segunda-feira, 4 de julho de 2011

Desenvolvimento Urbano

Richa inaugura segunda-feira a trincheira de S. José dos Pinhais. 

O governador Beto Richa inaugura na segunda-feira (4), às 10 horas, a Trincheira Ministro Affonso Camargo, localizada no cruzamento da Avenida Comendador Franco (das Torres) com a Avenida Rui Barbosa, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A obra custou R$ 12,5 milhões e vai melhorar o sistema viário de um dos principais entroncamentos da região Sul.
Esta é uma obra do PIT (Programa de Integração do Transporte) e foi desenvolvida pelo governo do Estado, por meio da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná, e Prefeitura de São José dos Pinhais, responsável pelas desapropriações. Parte dos recursos foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
No cruzamento das Avenidas das Torres e Rui Barbosa passam diariamente cerca de 50 mil veículos e, em certos períodos, ocorriam congestionamentos. “Agora, com a trincheira, o trânsito vai melhorar, pois houve eliminação do cruzamento em nível, ampliação das faixas de tráfego das duas avenidas e eliminação dos semáforos”, diz o coordenador da Comec, Rui Hara.
A nova trincheira melhora os acessos a Curitiba, ao centro de São José dos Pinhais, ao Aeroporto Afonso Pena, ao Litoral Sul e à BR-277. A denominação da trincheira é uma homenagem do governador Beto Richa ao ex-ministro dos Transportes e senador Affonso Alves de Camargo Neto, que faleceu em 24 de março deste ano.
OBRA – As obras da trincheira começaram em maio de 2009 e a entrega estava prevista para o final do ano passado. Porém, segundo a supervisão de obras da Comec, houve atraso em função de um problema na drenagem das águas e do excesso de chuvas. Para estabilizar o solo e escoar a água do fundo da trincheira foi implantado um túnel de 474 metros de extensão, margeando a Avenida das Torres e desaguando no rio Ressaca.