quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Prefeitura e Senai formam a primeira turma de costura e modelagem industrial em Aracruz

 

Qualificar para gerar oportunidades. Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) e Senai formaram na noite de ontem (24) no Teatro Municipal, a primeira turma de Costura e Modelagem Industrial no município. “É importante perseguir um sonho e buscar sempre se qualificar”. Com estas palavras o secretário da Semde, Divaldo Crevelin, iniciou a cerimônia. “Tenho certeza que vocês estão saindo do curso diferente do que chegaram, com novas expectativas, com mais entusiasmo, além é claro de capacitados para entrar no mercado de trabalho. Para ser vencedor, temos que ter um sonho e acreditar nele”.
Crevelin destacou que a secretaria trabalha atraindo investimentos e captando recursos sempre buscando o desenvolvimento do município. “Temos atraído grandes empreendimentos para Aracruz, queremos oferecer oportunidades para todos, só que para isso é necessário que as pessoas se qualifiquem para ocupar as vagas de emprego que estão surgindo”. O secretário ressaltou ainda que está trabalhando para inserir a mão de obra feminina neste contexto. “Formalizamos só este ano 17 empresas do setor têxtil que estavam trabalhando na informalidade. Saímos de nove para 26 empresas no município neste segmento. A Semde investiu aproximadamente R$ 80 mil no setor de confecção em Aracruz”.
Segundo o gerente administrativo do Senai, José Braz Viçose, a proposta, ao conceber este curso, foi apoiar o desenvolvimento do setor têxtil através da preparação de pessoas que trabalham com processos produtivos. “Estes formandos são profissionais habilitados para contribuir qualitativamente com a produção no município”. Braz comentou que as ações realizadas pela atual administração para qualificar a mão de obra local é muito importante e que ele não vê está iniciativa em outros municípios. “A prefeitura não tem medido esforços para capacitar os jovens aracruzenses, mas é necessário o empenho de cada um”.
O coordenador do Projeto Pró-Costura, Apolo Bridgestone, falou da parceria entre prefeitura, Senai, Sebrae e outras instituições. “A parceria com estas instituições foi um sonho que consegui realizar porque é muito importante para a cidade. Tenho certeza que estes alunos estão saindo daqui muito bem preparados para o mercado de trabalho, pois o Senai tem muita qualidade”. Bridgestone explicou o trabalho realizado com o Pró-Costura. “O projeto visa o desenvolvimento do setor de confecção no município. Oferecemos informações para que as pessoas pudessem se profissionalizar e sair da informalidade”.
O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, ressaltou que com a profissionalização, esses jovens vão lutar por uma vaga no mercado de trabalho e conquistar a sua dignidade. “Esta formatura é motivo de orgulho para prefeitura. Estamos formando jovens com garra que merecem nosso parabéns. Nossa preocupação não é apenas formá-los para o mercado de trabalho, mas para a vida”. O evento também foi marcado por um desfile das peças de roupas desenhadas e confeccionadas pelos próprios alunos dos cursos, que poderão ser utilizadas por vários segmentos da sociedade, conseguindo assim, chegar ao objetivo principal da capacitação que é inserir os jovens no mercado de trabalho. A formatura dos cursos de Costura e Modelagem Industrial terminou com a