quinta-feira, 7 de abril de 2011

LIDIANÓPOLIS -DEPOIS DE NOSSAS RECLAMAÇÕES TIVEMOS O RESPALDO DE REPOSTA, O PRIMEIRO QUE SE MANIFESTOU FOI O BLOG LIDIANÓPOLIS NIWS.VEJÁ A SUA SUJESTÃO É VERDADE OU QUASE RESPONDEU.

 LIDIANÓPOLIS - DESTÁQUE, ALGUNS BLOGS DE LIDIANÓPOLIS E REGIÃO VALE DO IVAÍ, NÃO SE SABE SE É DE MEIO DE CUMUNICAÇÃO OU DE DIVULGAÇÃO PORNOGRAFICA , NÃO TEM COERÊNCIA E RESPEITO MORAIS COM A TRASPARÊNCIA, ESSE É O CAMINHO QUE ESSE GLOGSTAS FAZ PARA CHAMAR ATENÇÃO : VOÇÊ LEITOR LEIA SUAS INFORMAÇÕES EM JORNAIS QUE RESPEITE VOÇÊ E A COMUNIDADE.

QUER CHAMAR  ATENÇÃO  COLOQUE  UMA  MELANCIA NA CABEÇA.

 LIDIANÓPOLIS - VOCÊ ACREDITÁ EU NÃO? QUE AINDA EXISTE A VERDADE EM UM MEIO DE COMUNICAÇÃO QUE NOSSOS JEVENS LEAM TODOS OS DIAS VOÇÊ PAI OU MÃE COMCORDA COM ISSO? DEPOIS FALAM QUE A SOCIEDADE NÃO TEM NADA VER COM A EDUCAÇÃO DE UM POVO, ATÉ QUANDO ISSO VAI? DEPOIS ACHÃO RUIM QUANDO PUBLICAMPOS A VERDADE (DOI NÉ), EM COM FUNDAMENTOS DE RESPOSTAS DIGO?

 - O BLOG LIDIANÓPOLI NIWS SITÁ MUITO SOBRE POLITÍCA EM SUA JUSTIFICATIVA. PARA ELES É NORMAL PUBLICAR FOTOS SEXUAIS EM SUAS MATÉRIAS, DIZEM QUE PUBLICAMOS MENTIRAS E ELES NÃO! VEJÁ VOÇÊ MESMO: A partir de hoje estaremos publicando a verdadeira noticias e acontecimentos, principalmente da nossa querida cidade, pois todos esses tempos só publicaram mentira e só apartir de hoje iram publicar a verdades ÁÁÁ!VOCÊ ACREDITA?

       Á verdade ÁÁÁ!VOCÊ ACREDITA? LIDIANÓPOLIS sempre buscando o melhor para a sua população, este é o objetivo de construir cada vez mais, em respeito e agradecimento pela confiança que depositaram em cada um desses representantes, sendo assim todas as conquistas alcançadas pelo nosso município, é mérito de um trabalho sério e digno.

 Verdade ÁÁÁ!VOCÊ ACREDITA?

 VOÇÊ VE QUE O ALTOR FALA LÁ NO FUNDO PUCHANDO O SACO DE ALGUEM, QUEM SERÁ? DIGO OU NÃO DIGO?


OBRIGADO: AOS BLOGSTAS VISITANTES.

VEJÁ AS RESPOSTAS, QUASE RESPONDEU, AS LETRAS MIAS ESCURAS SÃO AS JUSTIFICATIVAS. ABAIXO>

RESPONDENDO A CRITICA DE UM BLOG:

Um blog, trás uma informação bastante coriosa, revela que o nosso jornal mostra algumas fotos mulheres bonitas, e, que realmente chama a atenção dos nossos internautas, principalmente dos homens, por mostrar fotos como qualquer outro meio de comunicação séria vem mostrando. As pessoas bonitas merecem destaque por que a maioria dos homens gosta e apreciar, o que é bonito é pra si mostrar. Nós estaremos trazendo algo diferente, estaremos colocando algumas fotos de homens também, assim estaremos atendendo todos os gosto dos nosssos internautas, gosto é gosto isso não se discute. Em relação a máscara "melância" ela poderá servir para ajudar pessoas a ter uma visão melhor, a ver a verdadeiras obras construidas na cidade de Lidianópolis pela administração municipal. Alguns blogs se diz sério mas até agora nós só vemos mentiras em todas as noticias publicadas em relação a cidade de lidianópolis. Aproveitando o momento, dizer para esse nosso seguidor, acesse mais o lidianopolisnews, é assim que crescemos, e temos credibilidade com as informações, não só de lidianópolis mas sim do mundo todo, são críticas construtivas, nada melhor para que possamos ver qual é o gosto dos nossos internautas. O nosso site tem sido visitado em média, por dia mais de 300 acessos, são pessoas que acompanha as noticiais do mundo todo, isto si torna gratificante onde sabemos que temos falhas, mas sempre nós buscamos à errar menos é acertar mais, desta forma que nós nos tornamos uma das revista eletrônica mais acessada nos dias atuais. A partir de hoje estaremos publicando a verdadeira noticias e acontecimentos, principalmente da nossa querida cidade, as conquista, realizações que os nossos representantes políticos conquistou para cada cidadão que aqui reside. Lidianópolis sempre buscando o melhor para a sua população, este é o objetivo de construir cada vez mais, em respeito e agradecimento pela confiânça que depositaram em cada um desses representes, sendo assim todas as conquista alcançada pelo nosso municipio, é mérito de um trabalho sério e digno.
0 co














