terça-feira, 12 de julho de 2011

Polícia realiza operação Harpia para coibir soltura de balões.

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), com apoio do Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar, realizou no fim de semana a “Operação Harpia”, com o objetivo de coibir a soltura de balões na capital e Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Durante a operação foram apreendidos dois balões com as respectivas bandeiras, que indicam a identidade do grupo.

O patrulhamento motorizado, preventivo e repressivo foi realizado em pontos previamente levantados pelo Serviço Reservado do Batalhão de Polícia Ambiental. O patrulhamento aéreo, feito pelo GRAER, indicou movimentações suspeitas e focos de soltura de balões, auxiliando as equipes terrestres, compostas pela Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM).

“Em Curitiba essa conduta é mais intensa no inverno, durante a época das festas juninas e julinas”, destacou o comandante do BPAmb, tenente-coronel Daniel Jacinto Berno.

Mas para que as ações sejam completas também é importante que haja a participação de outras unidades da Polícia Militar, como o Grupamento Aéreo. “Com o helicóptero podemos visualizar ações que são mais difíceis de serem detectadas por terra. As coordenadas são repassadas para as equipes motorizadas que podem efetuar as prisões e apreender os materiais utilizados no crime”, explica o tenente-coronel Orlando Artur da Costa.

Conforme o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, é crime. A pena prevista é a detenção de um a três anos, multa ou ambas cumulativamente.

As equipes da ROTAM realizaram diversas abordagens a suspeitos nos pontos identificados para receberem a ação, também levando tranquilidade aos cidadãos. Ninguém foi preso. O material apreendido foi encaminhado ao BPAMB para procedimentos cabíveis.