A seleção dos EUA, algoz histórica do Brasil, será a adversária da equipe verde-amarela nas quartas de final da Copa do Mundo feminina de futebol. As estadunidenses perderam da Suécia, por 2 a 1, nesta quarta-feira, e terminaram no segundo lugar do grupo C.

Como o Brasil terminou como líder do grupo D, o confronto entre as duas potências do futebol feminino será antecipado. As brasileiras perderam as duas últimas finais de Olimpíadas para as adversárias na prorrogação. A Suécia, lider, com nove pontos - três a mais que os EUA ­ duelará com a Austrália. Brasil e EUA duelam no domingo, às 12h30. Um pouco antes, às 8h, a Suécia pega a Austrália.

Precisando da vitória para liderar a chave, já que tinha um saldo de gols menor do que o das americanas, as suecas abriram o placar logo aos 15 minutos, em pênalti bem cobrado por Dahlkivist no canto direito alto da goleira Solo. Aos 34 minutos, a equipe europeia ampliou a vantagem em cobrança de falta de Fischer que desviou na barreira dos EUA antes de ir para as redes.

No segundo tempo as americanas adotaram uma postura mais ofensiva, já que precisavam do empate para garantir a liderança da chave. A equipe se aproximou de sua missão aos 22 minutos, quando Wambach aproveitou escanteio cobrado pela direita e cabeceou firme para diminuir a vantagem sueca.

Nos minutos finais os EUA foram ao ataque em busca de mais um gol e pressionaram a defesa sueca. Na melhor chance, aos 41 minutos, Cheney fez grande jogada pelo lado esquerdo e cruzou na medida para O'Hara que, mesmo com a goleira sueca deslocada, mandou a bola para a linha de fundo e perdeu a última oportunidade das americanas.

No outro jogo válido pelo grupo C, as já eliminadas Colômbia e Coreia do Norte tiveram uma despedida melancólica do torneio e empataram sem gols, terminando a competição com um ponto cada.

Encerrada a fase de grupos, as quartas de final estão definidas com os seguintes confrontos:

09/07/2011 - 13h - Alemanha x Japão
09/07/2011 - 15h45 - Inglaterra x França
10/07/2011 - 8h - Suécia x Austrália
10/07/2011 - 12h30 - Brasil x Estados Unidos