FONTE: LIDIANÓPOLIS NIWS.

BRASIL - RIO DE JANEIRO, Sargento da PM que imobilizou atirador em escola é visto como herói, Redação SRZD | Rio+ | 07/04/2011 13h47.

Foto: Reprodução de TVO sargento da Polícia Militar, Márcio Alexandre Alves, de 38 anos, foi tratado como herói pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito Eduardo Paes após o ataque que deixou pelo menos 12 mortos na Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira.

"O sargento Alves foi, sem duvida nenhuma, fundamental, porque ele (atirador) já estava preparadao para mais disparos", elogiou cabral.

Paes também fez questão de prestar homenagem ao sargento.

"A gente está diante de uma tragédia que podia ser muito pior, senão fosse a ação de um PM, de um herói, que conseguiu impedir que ele continuasse esse massacre", disse.

O sargento Alves também participou da entrevista coletiva e contou como foi a ação, lembrando que participava de uma operação, junto ao Detro, a poucos metros da escola e foi acionado por um aluno ferido no ataque. Ele destacou um gesto marcante, quando uma aluna se dirigiu até ele, o beijou e agradeceu muito por ter evitado uma tragédia maior.

BRASIL -RIO DE JANEIRO Após massacre, Paes garante que escola em Realengo não será fechada, Redação SRZD | Rio+ | 07/04/2011 13h29.

Foto: Reprodução de TVDurante entrevista coletiva sobre o ataque na Escola municipal Tasso da Silveira, que deixou pelo menos 12 mortos, o prefeito Eduardo Paes, disse que a preocupação, a partir de agora, é com a escola, que é "um lugar feito para construir sonhos, mas foi transformado em um inferno".

Paes garantiu que a escola, que comemora 40 anos nesta quinta-feira, não será fechada e retomará as ativides o mais rápido possível.

"É uma escola que atende crianças especiais, crianças com deficiência visual, auditiva, que tem intérprete de línguas, ou seja, um espaço que busca estar o mais aberto possivel para a comunidade. É local de integracaço, não de se esconder das coisas que acontecem", disse.

O prefeito ainda mostrou solidariedade com os pais que perderam seus filhos no ataque.

"Dizer que esses pais e essas mães contam com nosso apoio, nosso carinho, nossa proteção".

BRASIL -RIO DE JANEIRO,'Temos obrigação de dar nossa solidariedade', diz Cabral sobre ataque em escola, Redação SRZD Rio+ | 07/04/2011, 13h17.

.Foto: Reprodução de TVO governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse, durante entrevista coletiva na Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira, que está "chocado como todos os brasileiros com o evento".

"Acredito que o que temos a obrigação de fazer é dar nossa solidariedade, nosso apoio às famílias dos meninos e meninas jovens vítimas desse psicopata, desse animal, dessa brutalidade", disse.

Cabral fez questão de destacar a participação do sargento Alves, da Polícia Militar, que foi até a escola, após ser avisado por um aluno ferido, e impediu que o atirador fizesse mais vítimas, já que estava subindo as escadas da escola, se dirigindo para outra sala de aula.

Ainda segundo o governador, as autoridades vão aguardar as informações sobre a experiência do atirador com armas, já que usou armamento profissional.

BRASIL - RIO DE JANEIRO - Ex-aluno abre fogo contra escola de Realengo e mata pelo menos 11 crianças. MAIS DETALES REDAÇÃO SRZD RIO.

Foto: Reprodução de TVO ataque à Escola municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira, deixou 11 mortos, segundo confirmação da Secretaria de Saúde. Entre eles, nove são meninas e um menino, além do próprio atirador.

