terça-feira, 12 de julho de 2011

Crianças brincam e aprendem durante as férias nas bibliotecas municipais (maringá).

As crianças que visitarem as bibliotecas municipais durante as férias vão encontrar muito mais do que estantes cheias de livros. A Secretaria de Cultura preparou uma programação especial com oficina lúdica de contos para crianças e adolescentes, contação de história, gincana cultural, clubinho de leitura, campeonato de futebol de botão, hora da história, oficina de poesia para adolescentes e curso de formação de contadores de história. Para participar das atividades basta procurar a biblioteca mais próxima de sua residência.
     A secretária da Cultura, Flor Duarte, convida todas as crianças e adolescentes a participar e afirma que o projeto tem o intuito de formação do leitor. “Atualmente a biblioteca não é mais um lugar somente para a leitura, mas também um espaço de lazer, um centro cultural. As crianças são muito sobrecarregadas durante o ano e esta é uma oportunidade de aprender a gostar da leitura, conhecer outras pessoas e, é claro, se divertir”, afirma.
     Durante todo o mês de julho as bilbiotecas estão promovendo o concurso Melhor Leitor do Ano, com o Prêmio Rotary de Leitura. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas em todas as bibliotecas municipais. Na Biblioteca Mandacaru, até o dia 29 de julho, tem a promoção Empréstimo Premiado, em comemoração ao mês de aniversário. Todos os usuários que emprestarem material bibliográfico na biblioteca concorrerão a prêmios.
     A Biblioteca do Centro também programou atividades para o mês de julho, como serviço VIP de leitura e contação de histórias infanto-juvenis e mitos gregos, além da leitura diária de livros que receberam premiações nacionais ou internacionais e a exibição diária de filmes baseados em livros e outros clássicos do cinema infantil
     Segundo Flor Duarte, a secretaria sempre programa atividades diferenciadas nos períodos de férias escolares, fazendo das bibliotecas municipais uma opção de lazer para o público infantil. “Queremos mostrar que a biblioteca, além de local de estudo, é um lugar de encantamento, onde as atividades oferecidas pela Cultura tem como objetivo estimular a criatividade, o raciocínio e a amizade entre as crianças”, destaca.
     A promoção de atividades culturais nas bibliotecas nas férias tem gerado resultados positivos. Segundo Flor Duarte, a participação das crianças nas atividades oferecidas pela Cultura acabam estimulando a visita do público infantil nas bibliotecas municipais também nas outras épocas do ano. “Temos observado um aumento significativo no número de empréstimos de livros por crianças que acabaram conhecendo uma das bibliotecas. As atividades nesse período de férias escolares são uma oportunidade para que as crianças participem dos projetos e das atividades durante todo o ano”, ressalta.
Projeto Férias Culturais
     Entre as atividades programadas no projeto Férias Culturais, a secretária de Cultura, Flor Duarte, destaca as apresentações do renomado grupo artístico do Rio de Janeiro, “Tapetes Contadores de História”, que além de contar histórias, faz brincadeiras e jogos teatrais. O grupo está fazendo apresentações até o próximo sábado (16), nas bibliotecas municipais, de manhã para crianças e à tarde para adolescentes, conforme programação abaixo.
     Segundo Flor Duarte, o objetivo desse projeto é revitalizar a literatura oral. “Antigamente a primeira forma de lazer era se reunir em volta da fogueira para contar histórias. A intenção com esse trabalho é resgatar essa atração, o poder da história, da fantasia e da imaginação. Esse grupo é incrível. Eles usam tapetes com pequenos adereços e mantêm as crianças atentas, com os olhos brilhando. Vale a pena conferir”, finaliza.
Tapetes Contadores de Histórias     É um grupo de atores e contadores de histórias que desde 1998 produz e realiza espetáculos, sessões de histórias, oficinas, exposições interativas e projetos culturais que envolvem oralidade, artes visuais e teatro.
     Com coordenação de Cadu Cinelli e Warley Goulart, criam e utilizam objetos (tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano) como cenários de contos autorais e populares de origens diversas, a fim de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura. Formados em Artes Cênicas pela UniRio, a pesquisa tem como base os contos de tradição oral e da literatura em geral, e as intersecções entre oralidade e artes visuais.
     Para o grupo, contar e escutar histórias proporciona uma qualidade de contato entre as pessoas que permite um profundo e prazeroso intercâmbio de experiências: atua tanto na construção de valores como contribui para a formação de uma percepção crítica e sensível da vida, da arte e da sociedade.
