segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Operação Vida colocou mais de 600 policiais nas ruas da capital.

A Operação Vida, realizada no fim de semana em Curitiba, reuniu mais de 600 policiais militares em ações ostensivas, blitze e cumprimentos de mandados de busca e apreensão. Entre sexta-feira e domingo, a PM abordou 4.690 pessoas, 2.492 veículos, oito coletivos e 44 táxis; 25 suspeitos foram encaminhados a delegacias.

Para oferecer segurança aos curitibanos, foram montados 30 pontos de bloqueio em todas as regiões da cidade. “Alcançamos nossos objetivos. Queríamos uma mobilização grande, com toda a Curitiba sendo observada, sabendo que haveria policiais militares nas ruas”, disse o comandante-geral da PM, coronel Marcos Teodoro Scheremeta.

De acordo com o comandante, o maior resultado deste tipo de operação é a prevenção. “Quando a população observa a presença da Polícia Militar na rua, sente-se mais segura”, disse. Scheremeta explicou que o governador Beto Richa e o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeira Cesar, determinaram o reforço no policiamento da Grande Curitiba. “Para isso, estamos unindo esforços de diversas unidades da Polícia Militar, além da Guarda Municipal e da Polícia Civil”.

EMBRIAGUEZ – Segundo dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran), nos fins de semana são registrados em média de 15 a 20 acidentes com condutores sob efeito de bebida alcoólica. Neste fim de semana, no entanto, foram apenas oito – e na sexta-feira, dia em que a operação foi mais intensa, somente dois.

Ainda durante a operação, foram apreendidas duas armas de fogo, 33 munições e 28 veículos. A PM também lavrou 119 autos de infração, 10 flagrantes, 13 termos circunstanciados, dois inquéritos e um ato infracional, além de atender a 13 ocorrências envolvendo drogas.

Parte da operação, relacionada a crimes ambientais, foi realizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. “Preservamos vidas, evitamos acidentes com vítimas, impedimos furtos e roubos e, principalmente, mostramos para a população de Curitiba e região que a Polícia Militar está na rua”, disse Scheremeta.

EFETIVO – Entre os integrantes da operação, 680 eram policiais militares e 90, guardas municipais. O efetivo da PM foi composto por batalhões da capital (12º, 13º, 20º BPMs), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Regimento de Polícia Montada (RPMon), Companhia de Eventos, e da Escola de Formação de Oficiais (EsFO).

“Esta é uma das ações de reforço no policiamento determinadas pelo plano de segurança Paraná Seguro do Governo do Estado”, afirmou o coronel Júlio Ozga Nóbrega, subcomandante-geral da PM.

RESUMO – O Batalhão de Polícia Ambiental cumpriu, na sexta-feira, 19 mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de 135 pássaros, sete armadilhas, duas caixas de transporte, 122 gaiolas e dois balões (grandes). Foram autuadas 13 pessoas e emitidas duas notificações de comparecimento. O valor total das multas aplicadas foi de R$ 74,5 mil, todas referentes às aves.

Das pessoas encaminhadas durante a operação, 11 adultos e um adolescente foram pegos com drogas – para eles, foram lavrados termos circunstanciados e ato infracional. Um homem foi levado à Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) por estar com a habilitação suspensa. Outros dois homens, um de 35 anos e outro de 27 anos, foram presos com R$ 500 em notas falsas e encaminhados à Polícia Federal.

Uma jovem de 21 anos e três rapazes, de 27, 18 e 21 anos, foram encaminhados aos Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac) por portarem uma pistola calibre 9 milímetros e aproximadamente 62 gramas de cocaína. Um homem, de 45 anos, foi encaminhado ao Ciac por portar um revólver calibre 38. Outros dois adultos foram encaminhados à Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran).

Uma mulher foi encaminhada ao Ciac por agressão e outra, por roubo a coletivo. Com a suspeita de assalto, foi recuperado o telefone celular do cobrador. Outros dois homens, ambos de 31 anos, foram presos com uma motocicleta Honda/CG 125 roubada e um GM/Corsa furtado. A dupla foi encaminhada para a Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.