O homem, identificado como Welington Menezes de Oliveira, de 24 anos, seria ex-aluno do colégio e teria entrado no local alegando ser palestrante. Ele se dirigiu até uma professora para solicitar seu histórico escolar e foi reconhcido por ela. A professora, então, pediu que ele aguardasse. Nesse momento, o homem se dirigiu até uma sala de aula e efetuou inúmeros disparos. A Polícia Militar confirmou que policiais faziam uma operação, junto ao Detro, em uma rua próxima à escola. Após a invasão, dois alunos feridos teriam se dirigido até os policiais para avisar do ocorrido. Os estudantes foram socorridos e os agentes seguiram para a escola. Quando chegaram, o atirador estava subindo as escadas para se dirigir a uma outra sala de aula, onde faria mais vítimas. Porém, os policiais conseguiram imobilizar o homem e atiraram em sua perna. Nesse momento, Welington atirou contra sua própria cabeça. Testemunhas contaram que o homem mirou na cabeça das crianças e efetuou os disparos. Segundo a polícia, Welington usou armas profissionais no ataque e munição pesada, que poderia estar escondida embaixo da roupa, na região da cintura.
O suicídio já teria sido premeditado, conforme a carta escrita por ele, encontrada no local do crime. Segundo as primeiras informações da polícia, o texto é confuso e faz referências ao terrorismo.

A escola, que fica na Rua Bernardino de Matos, foi isolada pela polícia e a via também foi interditada para que o resgate das vítimas fosse feito. Os 18 feridos foram encaminhados para três hospitais da região, especialmente para o Albert Schweitzer. Os que estão em estado mais grave, foram transferidos para o Hospital Adão Pereira Nunes, na Baixada Fluminense. O Secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, disse que sete crianças ainda não foram identificadas.
A movimentação ao redor da escola foi intensa. Muitos pais foram até o local, desesperados, na tentativa de saber notícias sobre os filhos. Alunos e professores ficaram em estado de choque e alguns chegaram a desmaiar.
A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, estava em Washington, nos Estados Unidos, para participar de uma palestra, quando soube do episódio. Ela está a caminho do Rio de Janeiro. O governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e a chefe da Polícia Civil foram até o local.

BRASIL - RIO DE JANEIRO - Homem entra em escola e atira em alunos no Rio de Janeiro.VEJÁ A REPORTAGEN COMPLETÁ NA REVISTA ÉPOCA.

13h10 - O atirador Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, estava com um fone de ouvido, aparentemente escutando música, e ria enquanto disparava contra os estudantes. Essa foi a descrição dada por uma das vítimas ao vigilante Jaderson Barbosa, de 29 anos. Ele conversou com a reportagem de ÉPOCA no Hospital Albert Schweitzer. Barbosa passava de moto em frente à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, quando ouviu a confusão e socorreu uma menina baleada. Ele diz que ela estava com ferimentos nas duas mãos e no ombro. A adolescente teria levado três tiros.
13h08 - O secretário de Saúde do Rio, Sérgio Cortês, confirmou que pelo menos mais quatro crianças hospitalizadas estariam em estado grave. “Nossa maior preocupação agora é com essas quatro crianças”, disse. Segundo ele, essas crianças estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
13h01 – Confira o discurso da presidente Dilma Rousseff: “Não vou fazer discurso porque temos que lamentar o que aconteceu em Realengo com crianças indefesas. Não é característica em nosso país ocorrer esse tipo de crime, por isso considero que nós todos aqui presentes, homens e mulheres, estamos unidos no repúdio àqueles atos de violência, sobretudo contra crianças indefesas. Por isso, termino meu pronunciamento aos empreendedores homenageando as crianças inocentes que perderam a vida lá em Realengo”, disse. Nesse momento, a presidente começou a chorar e, muito emocionada, pediu um minuto de silêncio: “E proponho agora um minuto de silêncio para que nós mostremos a nossa homenagem a esses brasileirinhos que foram retirados tão cedo da vida.”
12h59 - Atualização: O secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro revisou o número de crianças mortas: agora são 12.
12h54 - Durante coletiva de imprensa, a chefe da polícia civil do Rio de Janeiro, delegada Martha Rocha, afirmou que já estão sendo ouvidas todas as testemunhas que presenciaram o crime. Segundo ela, a carta deixada pelo assassino, que teria conteúdo religioso e extremista, ainda está sendo analisada e não constitui a única evidência do crime. Ela também informou que o ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira pôde entrar na escola devido às comemorações de 40 anos da instituição – ele era um dos ex-alunos que palestrariam durante o dia.
12h50 – A presidente Dilma Rousseff, que participaria de uma cerimônia na manhã desta quinta em Brasília, se emocionou e chorou ao comentar o massacre no Rio de Janeiro. “Não vou fazer discurso porque temos que lamentar o que aconteceu em Realengo com crianças indefesas. Não é característica em nosso país ocorrer esse tipo de crime, por isso considero que nós todos aqui presentes estamos unidos no repúdio àqueles ato de violência, sobretudo contra crianças indefesas”, disse.
12h45 - O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortes, confirmou à GloboNews que o número de mortos no tiroteio da escola Tasso de Silveira é de 11 crianças, sendo dez meninas e um menino – mais o atirador, que se suicidou. Mais outros tantos alunos foram encaminhados aos hospitais da região: dois passam por cirurgia no Hospital Albert Schweister e um está sendo operado em outro hospital.
12h20 -O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, fala com os jornalistas. “Quero agradecer ao sargento Alves, terceiro sargento da PM, que foi um herói”, disse. O sargento foi o primeiro policial a entrar na escola, depois de dois alunos e uma professora terem conseguido fugir para pedir socorro. Ele estava em uma operação do Departamento de Transportes Rodoviário (Detro) a dois quarteirões da escola. “O sargento Alves foi, sem dúvida nenhuma, fundamental, porque ele [o atirador] estava preparado, segundo os policiais para mais disparos”.
11h36 -Outro pai de aluno que entrou na escola diz que o atirador usava botas pretas, calça preta com um cinturão e uma blusa verde. O filho contou que a professora, ao ouvir os disparou, trancou a porta, bloqueando-a com cadeiras e mesas e mandou todos os estudantes correrem para o fundo da sala e deitar no chão.

