quinta-feira, 30 de junho de 2011

Governo do Paraná

Governador lança em Vila Velha o programa Parque Escola.


O governador Beto Richa lançou nesta quarta-feira (29), no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, o Programa Parque Escola. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Meio Ambiente e Recursos Hídricos e promoverá visitas monitoradas aos parques estaduais, tendo como público-alvo crianças de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental. A meta para este ano é levar o programa a 100 mil alunos das redes públicas estadual e municipal de ensino e, em 2012, atingir 300 mil alunos.
“As questões que envolvem o respeito e a conservação da natureza são importantes para a sociedade e, por extensão, para o governo. Hoje estamos de alguma forma sendo prejudicados por ações realizadas no passado. Com este programa promovemos a conscientização das nossas crianças, com vistas às futuras gerações”, disse Richa.
Nos primeiros seis meses serão investidos no programa R$ 3 milhões – recursos oriundos de medidas compensatórias, conversão de multas ambientais e parcerias público-privadas. Os recursos são destinados à elaboração de material didático, capacitação de professores e voluntários, transporte e alimentação.
“Vamos promover a conscientização de crianças e jovens do ensino público do Estado a partir do entrosamento da educação com a conservação do meio ambiente”, destaca o secretário de Educação e vice-governador, Flávio Arns.
VILA VELHA – O Parque de Vila Velha será a primeira Unidade de Conservação a receber o programa Parque Escola. Lá alunos e professores receberão informações de monitores treinados sobre a concepção geológica das formações, Unidades de Conservação no Paraná, criação do parque e sua biodiversidade, temas associados aos aspectos regional e cultural. Para finalizar a atividade os grupos serão encaminhados à trilha para contemplar as belezas naturais. Os atendimentos acontecerão entre os meses de fevereiro a novembro, de terça a sexta-feira, sendo um grupo por dia.
“Nas visitas são utilizadas atividades educacionais, sensibilização e informação ambiental, relacionando sociedade, cultura e natureza. Os grupos são recebidos por funcionários do parque e voluntários”, explica o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
O Parque Escola foi elaborado pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (Dibap) do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que será o executor do programa. “Com isso, esperamos fortalecer os mecanismos de gestão dos parques estaduais, possibilitando a participação e o comprometimento da população dos municípios do entorno nos processos de conservação”, disse o secretário do Meio Ambiente, Jonel Iurk.
O programa também incluirá cursos para professores e comunidade do entorno do parque, atividades de educação ambiental voltadas às mulheres que vivem no entorno do parque,ccomo oficinas de artesanato; formação de monitores ambientais voluntários e a sensibilização dos motoristas sobre a importância de respeitar os limites de velocidade, diminuindo os índices de animais silvestres atropelados dentro ou fora da Unidade de Conservação.
SEGUNDA FASE – A partir do mês de agosto outras cidades e Unidades de Conservação abertas à visitação do público (parques estaduais) também serão incluídas no programa. Entre elas, o Parque Estadual Rio Guarani, em Três Barras do Paraná; Parque Estadual Amaporã, em Amaporã; Parque Estadual Mata dos Godoy, em Londrina; Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi; Parque Florestal do Rio da Onça, em Matinhos; e Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara.
No Estado do Paraná existem 68 unidades de conservação estaduais, que somam 1.205.632,0862 hectares de áreas conservadas, das quais 45 são unidades de conservação de Proteção Integral e 23 de Uso Sustentável.