segunda-feira, 4 de julho de 2011

Educação

Governo conclui reforma do Colégio Estadual Milton Carneiro.

 

O governo estadual concluiu a reforma do Colégio Estadual Milton Carneiro, em Curitiba. Na entrega das obras de recuperação da escola, neste final de semana, o vice-governador e secretário de Educação Flávio Arns ressaltou que o investimento de R$ 374 mil vai beneficiar mais de 800 alunos dos ensinos fundamental e médio.

Em 40 anos de existência, o Colégio ganhou pela primeira vez cortinas nas salas de aula. Um dos blocos que estava interditado há dois anos, devido a infiltrações e problemas na rede elétrica, agora vai funcionar com biblioteca, sala multiuso e laboratório de Ciências Físicas e Biológicas.
Todas as salas de aula receberam novos murais, lousas, carteiras, cadeiras, reparos elétricos e colocação de piso. O Colégio ganhou pintura nova, reforma dos banheiros, da cozinha, refeitórios, bebedouros e projeto de paisagismo. “Comemoramos mais uma conquista de toda a comunidade. Para isso acontecer houve participação de pais, professores, alunos e um trabalho exemplar dos diretores”, destacou Arns.
Além dos recursos do Governo do Estado, a direção contou com o apoio da comunidade escolar na realização de mutirões de pintura em várias áreas do prédio. A superintendente da Educação, Meroujy Cavet informou que o trabalho realizado pelos diretores e pela equipe da escola demonstra o comprometimento com a educação. “Vamos reproduzir este trabalho para outras escolas do Estado”, disse Meroujy.
A gestão compartilhada exercida pelos diretores Lúcio Sérgio Ferracin e Elival do Couto Souza trouxe reflexos positivos para o Colégio. Foram realizadas parcerias com a comunidade em prol de melhorias para a instituição. O projeto de recuperação recebeu doações de pedra brita para o estacionamento, tintas, tecidos para cortina, plantas e mão de obra para o trabalho externo. “A mão de obra foi formada pela própria comunidade, alunos, professores e pelo grupo de recuperação de dependentes químicos da comunidade Betel”, explicou Elival.
O novo bloco recebeu o nome de Doutora Zilda Arns, homenagem à fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa. “A biblioteca ganhou armários embutidos, móveis e conta com 8 mil títulos à disposição dos alunos, fora os livros didáticos”, disse o diretor.
Histórico – Os diretores Lúcio e Elival assumiram a gestão da escola em agosto de 2010 e de lá para cá fizeram uma revolução. Enfrentaram desafios como o vandalismo, o abandono dos alunos, a desmotivação da equipe da escola e a falta de credibilidade da comunidade .Em apenas 10 meses, o resultado de muito trabalho e a vontade de reverter a situação transformou a escola.
O diretor Lúcio contou que no início foram buscando a participação dos pais na vida escolar dos filhos. “Agora nossas reuniões contam com a participação de centenas de pais ou responsáveis. A autoestima dos alunos foi resgatada”, explicou Lúcio.
Prova disso é o orgulho que o aluno do ensino médio Fábio Cesár Castilho, 17 anos, tem pela escola. “Estudo aqui desde a 5ª série, mas do ano passado para cá a realidade é outra. A motivação para vir estudar aumentou 100% depois que os diretores organizaram mutirões para que todos pudessem ter um ambiente melhor”, contou Fábio.
O evento contou com a participação de alunos, professores, funcionários e pais. Estiveram presentes o diretor geral da Secretaria da Educação, Jorge Wekerlin, o superintendente de Desenvolvimento Educacional, Jaime Sunye Neto, o assessor Especial Paulo Schmidt, o chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Maurício Pastor, o deputado estadual Kleiton Kielse, o padre Luiz Persegani e o pastor Valdo Fonseca de Oliveira.