terça-feira, 5 de abril de 2011

PARANÁ - Campanha de vacinação antirrábica canina vai ser realizada em setembro.

O Ministério da Saúde anunciou que a campanha de vacinação antirrábica canina será realizada em setembro no Paraná. Atualmente, o Estado é o único da região Sul onde se realiza a campanha, devido à ocorrência de raiva em cães de Foz do Iguaçu em 2002. Serão vacinados mais de 152 mil cães e gatos de 11 municípios do Oeste do Estado, na fronteira com o Paraguai.
Para vacinar todos os cães e gatos, técnicos do Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu e das secretarias municipais de Itaipulândia, Missal, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Mercedes e Pato Bragado irão de casa em casa para aplicar a vacina nos animais.
“A raiva é uma doença grave e a vacina é a única forma de preveni-la”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. Em humanos, a doença é 100% letal.
Além de cães e gatos, os morcegos - independente da espécie - podem transmitir o vírus da raiva. O protocolo de atendimento neste caso é a sorovacinação. “Os morcegos são animais silvestres protegidos por lei (9.605, de Crimes Ambientais) e somente ações coordenadas por agentes oficiais podem ser efetivadas. Por isso deve-se evitar todo o tipo de contato com estes animais”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Raiva, Márcia Zinelli da Silveira.
Os últimos casos de raiva humana no Paraná ocorreram em 1977 (por cão) e em 1987 por morcego (confirmação clínica e epidemiológica), no município de Rio Branco do Sul. Em 2002 foram registrados duas mortes por raiva humana em Foz do Iguaçu de pacientes vindos de Ciudad del Este, no Paraguai. Estes casos foram considerados importados.
VACINA - O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será o laboratório responsável pela produção e fornecimento da vacina antirrábica canina 2011. Segundo a nota técnica do Ministério da Saúde, serão 32 milhões de doses para todo o País.
O que fazer caso seja mordido por um cão ou gato:

- Lavar o local da ferida imediatamente com água e sabão;

- Procurar a Unidade de Saúde mais próxima para receber o atendimento profilático da raiva (soro e vacina), conforme a avaliação da equipe de enfermagem;

- Informar o médico ou enfermeiro se o animal é de proprietário conhecido, para que a vigilância em saúde do município ou equipe do Centro de Controle de Zoonoses possa realizar o monitoramento diário (durante 10 dias). Caso o cão permaneça saudável, libera-se o paciente. No entanto, se o cão apresentar sintomas de raiva, a conduta da profilaxia será estendida para o paciente (5 doses de vacina e soro), devendo o animal ser enviado para diagnóstico laboratorial.

Municípios do PR - Total de cães e gatos

Foz do Iguaçu - 97.494

Itaipulândia - 2.807

Missal - 3.228

Santa Terezinha de Itaipu - 6.161

São Miguel do Iguaçu - 7.936

Entre Rios do Oeste - 1.232

Guaira - 8.898

Marechal Cândido Rondon - 14.114

Mercedes - 1.474

Pato Bragado - 1.483

Santa Helena - 7.259