     Atualmente tem um acervo de 54 objetos que correspondem a um repertório que vai desde contos populares de origens diversas (Ásia, África, América do Sul e Europa) a escritores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Jutta Bauer, Manoel de Barros, Marina Colasanti, Peter Bichsel e Ricardo Azevedo. Com este material, criam alguns espetáculos e sessões de histórias direcionadas especialmente para crianças (Passarinho à toa, O rei que ficou cego, Bicho do Mato, Cabe na Mala?, Palavras Andantes, Retalhos de Drummond,) ou exclusivamente para jovens e adultos (3Horizontes, O mundo de fora pertence ao mundo de dentro, Divinas y Humanas).
     Com reconhecimento de público e crítica, já se apresentaram, produziram eventos, ministraram oficinas e participaram de festivais, seminários, simpósios e encontros no Brasil, Argentina, Chile, Espanha, México, Nicarágua, Peru e Portugal. No Brasil, já visitaram inúmeras cidades e realizaram atividades em importantes centros culturais (CCBB, Caixa Cultural, Itaú Cultural, SESCs, Biblioteca Nacional, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural Dragão do Mar, Banco do Nordeste, Instituto Ricardo Brennand, Teatro Jorge Amado, dentre outros).
     Contadores de histórias são Andrea Pinheiro, Cadu Cinelli, Edison Mego, Helena Contente, Ilana Pogrebinschi, Rosana Reátegui e Warley Goulart.
PROGRAMAÇÃO
01 à 29/07. PROGRAMA LER É LEGAL. CONCURSO MELHOR LEITOR DO ANO (continuação). Prêmio Rotary de Leitura. Inscrições nas bibliotecas do município. Grátis. Outras informações: 3901-1753.
01 à 29/07. PROGRAMA LER É LEGAL. HISTÓRIAS SÓ PARA VOCÊ. Serviço Vip de leitura e contação de histórias infanto-juvenis e mitos gregos na Biblioteca Centro. Esse serviço deve ser agendado pelo telefone 3901-1794. Grátis.
01 à 29/07. PROGRAMA LER É LEGAL. EMPRÉSTIMO PREMIADO. Promoção em comemoração ao aniversário da biblioteca Mandacaru. Durante o mês de julho, todos os usuários que emprestarem material bibliográfico na biblioteca do Mandacaru, concorrerão a prêmios. Grátis. Mais informações pelo telefone 3901-1763.
01 à 29/7. PROGRAMA LER É LEGAL. FÉRIAS NA BIBLIOTECA. Leitura diária de livros que receberam premiações nacionais ou internacionais às 14 horas na Biblioteca Centro. Grátis. Outras informações pelo telefone 3901-1794.
01 à 29/7. PROGRAMA LER É LEGAL. FÉRIAS NA BIBLIOTECA. “21 dias de filme” - Exibição diária de filmes baseados em livros e outros clássicos do cinema infantil às 10 horas na Biblioteca Centro. Censura livre. Grátis. Mais informações pelo telefone 3901-1794.
13/07 (quarta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. OFICINA LÚDICA DE CONTOS PARA CRIANÇAS, ministrada pelo renomado grupo artístico do Rio de Janeiro, “Tapetes Contadores de História”, às 10 horas na Biblioteca Operária. Contação de histórias, brincadeiras e jogos teatrais. Vagas: 20. Inscrições na Biblioteca Palmeiras. Grátis. Informações: 3901-1768.
13/07 (quarta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. GINCANA CULTURAL “O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO” às 13h30 na Biblioteca Operária. Grátis. Mais informações pelo telefone 3901-1768.
13/07 (quarta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. CLUBINHO DE LEITURA. “Festa no céu”, dentro do livro “Histórias à Brasileira: a Moura Torta e outras histórias”, de Ana Maria Machado, será contado por Edilaine Mendonça às 15 horas na Biblioteca Palmeiras. Grátis. Mais informações pelo telefone 3901-1792.
13/07 (quarta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. OFICINA LÚDICA DE CONTOS PARA ADOLESCENTES, ministrada pelo renomado grupo artístico do Rio de Janeiro, “Tapetes Contadores de História”, às 14 horas na Biblioteca Alvorada. Contação de histórias, brincadeiras e jogos teatrais. Vagas: 20. Inscrições na Biblioteca Alvorada. Grátis. Outras informações pelo telefone 3901-1747.
