sexta-feira, 24 de junho de 2011

Acidente próximo a Faxinal no Paraná.mp4






Um acidente deixou cinco mortos e pelo menos 11 feridos no início da madrugada desta quinta-feira (23).
Todos os mortos viajavam numa caminhonete modelo Hilux com placa do município paulista de São Carlos. O veículo colidiu com um ônibus da empresa de turismo Nordeste.
 De acordo com o agente da Defesa Civil, Everton Iensen Machado de Oliveira, os animais atravessaram a pista da rodovia PR-272, no município de Faxinal, e foram atingidos pelo veículo. O carro perdeu o controle, rodou e bateu de frente contra o ônibus, que transitava em sentido contrário. O acidente aconteceu entre 0h30 e 0h45.
"O motorista do ônibus ainda tentou tirar [o veículo] para o acostamento, mas não deu tempo e houve a batida", disse o agente Oliveira ao UOL Notícias. Ele afirmou que foi o primeiro acidente desse tipo envolvendo as capivaras naquele trecho. Na região do acidente, há um córrego com mata ciliar, ambiente comum para a circulação e convivência dessa espécie de animal na região.
As vítimas são Edivaldo de Jesus Teixeira, idade ignorada, que era o motorista da caminhonete; a esposa dele, Ouseia Aparecida Ruy Teixeira, 46 anos; o filho do casal, Estênio Deivid Ruy Teixeira, 20 anos; a mãe de Edivaldo, Jaci Maria de Jesus, 80 anos; e a irmã dele, Edileuza de Jesus Teixeira, 43 anos.

O ônibus da Nordeste, que fazia a linha entre os municípios do norte do Estado e Curitiba, foi conduzido a uma garagem da empresa no município de Faxinal.
Todos os feridos, que eram passageiros do coletivo, foram atendidos por policiais e agentes da Defesa Civil. O ferido mais grave é o motorista do ônibus, que teve que ser retirado das ferragens.
As causas ainda estão sendo apuradas, mas testemunhas informaram que o motorista da caminhonete tentou desviar de um grupo de capivaras que cruzava a pista, mas perdeu-se na condução do carro e acabou batendo contra o ônibus. O carro ficou totalmente destruído. Algumas capivaras também ficaram mortas no local, que é cercado de matas e, segundo as informações, não há sinalização sobre a possibilidade de presença de animais na pista.

Segundo Devanir Lopes Leal, cunhado de Ouseia, a família residia em Carapicuíba (SP), onde Edivaldo e Ouseia administravam uma empresa de ônibus. Os cinco familiares haviam aproveitado o feriado prolongado para visitar parentes em Cruzmaltina e Lidianópolis, cidades vizinhas, perto de Ivaiporã, na região central do Paraná.