sábado, 4 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente vai ter atividades em todo o Paraná

O Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado domingo (5) – terá uma programação repleta de atividades em todo o Paraná. A Semana do Meio Ambiente segue até o dia 12 e terá como ponto alto o lançamento do programa Parque Escola, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no dia 8 de junho, no Parque Estadual de Vila Velha, com a presença do governador Beto Richa.
Além disso, em todas as regiões do Paraná serão promovidas ações de conscientização sob a coordenação dos escritórios regionais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto das Águas do Paraná (AguasParaná), em parceria com municípios e órgãos de governo. Entre as iniciativas regionais estão palestras, debates, mutirões de limpeza e recuperação de áreas degradadas.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular ações de conscientização em prol dos recursos naturais.
PROGRAMAÇÃO

REGIÃO NORTE – Diversos municípios da região, em parceria com o escritório regional do IAP, realizam atividades como oficinas temáticas, palestras, soltura de alevinos e plantio de mudas nativas em áreas urbanas e próximas aos rios da região. Em Arapongas será lançado projeto piloto de coleta seletiva e promovido plantio de mudas nos córregos Arlindo e Bandeirantes. No sábado (04/06), em Maringá, ocorre o passeio ciclístico Ecobike e no domingo (05/06), uma feira para adoção de animais domésticos na Praça da Catedral.

REGIÃO CENTRAL – Alunos de escolas da rede pública da região participarão de uma série de atividades promovidas em parceria com o IAP, as Prefeituras municipais e outros órgãos estaduais. Fazem parte da programação visitas técnicas a áreas de preservação, plantio de mudas nativas, palestras e atividades temáticas. Em Campo Mourão haverá plantio de mata ciliar. Já em Goioerê, acontece a soltura de alevinos no rio Caracol e atividades para recuperação de minas d’água. Serão desenvolvidas atividades de educação ambiental, plantio de mudas nativas, mutirões de limpeza e coleta de resíduos sólidos. No domingo (05/06), Tibagi promove a IV Caminhada na Natureza.

REGIÃO OESTE – Entre as atividades programadas estão o plantio de mudas nativas, soltura de alevinos, mutirões de limpeza nos rios da região e atividades diversas para a população. No domingo (05/06), Cascavel realiza a I Corrida pela Água e a II Caminhada da Sustentabilidade no Lago Municipal. Em Foz do Iguaçu, as regionais do Instituto Ambiental do Paraná e do Instituto das Águas do Paraná em parceria com a Prefeitura Municipal promovem a limpeza da nascente do Rio Monjolo, das encostas da cidade e coleta de óleo de cozinha usado.

SUDOESTE – Parte das atividades está destinada ao plantio e conservação das matas de Araucária, árvore símbolo do estado, além disso, serão promovidas atividades de educação ambiental e mutirões de limpeza. Em Francisco Beltrão haverá a coleta de resíduos sólidos em bairros da cidade e em Pato Branco, ocorre o plantio de mata ciliar.

REGIÃO METROPOLITANA – No sábado, será realizado em Curitiba um mutirão no entorno da barragem Piraquara II. Além dos trabalhos de limpeza, haverá passeio ciclístico e caminhadas ecológicas nas estradas da Região Metropolitana de Curitiba.

LITORAL – Em Guaratuba, o IAP e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promovem uma exposição sobre os ecossistemas do Litoral e projetos da área de meio ambiente na Praça Central. Em Paranaguá, serão realizadas atividades diversas no Aeroparque, como gincanas ambientais e exposições sobre o tema.