quarta-feira, 18 de maio de 2011

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Transporte
Porto de Paranaguá lidera as exportações a granel
Terminal é responsável pelo embarque de 34% de cargas a granel sólidas, o que explica, em parte, a fila de caminhões na entrada do porto O Porto de Paranaguá é responsável pela exportação de 34% de todos os granéis sólidos exportados pelo Brasil. O terminal paranaense ocupa a liderança nacional nas exportações deste tipo de produto, seguido pelo Porto do Rio Grande, responsável por 23% das exportações de granéis sólidos, e pelo Porto de Santos, que exporta 20%.

Os números compõem uma tabela organizada pelos operadores portuários para mapear as exportações de granéis nos dez portos brasileiros que fazem este tipo de operação: Paranaguá, São Francisco, Vitória, Ponta da Madeira, Cotegipe, Ilhéus, Itacoatiara, Santarém, Santos e Rio Grande.

A planilha, atualizada três vezes por semana, compila todos os embarques programados de granéis nos portos mapeados e leva em conta os navios atracados, os esperados (que já se encontram nos portos) e os nomeados (que estão programados para chegar).

Na programação do período de 5 a 20 de maio, Paranaguá aparece com 34% de toda a exportação de granéis. No entanto, a liderança vem se mantendo constante desde o início do ano, sempre com média de 30% das exportações totais.

Para o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, os números demonstram a retomada da confiança dos exportadores em Paranaguá e a recuperação de cargas pelo Porto. Ele disse que os projetos de melhorias já anunciados e em andamento, assim como a realização da dragagem dos berços, têm contribuído para a retomada da posição de destaque do Porto de Paranaguá no cenário nacional das exportações de granéis. “Estamos tendo um ano bastante positivo na exportação deste tipo de produto e temos trabalhado para vencer as dificuldades e driblar as deficiências”, afirmou.

Considerando os produtos de exportação separadamente, o Porto de Paranaguá vai exportar, entre os dias 5 e 20 de maio, 29% de toda a soja brasileira, enquanto Rio Grande vai escoar 24% do produto, e Santos, 22%. Em relação ao farelo se soja, o Porto de Paranaguá figura como líder absoluto, sendo responsável por 67% das exportações, contra 8% de Santos e 1% de Rio Grande.

De acordo com o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, o bom desempenho do Porto, aliado ao recorde de exportação de soja registrada no mês de abril – que superou o recorde histórico de 2004 – explicam a formação das filas ao longo da BR-277.

“Uma conjunção de fatores tem contribuído para que tenhamos episódios de fila na BR-277. Mais de 30% das cargas a granel saem por Paranaguá e a maior parte disso chega de caminhão. Aliado a isso, estamos trabalhando com um terminal a menos, que representa cerca de 10% da nossa capacidade estática de armazenagem e recebimento de caminhões”, disse.

Fora isso, Maron ressalta que ainda há problemas com caminhões sem cadastro que chegam ao pátio de triagem e o acúmulo dos contratos dos meses de março e abril, de cargas que atrasaram para embarcar devido ao grande período de chuvas. “A fila é causada por esta conjunção de fatores e estamos trabalhando para tentar minimizá-la. Em médio prazo já estamos estudando projetos de ampliação do pátio de triagem, para receber mais caminhões, e também alternativas que permitirão os embarques de granéis inclusive com chuva”, disse.