quinta-feira, 7 de julho de 2011

Fernanda Richa entrega cobertores para três mil famílias no Sudoeste.


A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social e presidente do Provopar, Fernanda Richa, distribuiu nesta quinta-feira (7) em Francisco Beltrão, Barracão e Santo Antonio do Sudoeste, seis mil cobertores para três mil famílias em situação de vulnerabilidade social, além de 24,1 mil peças de roupas e agasalhos para entidades assistenciais dos três municípios.

Em dois meses a Campanha Espalhe Calor atendeu 52 municípios. Para Fernanda, o Governo do Estado está de portas abertas. “Estaremos sempre de portas abertas para atender todos municípios do nosso Estado, independentemente da distância e do porte”, disse.

O prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach, falou da importância da campanha Espalhe Calor. “Esta ajuda chega em boa hora. Pois, estamos enfrentando o inverno muito rigoroso, com vários dias com temperaturas abaixo de zero”, disse o prefeito. “Mas também ficamos muito honrados em receber a visita da Fernanda Richa, que tem trabalhado com empenho e dedicação pela campanha e também pelas famílias paranaenses”.

Em Francisco Beltrão, a solenidade de entrega de 2 mil cobertores às famílias cadastradas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) aconteceu no auditório do Parque de Exposição Jaime Canet Junior. Foram entregues ainda 8.050 peças de roupas para instituições locais.

BARRACÃO – Acompanhada da diretora social do Provopar, Carlise Kwiatkowski, a secretária Fernanda Richa esteve no início da tarde, no Pavilhão da Igreja Católica, para coordenar a distribuição de 2 mil cobertores para mil famílias, e 8.050 peças de roupas para as instituições do município.

Fernanda Richa anunciou que a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com o Provopar, irá apoiar e destinar recursos para a implantação de projetos para geração de renda no municipio de barracão. Entre eles estão os projeto “Tecendo Sonhos” e “Cozinha Comunitária”. “O objetivo é levar oportunidade as famílias e contribuir para o desenvolvimento social e econômico desta região do nosso estado”, disse a secretária.

A chefe de gabinete da prefeitura, Margaret Ferlin Dambros, revelou que o prefeito Joarez Lima Henrichs antecipou seu retorno de Brasília, onde foi assinar uma série de convênios, especialmente para recepcionar a secretária Fernanda Richa. “Para nós é uma honra receber uma pessoa que tanto se preocupa com a assistência social, com o bem estar dos mais carentes”, destacou o prefeito.

Margaret Dambros disse não ter na lembrança a visita de uma primeira-dama do Estado ao município de Barracão. “A visita da Fernanda Richa é um marco e isto nos enche de orgulho. As pessoas carentes estão felizes pelos cobertores, que vão ajuda-las a enfrentar este inverno rigoroso”.

SANTO ANTONIO DO SUDOESTE - A terceira solenidade aconteceu, no final da tarde, Ginásio de Esportes Fernando Rodrigo Dallo, ao lado do Parque de Exposição da Cidade. Fernanda Richa foi recebida pelo prefeito na entrada da cidade, e seguiu em carreata até o local do evento. A exemplo dos demais municípios, foram entregues 2 mil cobertores e 8.050 peças de roupas.

“Nós estávamos carentes em termos de assistência social. A Fernanda Richa veio para fazer a diferença e a entrega destes cobertores é importante para o nosso município, que por ser área de fronteira possui um contingente enorme de famílias carentes. Nosso IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é um dos baixos da região”, afirmou o prefeito Ricardo Antonio Ortin.

Durante o evento, a secretária Fernanda Richa anunciou que Barracão e Santo Antonio do Sudoeste estarão no próximo lote de municípios cujos Conselhos Tutelares receberão recursos do FIA – Fundo para a Infância e Adolescência. O convênio entre o Governo do Estado e as Prefeituras Municipais será assinado até o fim do mês de julho.

ESPALHE CALOR – Foi lançado em 10 de maio pelo governador Beto Richa para atender os municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e àqueles localizados no chamado “Corredor do Frio”, onde são registradas as mais baixas temperaturas em nosso estado.

Em dois meses a Espalhe Calor conta com 750 postos de campanha de arrecadação, montados nos quartéis do Corpo de Bombeiros, Policia Militar, repartições públicas estaduais, Supermercados Condor, Rede Farma Total, Banco Itaú, Banco do Brasil, Sinditransp, Ponto de Visão, Rede Farma Total e RIC TV.

Números da Campanha até 07 de julho:

52 municípios

28.908 famílias atendidas

57.676 cobertores distribuídos

223.407 peças de roupas distribuídas

56.216 pessoas atendidas com roupas

51.730 pares de luvas e 418 colchões doados