quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Beto Richa participa do desfile de 7 de Setembro em Curitiba.

O governador Beto Richa participou nesta quarta-feira (7) em Curitiba do desfile cívico-militar em comemoração aos 189 anos da Independência do Brasil. Promovido pelo Governo Estadual e as Forças Armadas, o evento foi acompanhado por um público de 8,5 mil pessoas. Cerca de 6,8 mil civis e militares desfilaram na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

“Esta é uma celebração que marca uma data importante para a História do Brasil. Mesmo com chuva, é fundamental que a população participe e viva essa festa pública em reverência à pátria”, disse o governador, que passou as tropas em revista e autorizou o início do desfile, acompanhado do general Williams José Soares, comandante da 5ª Região Militar do Exército.

O general Soares destacou a soberania do País e disse que é fundamental investir na formação patriótica das crianças. “O tempo atrapalhou, mas nada tira o brilho da data de comemoração da Independência do Brasil. Precisamos cultuar nosso passado”, afirmou.

O desfile cívico começou com a apresentação de cerca de 2 mil pessoas de 34 instituições como escolas estaduais, municipais e grupos de escoteiros. A estudante do Colégio Estadual do Paraná Emanuele Tatiana dos Santos, de 14 anos, desfilou pela primeira vez. “Acho que todos os alunos deveriam ter o interesse de representar e comemorar a Independência. Estou feliz e ansiosa. Quero desfilar novamente no ano que vem”, disse a aluna do primeiro ano do ensino médio técnico.

Para o vice-governador e secretário de Educação, Flávio Arns, o patriotismo deve ser estimulado nas escolas públicas do Paraná. “Trabalhamos juntos pela independência permanente do Brasil. É importante resgatar o civismo e mostrar às nossas crianças os valores do País. Sempre destacando o mais importante, o povo brasileiro”, afirmou.

A segunda etapa da cerimônia contou com um desfile militar promovido pelas Forças Armadas – representadas por 4 mil soldados da Marinha, Aeronáutica e Exército, com 25 blindados e 20 viaturas. A Polícia Militar do Paraná desfilou com um efetivo de aproximadamente 800 soldados, incluindo bombeiros e policiais. A parada contou ainda com 90 viaturas.

CIDADANIA – A abertura do evento foi realizada pela Liga de Defesa Nacional, entidade fundada em 1916 e que inicia os desfiles da Independência em todo o Brasil. “Uma pátria forte não é construída de um dia para o outro. É necessário que o sentimento de patriotismo seja estimulado diariamente”, disse o vice-presidente da Liga, coronel Sanderson Diotalevi.

Alvani Vaz Costa veio de Pato Branco para apresentar ao filho os costumes militares. “Existem muitas coisas bonitas para mostrar. Fiz questão de vir mesmo com a chuva forte”, disse Costa, que já foi soldado do Exército.

A professora Maria Aparecida Pereira assistiu ao filho desfilar por uma escola estadual e disse que é fundamental que as crianças conheçam as histórias e símbolos da nação. “É a formação de cidadãos de bem. Estou orgulhosa, pois a educação histórica é uma base importante”, destacou a curitibana.

A concentração dos participantes para o desfile ocorreu na Rua Marechal Hermes. De lá, seguiram pela Cândido de Abreu até a esquina com a Rua Barão de Antonina, onde foi finalizado o evento.

INTEGRAÇÃO – O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida, disse que a presença da população no desfile em um dia de chuva forte representa uma demonstração de amor à pátria. Ele afirmou que o Governo Estadual trabalhará de maneira integrada para garantir a segurança do povo paranaense. “Queremos unir todas as forças de segurança para proteger o Paraná. Com determinação do governador, vamos investir no aumento do efetivo policial”.

Também participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, além de deputados, vereadores, secretários de Estado e autoridades militares.