segunda-feira, 4 de abril de 2011

Paraná quer ampliar relações com Holanda, diz Beto Richa ao receber embaixador.

O governador Beto Richa reuniu-se nesta sexta-feira (1º) com o embaixador da Holanda no Brasil, Kees Rade, e o prefeito de Carambeí, Osmar Rickli, para discutir parcerias e comemorar o centenário da imigração holandesa no Paraná, que será celebrado nesta segunda-feira (4). Richa agradeceu a contribuição dos holandeses no desenvolvimento econômico e cultural do Estado e afirmou que o governo deseja ampliar as relações com o país europeu.
O encontro, realizado no Palácio das Araucárias, contou com a presença de diretores da Batavo Agroindustrial, primeira cooperativa de produção do Brasil fundada em 1925 no Paraná por imigrantes holandeses.
“Fico orgulhoso como governador ao receber um grupo tão importante para a história do Paraná. Reconheço a importância desses imigrantes que trouxeram tantos frutos para o Estado, como o conhecimento técnico, investimento e mão de obra. Esse encontro é importante para o nosso propósito de ampliar as relações comerciais com a Holanda”, disse o governador. Richa foi presenteado com um livro e um prato de porcelana com gravuras típicas.
A imigração holandesa no Estado começou em 1911 e teve importante papel no desenvolvimento econômico da região dos Campos Gerais, principalmente na produção de leite e de grãos. As primeiras famílias de imigrantes vieram ao Paraná em busca de novas oportunidades e fugindo do clima de guerra que reinava na Europa (1914-1918). Elas se instalaram no município de Carambeí e ajudaram a formar uma das cidades mais ricas do Paraná, com uma das bacias leiteiras mais produtiva do Brasil.
O embaixador Kees Rade disse que o Paraná foi importante para a história do povo holandês. “Nessa minha primeira visita formal ao Estado quero dizer que estou à disposição para tudo que o governo precisar. Quero fazer da Holanda uma grande parceira econômica do Paraná”, disse o embaixador. Rade garantiu ainda que irá informar as empresas holandesas sobre as vantagens econômicas do Estado. Richa apresentou ao embaixador o programa Paraná Competitivo e as vantagens para as empresas se instalarem no Estado. “Temos um novo estilo de governar. Queremos trazer novos investidores e ampliar as parcerias com a Holanda”, afirmou. O governador disse ainda que deseja ampliar as relações do Porto de Paranaguá com o Porto de Rotterdam, na Holanda.
Hoje, as colônias holandesas estão concentradas em Castro, Arapoti e Carambeí, sendo essa considerada a maior do Brasil. Estimativa da prefeitura aponta que moram em Carambeí aproximadamente cinco mil descendentes de holandeses, o equivalente a 25% da população. O secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, foi um dos deputados federais que apresentaram o projeto de lei que instituiu 2011 como o Ano da Holanda no Brasil. Uma série de eventos ocorre no País em decorrência da data comemorativa.
Para o prefeito de Carambeí, Osmar Rickli, o centenário é um marco histórico e irá desenvolver o turismo da região. “Queremos ser referência em todos os sentidos no Paraná. E temos a certeza que podemos contar com o trabalho do governador. É uma honra para nossa comunidade saber que o governo está com os olhos voltados para nossa cidade”, disse o prefeito.
O presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí e imigrante holandês, Dick Carlos de Geus, afirmou que os primeiros holandeses que vieram ao Brasil tinham como princípios a fé, a educação e o cooperativismo. Esses fatores, segundo ele, fortaleceram a comunidade no Estado.
“Nossos avós sempre falavam que vieram ao Brasil por ser um país democrático e que tem como princípio a liberdade religiosa. Somos um grupo unido que tem orgulho do cooperativismo. Agradeço ao Brasil a recepção que nos deu”, afirmou Geus. Ele convidou o governador para participar dos jogos holandeses, que será realizado em julho em Carambeí.
Participaram do encontro o secretário de Assuntos Econômicos da embaixada, Bastiaan Engelhard, presidente da Paraná Ambiental, Luiz Malucelli Neto, e o chefe de gabinete da prefeitura de Carambeí, Maurício Bernardo.
FESTIVIDADES – Uma grande programação foi preparada no município de Carambeí para celebrar os 100 anos da imigração holandesa. As festividades começam nesta sexta-feira (1º) e duram quatro dias, com a apresentação da banda Chimarruts. A principal atração programada é a inauguração do Parque Histórico de Carambeí, que foi construído na cidade dos Campos Gerais para retratar o modo de vida dos primeiros holandeses que vieram ao Paraná em 1911.
A Vila tem edificações típicas do país europeu, como igrejas, roda d’água, moinhos, paióis e até um barracão de ordenha. Nas programações previstas estão a realização de palestras, desfiles, feira de artesanato e a apresentação de documentários e de grupos folclóricos. O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, irá ao município nesta segunda-feira (04) para prestigiar o evento.