11h30 -Atualização do número de vítimas: 10 mortos (um menino e nove meninas) e 17 feridos. O atirador também morreu.
11h22 -O pai de um dos alunos, que entrou na escola para socorrer as crianças, descreveu à Globo News a cena de horror na escola: “Uma imagem de guerra. Uma montanha de adolescentes todos feridos. O atirador caído na escada. Entrei para resgatar meu filho, que tem 11 anos. Depois passei a socorrer as crianças. Muito feridas. Nunca tinha visto coisa igual, a não ser nos Estados Unidos, nos outros países”.
11h13 - As informações sobre o conteúdo da carta que o atirador deixou após o atentado na escola ainda são desconexas e desencontradas, mas há indícios de que Wellington Menezes de Oliveira poderia estar ligado a fundamentalistas islâmicos.
Segundo a Globo News, a polícia informou que a carta “tinha referências à religião muçulmana”. O site do jornal O Globo cita entrevista do comandante do 14º Batalhão da PM, Djalma Beltrame, à Band News, que afirmou que o conteúdo da carta teria “características fundamentalistas”. “Ele entrava na internet para ter acesso a coisas que não fazem parte do nosso povo. É um louco. Só uma pessoa alucinada poderia fazer isso com crianças”, disse.
Em entrevista à rádio Band News FM, citada pelo portal Terra, Rosilane Menezes de Oliveira, de 49 anos, irmã de criação do suspeito, afirmou que “ele ficava muito tempo no computador, falava frequentemente coisas ininteligíveis sobre islamismo e havia deixado a barba crescer.”
11h04 – A família do atirador disse, segundo a Globo News, que ele era filho adotivo e estava fora de casa há oito meses.
10h50 – Segundo uma repórter da Globo News, que está em frente ao Hospital Estadual Albert Schweitzer, também em Realengo, a situação no local é muito tensa. Muitas mães de vítimas passam mal e são atendidas na enfermaria do hospital, que ampliou sua capacidade. Dois helicópteros estão transferindo os feridos da escola para o Albert Schweitzer. Quem não for atendido lá será transferido para outro hospital próximo.
10h48 – O subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, deu entrevista à Globo News: “Está todo mundo tenso. Todo mundo chocado. Tivemos 13 óbitos. O rapaz que efetuou os disparos era um ex-aluno e entrou na escola bem arrumado dizendo que ia dar uma palestra. As salas estão lacradas. Não dá nem para comentar. Um momento de muita tristeza”.
10h45 - Em entrevista à GloboNews, o coronel Djalma Beltrame, comandante do 14º Batalhão da PM do Rio, deu mais detalhes sobre como o tiroteio ocorreu. Segundo ele, um aluno ferido pelo atirador conseguiu fugir e avisou um policial que apoiava uma blitz do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro)  sobre o que estava ocorrendo. O policial entrou na escola e trocou tiros com o atirador. Se não fosse o pedido de socorro do estudante e a chegada do PM, a tragédia teria sido maior: “Ele tinha munição para matar muito mais gente”.
10h44 – Em entrevista à GloboNews, o coronel Djalma Beltrame, comandante do 14º Batalhão da PM do Rio, deu mais detalhes sobre como o tiroteio ocorreu. Segundo ele, um aluno ferido pelo atirador conseguiu fugir e avisou a polícia sobre o que estava ocorrendo. Os policiais invadiram a escola e trocaram tiros com o atirador. “Ele tinha munição para matar muito mais gente”, disse.
10h44 – Jornal britânico Guardian informa em português no Twitter sobre a tragédia na escola do Rio.
10h37 – O Hemorio pede doações de sangue para ajudar no atendimento das vítimas no Hospital Albert Schweitzer.
10h30 – A assessoria de imprensa da Polícia Militar envia a seguinte nota: “As informações iniciais do 14º BPM (Bangu) dão conta de que um homem teria entrado na escola por volta das 8h da manhã e teria feito vários disparos. Ele foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, e seria ex-aluno. Depois dos disparos ele teria se suicidado. Algumas crianças foram feridas e socorridas ao Hospital Albert Schweitzer. Não temos o número preciso de vítimas. Policiais militares estão no local e em breve nos retornam com mais detalhes”.
10h24 - Segundo a GloboNews, agora são 13 mortos e 22 feridos 17 feridos. Entre os mortos está o atirador, identificado como Wellington Menezes de Oliveira.

