sexta-feira, 1 de julho de 2011

Esporte

final dos Jogos Escolares do Paraná.

 

 



 



 

A fase final dos 58º Jogos Escolares do Paraná (Jeps) começa na noite desta sexta-feira (01), com solenidades de abertura em cinco das seis sedes, e vai até 9 de julho. Participam mais de 9.500 alunos do ensino regular, além dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). São 14 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As disputas têm início no sábado pela manhã em todas as modalidades coletivas, mais natação e taekwondo.
Na sede com maior número de alunos, Ponta Grossa – onde ficarão 2.794 atletas do basquete, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação e xadrez –, o cerimonial de abertura será no Ginásio de Esportes Oscar Pereira, às 19 horas.
As outras solenidades acontecem em Carambeí (sede do vôlei e vôlei de praia), às 19h30, na Praça Centro Cívica; em Castro (futsal e tênis de mesa), às 19h30, no Ginásio de Esportes Douglas dos Santos Pereira; em Palmeira (futebol), às 19h30, no Ginásio de Esportes Sebastião Amâncio; e em Tibagi (judô e taekwondo), às 20 horas, no Ginásio de Esportes Quirão.
Em Curitiba, onde a partir de domingo (03) será disputada a modalidade de atletismo, haverá apenas concentração dos atletas, às 8 horas, pouco antes do início da competição na pista do Colégio Estadual do Paraná. Curitiba também realizará as disputas de bocha e goalball, exclusivas para alunos com necessidades educacionais especiais, na terça e quarta-feira, respectivamente. Esses alunos participam ainda de atletismo, basquete, futsal, judô, natação, tênis de mesa e xadrez, nos mesmos locais das competições para o ensino regular.
Com exceção da ginástica rítmica (só para o sexo feminino) e do taekwondo (apenas para a Classe A – 15 a 17 anos), as demais modalidades do ensino regular são disputadas em quatro categorias: Feminino A (15 a 17 anos), Feminino B (12 a 14 anos), Masculino A (15 a 17 anos) e Masculino B (12 a 14 anos).
OLIMPÍADAS ESCOLARES – Os campeões dos Jogos Escolares se credenciam para representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, nos dois sexos, nas modalidades inseridas na competição nacional. Para os alunos de 12 a 14 anos a disputa será em João Pessoa (Paraíba), de 9 a 18 de setembro, e para os alunos de 15 a 17 anos, em Londrina, de 2 a 11 de dezembro.
Na maioria das modalidades, os finalistas dos Jogos Escolares já passaram por três fases: a municipal, nos 399 municípios do Paraná; a regional, nos 32 núcleos regionais de Educação; e a macrorregional, em oito sedes, além da seleção intraescolar, em mais de três mil estabelecimentos de ensino públicos e privados. Nessas etapas foram eliminando mais de 200 mil concorrentes.
“Estão de parabéns todos os participantes, que mostraram espírito esportivo, chegando ou não à disputa do título estadual”, disse o secretário de Esporte, Evandro Rogério Roman. Nas modalidades coletivas muitos atletas eliminados teriam espaço na final, mas o regulamento da competição contempla as equipes. “Estamos satisfeitos com o sucesso alcançado até aqui”, afirmou o secretário.
Entre as modalidades individuais, algumas utilizaram outros critérios de classificação, como o ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, bem como algumas provas de atletismo, e esses atletas estão entrando direto na fase final. Sem participar das etapas anteriores, também entram direto na fase final os campeões do ano passado nas modalidades coletivas e os representantes das cidades-sedes da final nas modalidades disputadas em seu município.
Entre os alunos com necessidades educacionais especiais, entraram direto na final os das modalidades de basquete, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Participantes:
Modalidades – atletas
Individuais
Atletismo – 2.750
Ciclismo – 67
Ginástica rítmica – 105
Judô – 203
Natação – 398
Taekwondo – 116
Tênis de mesa – 287
Xadrez – 351
Coletivas
Basquete– 864
Futebol – 1.296
Futsal – 864
Handebol – 1008
Vôlei – 864
Vôlei de praia – 408
Total – 9.595 atletas

Fase final:
2 a 9 de julho.
Núcleo Regional de Ponta Grossa
Carambeí (voleibol e vôlei de praia)
Castro (futsal e tênis de mesa)
Palmeira (futebol)
Ponta Grossa (basquete, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação e xadrez)
Tibagi (judô e taekwondo)
Núcleo Regional de Curitiba
Curitiba (atletismo, bocha e goalball)