terça-feira, 26 de abril de 2011

PARANÁ , PORTO DE PARANAGUÁ - Appa estuda novo sistema para o controle eletrônico dos navios.

 Um novo sistema de processamento central e coleta de dados poderá ser implementado no Porto de Paranaguá. O sistema, conhecido como VTS (Vessel Traffic Service), foi apresentado pelo comandante da Marinha do Brasil e Hidrógrafo, Alberto Pedrassani Costa Neves, juntamente com o oficial César Pimenta, ambos oficiais da Reserva da Marinha.
A apresentação aconteceu na Sala do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) da Sede Administrativa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em Paranaguá, tendo a presença do superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron e o diretor técnico da Appa, Paulinho Dalmaz.
O VTS é um sistema de gerenciamento e monitoramento eletrônico, já utilizado no exterior, que dá mais subsídios para a autoridade marítima verificar as condições de navegabilidade. De acordo com as definições da Marinha, o VTS é um auxílio eletrônico à navegação, com capacidade de monitorar o tráfego aquaviário, com o objetivo de ampliara segurança da vida humana no mar.
Fora isso, o sistema permite intensificar a proteção ao meio ambiente nas áreas em que haja intensa movimentação de embarcações ou risco de acidentes em grandes proporções.
EFICIÊNCIA - Para o capitão dos Portos do Paraná, capitão-de-Mar-e-Guerra José Henrique Corbage Rabello, o sistema vai trazer benefícios à atividade portuária. “Com o sistema, será possível trazer mais eficiência no controle das operações portuárias e aumentar a segurança na navegação, além de permitir que o Porto de Paranaguá possa atingir as metas de segurança que precisa”, disse.
De acordo com o superintendente da Appa, o sistema reúne dados meteorológicos e oceanográficos, além de outras informações ambientais, e dá condições para que as autoridades portuárias gerenciem melhor o controle de tráfego de navios. “A implantação do VTS em Paranaguá integra nosso programa de modernização. Ele será implantado paulatinamente e nos coloca em sintonia com as demandas do governo federal”, ressaltou Maron.
SEP – o Brasil, o VTS foi normatizado pela Marinha do Brasil, através da Normam-26/DHN e pela Secretaria de Portos (SEP), através da Portaria SEP-PR nº 87.
À SEP coube também a função de estudos, coordenação e gerência dos projetos de implantação do VTS. Em esforço conjunto com a Autoridade Portuária, que administra cada um dos portos públicos, a SEP gerenciará a implantação dos sistemas de monitoração.
“A necessidade do conhecimento de todos os dados com relação ao meio ambiente é muito importante para a eficiência das operações portuárias, para que nenhum tipo de acidente ou sinistro aconteça durante essas operações e para que o porto possa melhor aproveitar toda a sua capacidade”, afirmou Neves.
O comandante Alberto Pedrassani Costa Neves, que apresentou o estudo à Appa, irá assumir uma cadeira no Conselho da Organização Hidrográfica Internacional que tem sede em Mônaco e ocupará o cargo de Assistente Técnico. É a primeira vez que um brasileiro assume esse cargo.