14/07 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. OFICINA LÚDICA DE CONTOS PARA CRIANÇAS, ministrada pelo renomado grupo artístico do Rio de Janeiro, “Tapetes Contadores de História”, às 10 horas na Biblioteca Alvorada. Contação de histórias, brincadeiras e jogos teatrais. Vagas: 20. Inscrições na Biblioteca Alvorada. Grátis. Informações: 3901-1747.
14/07 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. CLUBINHO DE LEITURA. “Festa no céu” dentro do livro “Histórias à Brasileira: a Moura Torta e outras histórias”, de Ana Maria Machado, será contado por Edilaine Mendonça às 15 horas na Biblioteca Mandacaru. Grátis. Mais informações pelo telefone 3901-1763.
14/07 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. CAMPEONATO FUTEBOL DE BOTÃO às 10 horas na Biblioteca Operária. Grátis. Outras informações pelo telefone 3901-1768.
14/07 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. HORA DA HISTÓRIA. O livro “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobatom será contado por Flávia Santos às 10 horas na Biblioteca Palmeiras. Grátis. Mais informações pelo telefone 3901-1792.
14/07 (quinta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. OFICINA LÚDICA DE CONTOS PARA ADOLESCENTES, ministrada pelo renomado grupo artístico do Rio de Janeiro, “Tapetes Contadores de História”, às 14 horas na Biblioteca Operária. Contação de histórias, brincadeiras e jogos teatrais. Vagas: 20. Inscrições na Biblioteca Operária. Grátis. Outras informações pelo telefone 3901-1768.
15/07 (sexta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. OFICINA LÚDICA DE CONTOS PARA CRIANÇAS, ministrada pelo renomado grupo artístico do Rio de Janeiro, “Tapetes Contadores de História”, às 10 horas na Biblioteca Mandacaru. Contação de histórias, brincadeiras e jogos teatrais. Vagas: 20. Inscrições na Biblioteca Mandacaru. Grátis. Informações: 3901-1763.
15/07 (sexta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. OFICINA LÚDICA DE CONTOS PARA ADOLESCENTES, ministrada pelo renomado grupo artístico do Rio de Janeiro, “Tapetes Contadores de História”, às 14 horas na Biblioteca Palmeiras. Contação de histórias, brincadeiras e jogos teatrais. Vagas: 20. Inscrições na Biblioteca Palmeiras. Grátis. Outras informações pelo telefone 3901-1792.
15/07 (sexta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. CLUBINHO DE LEITURA. “Festa no céu”, dentro do livro “Histórias à Brasileira: a Moura Torta e outras histórias”, de Ana Maria Machado, será contado por Edilaine Mendonça às 15 horas na Biblioteca Alvorada. Grátis. Informações: 3901-1747.
15/07 (sexta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. OFICINA DE POESIA PARA ADOLESCENTES às 15 horas na Biblioteca Operária. Patrocínio: Escritório Gomes de Contabilidade e Ateliê de Redação Magalhães. Grátis. Outras informações pelo telefone 3901-1768.
15/07 (sexta-feira). PROGRAMA LER É LEGAL. CURSO FORMAÇÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIA. Ministrantes: Grupo de artistas do Rio de Janeiro, "Tapetes Contadores de História". Local: Sala Joubert de Carvalho, auditório da Biblioteca Centro, das 19h às 23 horas. Vagas Limitadas. Inscrições na Biblioteca Centro com Márcia Santa Maria. Mais informações pelo telefone 3901-1111.
16/07 (sábado). PROGRAMA LER É LEGAL. CURSO FORMAÇÃO DE CONTADORES DE HISTÓRIA. Ministrantes: Grupo de artistas do Rio de Janeiro, "Tapetes Contadores de História". Local: Sala Joubert de Carvalho, auditório da Biblioteca Centro, das 8h ao 12h e das 13h às 17 horas. Vagas Limitadas. Inscrições na Biblioteca Centro com Márcia Santa Maria. Informações: 3901-1111.
16/07 (sábado). PROGRAMA LER É LEGAL. CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. Espetáculo: Bicho do Mato (Histórias de Ricardo Azevedo), com o grupo "Tapetes Contadores de História", do Rio de Janeiro, às 19h30 no Teatro Barracão. Lotação de 80 lugares para esta atração. Grátis.
Serviço
     Informações na Secretaria de Cultura pelo telefone (44) 3218-6100.