segunda-feira, 6 de junho de 2011

Projeto institui no Paraná o Dia Estadual da Adoção

Projeto protocolado pelo deputado estadual Leonaldo Paranhos (PSC) propõe a instituição do Dia Estadual da Adoção e sua inclusão no calendário oficial do estado do Paraná. A data proposta é 25 de maio, a mesma já instituída no calendário nacional.

A ideia é que nessa data sejam agregadas diversas manifestações e campanhas, seja por parte do governo ou por entidades, com o objetivo de estimular o ato de ação, que é, antes de tudo, uma decisão pessoal e de natureza afetiva de quem pretende adotar - normalmente casais que não puderam ter filhos.

Para o deputado, a instituição da data tem a finalidade de promover uma mobilização da sociedade em torno do tema, chamando a atenção para a realidade dos abrigos e orfanatos, onde milhares de crianças esperam por uma família. “Embora o processo de adoção não seja fácil, ainda existem muitos mitos que atrapalham e nada melhor do que o debate aberto para que possamos avançar, inclusive com projetos sociais que permitam facilitar o processo”, comenta Paranhos.