terça-feira, 5 de abril de 2011

PARANÁ - Seção Braille da Biblioteca Pública tem 25 mil livros.

Uma das bibliotecas para deficientes visuais mais completas do Brasil está em Curitiba. A Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná – unidade da Secretaria de Estado da Cultura – conta com livros falados e em Braille, tanto para crianças como para adultos. Localizado no primeiro andar da biblioteca, o espaço abriga um acervo composto de 22.219 livros digitalizados, 1.956 livros gravados e 1.021 livros em Braille (sendo 404 infantis). O setor possui também um scanner digital, que auxilia na ampliação do número de livros, e uma impressora Braille.
Neste ano, a seção foi contemplada com uma verba de R$ 85 mil pelo Ministério da Cultura – por intermédio do Edital Mais Cultura, categoria 3, de apoio a bibliotecas acessíveis. De acordo com Aírton Marques, coordenador da seção, esse dinheiro será usado para a compra de scanners falados, um software de vozes sintéticas e uma impressora Braille que imprime dos dois lados – a atual imprime apenas de um. “Com essas melhorias, o trabalho na Biblioteca Pública vai ser ainda melhor”, diz Marques.
Para o coordenador da seção, a compra de novos equipamentos é importante para atender não só as 150 pessoas que vão todo o mês ao espaço, mas também para atrair novos usuários. “Vamos começar uma campanha para que mais deficientes visuais tenham acesso à cultura”, reforça. “Afinal, temos uma das bibliotecas para deficientes mais completas do Brasil.”
Marques e sua equipe contam com a ajuda de 22 voluntários, que trabalham principalmente na correção dos textos. “Quando a gente escaneia ou digitaliza os livros, pode escapar algum erro, e os voluntários fazem as correções necessárias”, explica Aírton. Para ser voluntário, é só se cadastrar na Ong Ação Voluntária ou comparecer pessoalmente ao local.
É importante lembrar que a Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná não trabalha com livros didáticos. Para ter acesso ao material, é necessário fazer uma carteirinha de usuário. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h. Mais informações pelo telefone (41) 3221-4985.