sexta-feira, 20 de maio de 2011

Jogos Escolares do Paraná começam nesta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira (20) a fase regional dos 58º Jogos Escolares do Paraná, que terá a participação de mais de 50 mil alunos, em duas etapas. A primeira, em 16 Núcleos Regionais de Educação, incluindo o de Curitiba, vai até quinta-feira (26) da próxima semana, e a segunda etapa, em outros 16 núcleos, será de 3 a 9 de junho. Em Curitiba, onde estará a maior concentração de alunos (mais de 4 mil), a abertura solene será às 19h30, no Ginásio de Esportes do Círculo Militar. As disputas têm início na manhã deste sábado (21) nas diversas modalidades.
Os outros 15 núcleos da primeira etapa também farão a solenidade de abertura na noite desta sexta-feira (20), nas seguintes sedes: Apucarana, Boa Vista da Aparecida/Três Barras do Paraná, Cianorte, Cornélio Procópio, Ampere/Santa Isabel do Oeste, Mariluz, Irati, Carlópolis, Rio Bonito do Iguaçu, Loanda, Cambé, Guaratuba, Paraíso do Norte/São Carlos do Ivaí, Entre Rios do Oeste/Pato Bragado e Wenceslau Braz. Alguns municípios se juntam como sedes de um mesmo núcleo.
O secretário estadual de Esporte, Evandro Rogério Roman, estará na abertura em Paraíso do Norte, no núcleo de Paranavaí. Depois, acompanhará a competição em Pato Bragado e Entre Rios do Oeste, sábado, e em Rio Bonito do Iguaçu e Irati, no domingo.
ESPECIAIS – Na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná são disputadas apenas as modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei e vôlei de praia) e mais as individuais de atletismo, tênis de mesa e xadrez, no ensino regular. Para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) só duas modalidades entram na fase regional: atletismo e futsal. Os classificados no atletismo e vôlei de praia vão direto para a fase final, no Núcleo de Educação de Ponta Grossa (atletismo será em Curitiba), de 2 a 10 de julho. Os demais ainda vão passar por uma nova seleção, na fase macrorregional, de 16 a 21 de junho, em oito sedes.
Também direto para a final, sem participar da regional e macro, entram os atletas de ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, no ensino regular. Já os alunos especiais que entram direto na final são das modalidades de basquete, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. Os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final terão classificação automática nas fases anteriores, menos nas modalidades de atletismo e vôlei de praia.
CAMPEÕES – Da fase regional para a macrorregional classificam-se apenas os campeões das modalidades coletivas por classes (12 a 14 anos e de 15 a 17 anos) e sexos (feminino e masculino), bem como do atletismo por provas. Já no tênis de mesa e xadrez passam os dois primeiros por categoria. Da macro para a final passam os campeões e vice-campeões, somando-se 16 equipes por sede e modalidade, considerando-se as classes e sexos.
Os vencedores da fase final dos Jogos Escolares representarão o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, em João Pessoa, Paraíba, de 9 a 18 de setembro, para os alunos de 12 a 14 anos, e em Londrina, de 2 a 11 de dezembro, para os alunos de 15 a 17 anos.
CURITIBA – Na fase regional em Curitiba, todas as modalidades terão início no primeiro dia de disputa, neste sábado (21), quando já será definido o atletismo. O tênis de mesa será disputado no sábado e domingo, e o xadrez vai até terça-feira. As coletivas vão até o último dia (26), menos o vôlei de praia, até segunda-feira, e o handebol, quarta-feira. A programação dos confrontos é elaborada pelos núcleos de acordo com o número de participantes por sede, levando-se em conta ainda a capacidade de alojamento e refeitório.
Fase regional

1.ª Etapa

20 a 26 de maio

Sedes – Núcleos

Apucarana – Apucarana

Boa Vista da Aparecida e Três Barras do Paraná – Cascavel

Cianorte – Cianorte

Cornélio Procópio – Cornélio Procópio

Curitiba – Curitiba

Ampere e Santa Isabel do Oeste – Francisco Beltrão

Mariluz – Goioerê

Irati – Irati

Carlópolis – Jacarezinho

Rio Bonito do Iguaçu – Laranjeiras do Sul

Loanda – Loanda

Cambé – Londrina

Guaratuba – Paranaguá

Paraíso do Norte e São Carlos do Ivaí – Paranavaí

Entre Rios do Oeste e Pato Bragado – Toledo

Wenceslau Braz – Venceslau Braz