terça-feira, 5 de abril de 2011

PARANÁ - Vice-governador e presidente da Cohapar entregam casas a moradores de Carambeí .


Cinqüenta e seis famílias de Carambeí, na região dos Campos Gerais, receberam nesta segunda-feira (04) as chaves de suas novas casas, no residencial Canaã. As chaves foram entregues durante as comemorações do centenário da imigração holandesa, pelo vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, e pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, em cerimônia com a presença do prefeito Osmar Rickli.
O vice-governador Flávio Arns disse que uma das maiores preocupações do governo Beto Richa é a habitação popular. “Para uma família viver dignamente é necessário ter uma casa”, afirmou. Segundo ele, a casa é um direito do cidadão, como a educação e a saúde, e cabe ao Estado proporcionar às comunidades a garantia deste direito. “Hoje entregamos cinquenta e seis casas, mas com a união do Estado e dos municípios construiremos muito mais em todo Paraná”, disse.
Para Mounir, com a entrega do residencial Canaã a cidade inicia um novo ciclo na habitação. Segundo ele, a comunidade não receberá somente esse conjunto, porque outras parcerias serão realizadas. “Não se pensa em habitação popular sem lembrarmos da Caixa Econômica Federal, que já nos garantiu investimentos para construirmos 25 mil novas casas, ainda este ano”, afirmou.
INVESTIMENTO – Resultado de um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, as novas moradias atenderão a famílias com renda mensal entre dois e cinco salários mínimos. Durante a cerimônia, o presidente da Cohapar anunciou o lançamento do Programa Estadual de Habitação, que acontecerá na próxima segunda-feira (11).
Mounir lembrou a parceria que existe entre os poderes executivo e legislativo do Estado e dos municípios. “Vejo o interesse dos vereadores na construção de novas casas e tenho certeza que, com a determinação do governador na implantação de novos residenciais, em todo o Estado, a parceria e o crescimento da cidade estarão garantidos”, disse.
O prefeito agradeceu aos imigrantes pela escolha de Carambeí como morada. “Hoje iniciamos o segundo século da colonização holandesa. Temos outros migrantes que vêm para a cidade em busca de oportunidade nas indústrias da região. Casas, como as que entregamos hoje, agregam ainda mais para o crescimento de Carambeí”, afirmou.
“Tive a sorte de poder entregar esse residencial no início da minha gerência e em um dia de festa para cidade”, comentou Jorge Samra, gerente da Cohapar em Ponta Grossa’.
Ezequias de Moura Costa, 28 anos, trabalhador da Brasil Foods, casado e com um filho de quatro anos, disse que receber as chaves da nova casa representa a realização de um sonho. “Esperava há muito tempo pela entrega do residencial e hoje o meu sonho se realizou”, disse. “Saber que meu filho vai crescer em seu próprio canto não tem preço. Guardarei essa casa como se cuida de um tesouro”, completou a mulher de Ezequias, Natalie Franciele Fernades.
Antonio Silva Lima Cardoso e sua esposa Cleide Nunes da Rosa são casados há pouco mais de sete anos. “Desde que nos conhecemos e resolvemos nos casar sonhávamos com a casa. Hoje realizamos um sonho”, conta Cardoso.