Serão classificados nesta etapa cerca de 4 mil alunos, nas modalidades de atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa vôlei, vôlei de praia e xadrez. A primeira etapa, disputada de 20 a 26 de maio, em outros 16 núcleos, classificou mais de 4 mil alunos para as fases seguintes.
Na solenidade de abertura em Iracema do Oeste esteve presente o secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman. “É um prazer estar no interior do Estado para prestigiar esta festa. Sei da importância do esporte e do sonho que esses alunos têm, e a partir do momento em que incentivamos o esporte, ele cresce e se desenvolve. O objetivo destes jogos é motivar as crianças a terem metas na vida”, afirmou.
No campo de futebol da Associação dos Funcionários Públicos de Iracema do Oeste, Evandro também falou sobre os projetos do Governo do Paraná para tornar o esporte mais forte e mais presente no Estado, e parabenizou o município e os organizadores pela realização da competição no Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand.
REGULAMENTO – Das modalidades coletivas na primeira etapa da fase regional só os campeões passam de fase, nas quatro categorias: Feminino A (15 a 17 anos), Feminino B (12 a 14 anos) e Masculino A e B. No atletismo também só os campeões por provas e categorias seguirão na competição. No tênis de mesa e xadrez continuam na disputa os dois primeiros por provas e categorias – individuais e duplas no tênis de mesa, e relâmpago, rápido e convencional no xadrez.
Na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná os classificados no atletismo e vôlei de praia vão direto para a fase final, no Núcleo de Educação de Ponta Grossa (o atletismo será em Curitiba), de 2 a 10 de julho. Os das outras modalidades passam por uma nova seletiva, na fase macrorregional, de 16 a 21 de junho, em oito sedes.
Direto para a final, sem participar da regional e macro, entram os atletas de ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação e taekwondo, no ensino regular, bem como os campeões das coletivas no ano passado. Os representantes das cidades-sedes das fases macrorregional e final também terão classificação automática, menos nas modalidades de atletismo e vôlei de praia.
Para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) só duas modalidades estão sendo disputadas na fase regional: atletismo e futsal. E entram direto na final os alunos especiais das modalidades de basquete, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.