terça-feira, 5 de abril de 2011

PARANÁ - Governadores do Codesul pedem inclusão da Ferrosul no orçamento do governo federal

O governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (4), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, da cerimônia de posse do novo presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, recebeu o cargo do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.
Foi a primeira reunião do ano e do atual mandato dos governadores. A presidência do Conselho é alternada anualmente entre governadores dos quatro estados-membros (RS, SC, PR e MS). No encontro foram definidos os pontos prioritários do Conselho para 2011: a efetivação da Ferrosul, com a inclusão dos investimentos a serem realizados pelo governo federal no PAC 2 e no Orçamento da União, via Plano Plurianual; controle e unificação de ações relativas ao trânsito de animais nos estados do Codesul; processo de implantação da nota fiscal eletrônica; ações conjuntas para um plano estratégico de previsão de catástrofes naturais; contato com o BNDES visando a liberação de crédito em condições especiais para municípios atingidos pelas enchentes em 2011 e combate ao tráfico nas fronteiras.
O principal assunto do encontro foi a implantação da segunda etapa da ferrovia Norte-Sul, que irá ligar São Paulo até o Rio Grande do Sul, passando pelo Oeste e Sudoeste do Paraná. Os governadores assinaram um pedido à presidente Dilma Rousseff para que a obra seja incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Plano Plurianual e no Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), do governo federal.