terça-feira, 26 de abril de 2011

CURITIBA - Trabalho integrado entre polícias garantiu tranquilidade no Atletiba .

O trabalho integrado das polícias Civil e Militar e Guarda Municipal de Curitiba garantiu a tranquilidade do clássico do futebol paranaense entre Coritiba e Atlético, no domingo (24). Participaram 510 policiais militares, com 55 viaturas, um helicóptero, 64 cavalos e quatro cães. Foram detidas 27 pessoas e atendidas 41 ocorrências, a maioria por perturbação do sossego e sem vítima.
Na manhã desta segunda-feira (25), o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, cumprimentou o comando das forças policiais envolvidas no policiamento do jogo, realizado no Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada). “Todos os policiais que atuaram dentro e fora de campo, dando segurança a torcedores e outros moradores, estão de parabéns pelo ótimo trabalho”, disse o secretário.
“O resultado do bom planejamento e do policiamento realizado domingo mostram claramente que estamos preparados para eventos como a Copa do Mundo e a Copa das Confederações”, afirmou Almeida César. “Muitos pregoeiros da desgraça diziam que a violência tomaria conta do estádio e das ruas. Não foi isso que aconteceu e tivemos apenas ocorrências isoladas.”
Almeida César também ressaltou o esforço do secretário municipal de Defesa Social, Nazir Abdalla Chain, que integrou o trabalho da Guarda Municipal com o das polícias, e do Tribunal de Justiça com o Juizado do Torcedor, que atendeu prontamente ocorrências.
Receberam o cumprimento o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Teodoro Scheremeta, o subcomandante-geral da PM, coronel Júlio Ozga Nóbrega, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto, e o delegado Clóvis Galvão Gomes, da Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos.
Cerca de 20 mil pessoas assistiram à partida de futebol ou estavam no entorno do estádio. Os torcedores do Coritiba foram escoltados para o Estádio Couto Pereira no fim da partida, evitando confronto entre torcidas. “Pudemos usar todos os meios disponíveis para garantir a segurança de quem foi ao jogo para se divertir. A importância de cavalos e cães para prevenir tumultos tem se mostrado bastante eficiente”, comentou o coronel Scheremeta. O helicóptero da Secretaria da Segurança Pública deu apoio aéreo à operação.
O delegado Galvão elogiou a presença do juizado no campo: “O detido era imediatamente julgado e recebia a punição. O Juizado do Torcedor tornou o trabalho rápido e mais eficiente”.
OCORRÊNCIAS – A PM atendeu a 41 ocorrências (35 na capital e seis na Região Metropolitana de Curitiba). Em toda a cidade foram detidas pela PM 23 pessoas, três por agressão e o restante por perturbação do sossego. Foram 21 ocorrências envolvendo torcedores do Atlético e 17 do Coritiba, além de três confrontos entre as torcidas. Essas brigas ocorreram nos bairros São Brás, Batel e Santa Cândida.
Foram encaminhados para assinar termo circunstanciado, no estádio, um rapaz que estava com pequena porção de maconha e outro com cocaína, outra pessoa por porte de arma branca (soco inglês) e uma pessoa por arremessar objeto em um jogador no estádio.