quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ivaiporã promove campanha de Combate à violência e exploração sexual

A prefeitura de Ivaiporã por meio da Secretária Municipal de Assistência Social (Semas) realiza na próxima quarta-feira (18), a campanha de mobilização de Combate à Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha visa mobilizar e convocar todo o município a participar da luta de prevenção contra este mau.
Segundo o secretário de Assistência Social, Pastor Cecílio Faustino Filho, a mobilização que inicia as 8h30 na Praça Manoel Teodoro da Rocha terá o apoio das escolas da rede municipal e estadual, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e das secretárias municipais. A expectativa é que a população se sensibilize diante desse problema. “Denunciando aos órgãos competentes os casos de violência, exploração e abuso sexual”, diz o secretário.
Ele relata ainda que existem alguns casos de exploração e abuso no município. “Muitas vezes, quem abusa está dentro da família ou são pessoas muito ligadas à criança”. Para o secretário não é mais possível conviver pacificamente com estes malfeitores. “Em alguns casos travestidos de pessoas de bem, mas que causam um dano irreparável para essas crianças”.
Faustino Filho também alerta para os familiares ficarem atentos a qualquer mudança de comportamento da criança e do adolescente. “Há casos de crianças, que quando denunciam o abuso para seus pais, acabam sendo ignorados”, assinala o secretário.
O secretário diz que é necessário que a população denuncie, buscando romper o ciclo de violência contra as meninas, meninos e adolescentes. “Como o município é composto de 33 mil pessoas é difícil nós identificarmos alguns casos pontuais. Se a comunidade não participar nós ficamos engessados e a criança fica sofrendo”.