinhal (20 unidades), Salto do Itararé (15 unidades), Santana do Itararé (15 unidades), Santo Antonio da Platina (15 unidades), São José da Boa Vista (20 unidades), Siqueira Campos (15 unidades), Tomazina (20 unidades) e Wenceslau Braz (20 unidades).