sábado, 16 de abril de 2011

PARANÁ- Megaoperação em São José dos Pinhais faz mil abordagens e quatro prisões.

Mais uma edição da megaoperação Vida foi realizada nesta sexta-feira (15) pela Polícia Militar do Paraná, desta vez em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A operação resultou na prisão de quatro pessoas, além da apreensão de quatro menores, três armas de fogo e drogas. No total foram abordadas 1.103 pessoas e vistoriados 230 veículos (dos quais 24 foram apreendidos e dois recuperados) e 30 bares, em diversos bairros da cidade.
“A ação tem como principal objetivo a prevenção dos crimes contra a vida, principalmente os homicídios, e segue uma diretriz do governador Beto Richa e do secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, de que polícia na rua faz a diferença e previne crimes”, lembra o comandante geral da PM, coronel Marcos Teodoro Scheremeta. Esta edição da operação Vida contou com aproximadamente 200 policiais militares, 50 viaturas, um helicóptero e Guardas Municipais.
Foram registradas pela PM quatro apreensões de tóxicos (4 gramas de cocaína e 195 gramas de maconha), além de dois flagrantes e 84 autos de infração de trânsito, e a apreensão de cinco munições.

A operação já havia sido realizada em Colombo e em bairros de Curitiba e que se repetirá em outros locais, informa o subcomandante geral da PM, coronel Júlio Ozga Nóbrega, que acompanhou parte da operação.

“Com estas ações, que complementam o trabalho já realizado pelo batalhão, observamos que a confiança da população tem aumentado”, diz o comandante do 17º Batalhão, tenente-coronel Maurício Tortato, que também acompanhou a operação. Participaram da operação policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Companhia de Eventos, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), 17º Batalhão da PM (metropolitano), Grupamento Aéreo (GRAER) e Guarda Municipal de São José dos Pinhais.
AÇÕES – Durante a operação atividades, policiais do 17º Batalhão recuperaram um veículo Peugeot 206 que havia sido roubado minutos antes em Pinhais, também na RMC. Houve acompanhamento tático antes da abordagem, e um homem foi preso.
Segundo informações da equipe que atendeu a ocorrência, o veículo teria sido utilizado em um roubo a uma mulher no município vizinho, um pouco antes. Ela compareceu no local da abordagem policial e reconheceu o preso como autor do roubo.
A Companhia de Eventos, em uma das ações, realizou abordagem a um suspeito com o qual forarm encontrados 76 gramas de maconha. O homem foi encaminhado à delegacia. Em outro momento, uma denúncia anônima levou os policiais até uma residência abandonada, onde localizaram uma garrucha calibre 38 e uma espingarda calibre 36.
Em outro local, um menor de idade foi abordado portando maconha e foi apreendido. Em outra abordagem um homem foi flagrado com 14,7 gramas de maconha e 4 gramas de cocaína, o qual foi encaminhado para procedimentos cabíveis. A Guarda Municipal, por sua vez realizou a apreensão de 3 menores que portavam entorpecentes, e apreenderam um veículo.
Um revólver calibre 38, marca Taurus, foi apreendido pelo BOPE com um homem de 26 anos na Rua Manoel Correia, no bairro Borda do Campo. Os policiais patrulhavama região quando abordaram um veículo Fiat/Stilo de cor azul, no qual estava a arma.