sexta-feira, 16 de março de 2012

Boletim Urgente- Parlamentares dos cinco continentes debatem plataforma de cooperação para preservação dos recursos hídricos do planeta.

A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, participou nesta quinta-feira da "Conferência Parlamentar Tempo para Soluções", durante o 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, participou nesta quinta-feira da “Conferência Parlamentar Tempo para Soluções”, durante o 6º Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França. O encontro teve como objetivo criar uma plataforma de cooperação entre legisladores de todo o mundo.

Membros do poder legislativo dos cinco continentes e especialistas de diferentes organizações internacionais discutiram como criar mecanismos para que os parlamentares possam contribuir para o melhor uso e preservação de recursos hídricos do planeta. A troca de experiências e soluções entre legisladores foi o foco da sessão.

O Brasil foi representado pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO) e também pelos senadores Rodrigo Rollenberg (PSB-DF), Jorge Viana (PT-AC), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Sérgio Souza (PMDB-PR), e os deputados Irajá Abreu (PSD-TO) e Leonardo Monteiro (PT-MG).


Área de Proteção Permanente do Mundo


Durante o Fórum Mundial da Água, a presidente da CNA lançou a proposta Área de Proteção Permanente do Mundo. Elaborada em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Agência Nacional de Águas (ANA), a iniciativa é baseada na bem-sucedida experiência brasileira e visa incentivar a criação ao redor do planeta de áreas em que sejam protegidas as margens de rios e nascentes, a fim de preservar os recursos hídricos.

A senadora Kátia Abreu foi, também, uma das palestrantes no “Painel de alto nível sobre Água e segurança alimentar”. Na oportunidade, defendeu a ampla divulgação de pesquisas científicas, que permitam preservar o meio ambiente e aumentar a produção de alimentos. “A paisagem sem água é uma paisagem de deserto e é o que precisamos evitar com muita força. Repito aqui uma frase que ouvi de um produtor rural: A água faz com que a vida não se contenha”, disse a senadora.

O 6º Fórum Mundial da Água reuniu mais de 80 ministros e delegações de 180 países, em Marselha, na França, com o objetivo de aprofundar a busca por soluções para a gestão da água do planeta.