quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Deputados da CPI dos Leitos do SUS se encontram com ministro da Saúde


Deputados que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Leitos do SUS têm audiência marcada com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nessa quarta-feira (03) em Brasília. O objetivo é apresentar um relatório parcial do que foi apurado até agora em relação à situação dos leitos do SUS no Paraná e conhecer o projeto “Regiões de Saúde”, recentemente lançado pelo ministério. “Ao identificar a desorganização do sistema, nós da CPI há havíamos proposto os pactos regionais pela saúde, envolvendo municípios, Estado e União. Então, além de conhecer o programa, queremos que Paraná seja um dos primeiros estados do conveniados”, destaca o presidente da CPI, deputado Paranhos (PSC).

Os deputados da CPI também vão aproveitar a audiência – marcada com apoio da ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann -, para solicitar a intervenção do ministro na solução de alguns problemas em relação a leitos do SUS não utilizados em diversas regiões do estado e questões mais pontuais, como é o caso dos 133 leitos fechados no Hospital de Clínicas de Curitiba. “Vamos levar os relatórios e dizer ao ministro aquilo que sabemos sobre a saúde do Paraná. Temos dados importantes sobre a situação dos leitos e sabemos que muita coisa por ser resolvida nessa audiência”, enfatiza Paranhos.

Além do deputado Leonaldo Paranhos (PSC), devem participar da audiência os deputados Marcelo Rangel (PPS), Nelson Luersen (PDT) - relator e vice-presidente da CPI, respectivamente -, Elton Welter, (PT) e Adelino Ribeiro Silva (PSL).