sexta-feira, 1 de julho de 2011

Prefeito participa de lançamento do Plano Safra do Banco do Brasil .

        O prefeito Silvio Barros participou nesta sexta-feira (1), na Sociedade Rural de Maringá, do lançamento do Plano Safra do Banco do Brasil, que anunciou o volume de recursos disponíveis para atender a próxima safra de verão. O Plano Safra 2011/2012 é um conjunto de políticas elaboradas anualmente pelo governo Federal e voltadas à agricultura. Participaram ainda do lançamento o superintendente regional do Banco do Brasil, Juarez Angelo Scisleski, a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, lideranças da agropecuária e produtores rurais.
         O plano nacional trará mudanças significativas, como a simplificação das operações de crédito rural para a safra que começa este mês, com redução dos juros de 4,5% para 2% nos financiamentos para investimentos. Nas operações até o valor de R$ 10 mil a taxa de juros cai mais ainda, para 1%. Outras novidades são a criação de uma ação específica do Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para a agricultura familiar e a unificação das normas do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que permite a ampliação da área de comercialização para os agricultores familiares.
         Além disso, o novo plano prevê a criação de uma superintendência da Caixa Econômica Federal para avaliar e acompanhar projetos de habitação rural. Também vai intensificar o combate à pobreza no campo por meio do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, de compra da merenda escolar. Esses programas vão comprar produtos da agricultura familiar, principalmente dos produtores mais pobres, para fortalecer a geração de renda para esses agricultores.