terça-feira, 12 de julho de 2011

Espaços culturais fizeram 250 mil atendimentos no primeiro semestre.

 
Mais de 250 mil atendimentos foram realizados nos espaços vinculados à Secretaria de Estado da Cultura nos primeiros seis meses de 2011. Exposições, oficinas, palestras, apresentações musicais e teatrais, além da exibição de filmes e atividades literárias atenderam interessados nas mais diversas formas de manifestações artísticas.

Além da programação, o secretário Paulino Viapiana destaca algumas metas definidas para a cultura que começaram a ser cumpridas no primeiro semestre, como os projetos de lei para a criação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) e do Conselho Estadual da Cultura, que estão em fase de elaboração, com a participação da sociedade civil, e devem entrar em votação na Assembleia Legislativa nos próximos meses. “Iniciamos 2011 com o compromisso de fortalecer a cultura do Paraná e os resultados até agora têm sido bastante positivos. Conseguimos restabelecer o diálogo com os agentes culturais, formatar novos projetos, retomar ações como a Conta Cultura. Estamos readequando processos e trabalhando para implantar uma gestão que envolva todas as unidades da Seec”, diz Viapiana. O secretário realiza reuniões mensais com a diretoria e acredita que estes encontros são fundamentais para que todas as unidades trabalhem em sintonia: “Isto facilita o diálogo com os diversos segmentos culturais”.

Para incrementar as ações pelo Estado, a Secretaria promoveu um encontro, em Curitiba, dos 18 coordenadores regionais de cultura para elaboração de um plano de trabalho conjunto que atenda as necessidades de cada região. Uma das ações definidas e já em andamento é o inventário das manifestações culturais do Paraná, que está sendo elaborado com o apoio dos coordenadores.

TEATRO – Dentre os destaques do semestre está também a reformulação da grade de programação da Rádio e TV Educativa, agora E-Paraná, com foco mais cultural. No Teatro Guaíra, a definição de uma agenda anual de concertos para a Orquestra Sinfônica do Paraná, que inclui apresentações em diversas cidades do Estado, o projeto Teatro para Piás e Gurias, realizado aos domingos no Teatro José Maria Santos, e a retomada do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, que ocorre agora em julho, são algumas das novidades. As sete apresentações realizadas pela OSP até junho atraíram 5,7 mil apreciadores da música clássica. No projeto Teatro para Piás e Gurias, seis peças teatrais reuniram 543 crianças e adultos.

BIBLIOTECA PÚBLICA – Na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), a nova gestão iniciou um trabalho de atualização do acervo, além da criação de eventos literários e culturais e a modernização da instituição, começando com a estreia da nova logomarca. No segundo semestre, a BPP lança a primeira edição do seu jornal literário e aumenta a participação nas redes sociais. Desde janeiro, foram realizados 110 mil empréstimos e cerca de quatro mil livros foram adquiridos. Outras cinco mil publicações devem entrar para o acervo nas próximas semanas. Atualmente a BPP conta com 530 mil exemplares.

MUSEUS – Os museus gerenciados pela Secretaria da Cultura também foram alvo de atenção. Um seminário coordenado pelo crítico e curador Paulo Herkenhoff iniciou o debate sobre os museus do futuro, trabalho que continuará ao longo do ano. No Museu Oscar Niemeyer (MON), agora ligado diretamente à estrutura da Seec, as 21 exposições que estiveram disponíveis ao público nos primeiros seis meses de 2011 reuniram quase 90 mil pessoas. Além disso, ações educativas como palestras, seminários e oficinas fizeram do MON palco de discussão e aprendizado da arte.

Outras 14 mostras temporárias foram realizadas nos demais museus da Seec, atingindo um público de cerca de 25 mil pessoas. O acervo do Museu Paranaense atraiu 5,4 mil visitantes e quase 100 instituições de ensino realizaram passeios mediados no espaço, totalizando 3,4 mil alunos. Além das exposições permanentes, o Museu também promoveu oficinas, palestras e desenvolveu diversas linhas de pesquisa em geografia, antropologia e história.

CENTRO JUVENIL – O Centro Juvenil de Artes Plásticas ofertou 29 oficinas que contribuíram para o aprimoramento artístico de 257 alunos do Ensino Fundamental. O espaço ainda promoveu exposições, cursos e projetos educativos.

Uma intensa programação promovida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) movimentou a cidade com exibição de filmes e debates. Realizados na Biblioteca Pública, “O cinema à luz da história” integrou a semana Nacional dos Museus, e o Bloomsday - Conexão Curitiba, celebrou a obra de James Joyce. O MIS também organizou o projeto Rede Luz, em parceria com a E-Paraná, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano, COPEL e Prefeituras Municipais, com a exibição gratuita de filmes em oito cidades do Estado. Nestes seis meses, aproximadamente cinco mil pessoas foram beneficiadas pela ação.

PRÊMIO DE LITERATURA – Para o segundo semestre já estão sendo programadas várias atividades, como o lançamento do Prêmio Paraná de Literatura e o circuito de artes plásticas, além da circulação de espetáculos, palestras, audiências públicas, entre outras.