quinta-feira, 7 de julho de 2011

Lactec contribui com estudos para melhorar rendimento do veículo elétrico.

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) elaborou para o Comitê Técnico do Projeto Veículo Elétrico (VE) um estudo sobre as principais pesquisas desenvolvidas mundialmente no setor de baterias e acumuladores de energia. A intenção é transformar o comparativo em um projeto que aponte soluções para a produção nacional desse tipo de componente do carro elétrico. Nacionalizar todas as peças é uma das metas do Projeto VE, que foi criado em 2006 pela Itaipu e a empresa KWO, controladora de nove usinas hidrelétricas na Suíça.

Ao longo dos últimos cinco anos, o projeto agregou diversos parceiros, entre eles a Copel, o que permitiu a inclusão do Lactec no desenvolvimento dos postos de reabastecimento elétrico (eletropostos) e de tecnologia para carregamento de baterias. Na reunião do Comitê Técnico realizada nesta quarta-feira (6), a Divisão de Materiais Inorgânicos do Lactec apresentou o estudo que compara os diferentes tipos de bateria existentes no mercado e também as pesquisas sobre novas tecnologias. Segundo o engenheiro e pesquisador Juliano de Andrade, existe uma demanda pelo estudo de tecnologias que garantam melhor rendimento e durabilidade das baterias usadas em carros elétricos.

De acordo com Patricio Impinnisi, pesquisador do laboratório de pilhas e baterias do Lactec, o instituto tem interesse em iniciar testes em baterias para o Projeto VE. “A apresentação desse estudo preliminar pode ser o início de um projeto de maior amplitude”, afirma. O carro elétrico desenvolvido no Brasil utiliza uma bateria do tipo Zebra (Zero Emission Battery Research Activity), de tecnologia suíça.

O coordenador do Projeto VE, Celso Novais, diz que as pesquisas científicas têm papel estratégico no desenvolvimento do veículo elétrico brasileiro. “O Lactec, como detentor de conhecimento técnico, reforça as ações necessárias para que o Brasil se destaque neste segmento, principalmente no que diz respeito ao abastecimento das baterias”, afirma. O instituto foi o responsável pela criação do eletroposto, equipamento instalado em locais estratégicos para garantir o recarregamento das baterias do veículo elétrico.

ESTUDOS – O Comitê Técnico do Projeto VE se reúne a cada três meses. Nesta semana, a reunião foi realizada em Curitiba, no Salão das Araucárias, no Lactec. Representantes das entidades presentes fizeram apresentações sobre o andamento de diversos subprojetos e propostas de novos estudos. Uma delas envolve a Petrobras e o Lactec. Segundo o engenheiro Paulo Isabel Reis, da Gerência de Energia e Gás Química da Petrobras, a parceria será um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) coordenado por Itaipu e com participação da Petrobras. “Queremos encontrar alternativas ao eletroposto e desenvolveremos estudos nesse sentido”, diz.

No balanço das atividades realizadas no último trimestre, a coordenação do projeto destacou o início da circulação de um carro elétrico em Fernando de Noronha (PE). Essa é a primeira ilha do Brasil a contar com um eletroposto para abastecimento do veículo elétrico.