quarta-feira, 18 de maio de 2011

PARANÁ - BETO RICHA recebe condecoração máxima da Polícia Militar.



O governador Beto Richa recebeu nesta terça-feira (17) a Comenda do Sesquicentenário e a Medalha Coronel Sarmento, condecoração máxima entregue pela Polícia Militar do Paraná a civis e militares por serviços prestados à comunidade paranaense e à corporação.
“Agradeço de coração essa homenagem que recebo, com o nome de um brilhante militar que merece todo o nosso respeito. Sarmento escreveu o nome na história do Paraná, participando de importantes missões, dignificando seu nome e honrando a polícia do Estado. Vou fazer jus a esta homenagem com trabalho”, disse o governador.
A entrega das medalhas pelo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Marcos Scheremeta, foi realizada durante solenidade militar alusiva ao Dia do Patrono da corporação, tenente coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento. O evento ocorreu no quartel do Comando Geral, em Curitiba, com a presença de lideranças militares e dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo do Paraná.
O coronel Marcos Scheremeta disse que a comemoração representa um resgate da história da Polícia Militar. “Sarmento foi um grande personagem, símbolo de profissional e patriota. Defendeu os interesses do nosso estado e é um exemplo para todos os militares”, disse Scheremeta. “Os homenageados são personalidades de destaque, que contribuem para o desenvolvimento do Paraná”, afirmou.
Richa lembrou a relação de respeito que seu pai, o ex-governador José Richa, teve com a corporação da Polícia Militar e reafirmou seu compromisso de investir na segurança pública do Paraná. Ele disse que mesmo com o reduzido efetivo policial e os escassos investimentos nos últimos anos, a Polícia Militar do Paraná desenvolve um grande e digno trabalho, garantindo segurança à população do Estado.
“Hoje, temos um governo com respeito e resultados, cujo maior marca é o diálogo. Vamos avançar juntos e colocar o Paraná num local de destaque no cenário nacional. Segurança pública é a grande prioridade de todos os paranaenses e do nosso governo. Trabalhamos para ter uma Policia Militar à altura dos anseios e necessidades do povo do Paraná”, disse o governador.
Além do governador, o vice Flávio Arns; a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César; o secretário-chefe da Casa Civil, Durval Amaral; o procurador-geral do Estado, Ivan Bonilha; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni; o delegado chefe da Polícia Civil do Paraná, Marcus Vinicius Michelotto; o presidente da Celepar, Jackson Leite; e outras lideranças civis e militares também receberam a medalha em homenagem ao patrono.
A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, disse que a homenagem acarreta responsabilidade e compromisso. “Quero honrar essa premiação com trabalho. Assim como fiz na prefeitura de Curitiba, vamos resgatar famílias e trabalhar para atender os 399 municípios do Paraná”, disse a secretária. Ela destacou a campanha Doe Calor, que irá distribuir mais de 150 mil peças de roupas e cobertores para famílias carentes.
PATRONO – O Dia do Patrono foi instituído para marcar o dia do nascimento do coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento, que neste ano comemoraria 129 anos. Foi escolhido patrono da corporação militar do Paraná por defender com bravura os interesses do Estado em importantes batalhas, como a Campanha do Contestado, em 1912, e comandar as tropas paranaenses na Revolução de 1924.
Nascido no Ceará em 1882, Sarmento ingressou no Regimento de Segurança do Paraná no ano de 1907. O patrono é reconhecido na Polícia Militar pela dedicação absoluta ao trabalho e o sentimento de amor à causa pública. Ele faleceu no dia 21 de abril de 1934.