Aluno ferido na Escola Municipal Tasso da Silveira é socorrido (Foto: Gabreil de Paiva / Agência O Globo)
10h18 - A GloboNews traz novas informações. Um grupo de policiais que estava realizando uma operação contra van ilegais na região de Realengo teria sido o primeiro a chegar à escola. Os policiais teriam ouvido os tiros e gritos e ido até a escola.
10h15 - O repórter Lucas Hackradt envia a seguinte informação, vinda da Secretaria de Educação do Rio:
A Escola Municipal Tasso da Silveira, na zona oeste do Rio de Janeiro, atende a 999 alunos do 4º ao 9º ano. No período da manhã, são 14 turmas e 400 alunos
10h12 - Segundo o hospital Albert Schweitzer, há nove pessoas mortas e 22 feridas.
10h10 - A GloboNews cita o coronel Djalma Beltrame, comandante do 14º Batalhão da PM (Bangu). Ele
afirmou que o atirador era Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, ex-aluno da escola. “Ele tinha a determinação de se suicidar depois da tragédia”, afirmou Beltrami, acrescentando que uma carta deixada pelo suposto atirador foi entregue a agentes da Divisão de Homicídios.
09h53 - Um homem entrou atirando na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (7). Ainda não há informações precisas sobre o número de feridos. Seriam cerca de 15 feridos, entre funcionários e estudantes. As vítimas foram levadas para o Hospital Albert Schweitzer. O relações-públicas da Polícia Militar, o coronel Ibis Pereira, informou ao G1 que a primeira equipe da PM que chegou à escola trocou tiros com o suspeito.

10 Comentários para “Homem entra em escola e atira em alunos no Rio de Janeiro”

  1. 1
    Marta Queiroz:
    Que Deus de paz para essas vitimas e cuide dessas familias!
  2. 2
    Mauricio Joffre da Silva:
    E um dos meus comentários aqui eu ainda disse, sobre os atiradores lá nos Estados Unidos, que matam e depois se suicidam, de que, “se essa moda pega”. Tudo bem, agora acontece essa fatalidade, no Rio de Janeiro. Não sabemos dizer porque motivo. Fato inusitado esse, entrar atirando numa escola e depois se suicidou. Pessoas que nada têm a ver, acabam perdendo suas vidas e outras ficam feridas. Não temos segurança 100% em lugar nenhum. Corremos riscos de estarmos num lugar qualquer, e um psicopata com esse entrar atirando por motivos ignorados e atingir a nós todos. Até onde vamos parar com tudo isso?
  3. 3
    AL:
    Agora é concentrar esforços para ajudar as vítimas feridas e as famílias das vítimas fatais. E isso está sendo feito. Se a polícia matou esse demônio, fez certo, poupou a vida de mais pessoas. Nem percam o tempo tentando entender essa mente criminosa. Esse demônio no meu entendimento não interessa a sociedade, deixa que as pessoas ligadas a ele que se virem.
  4. 4
    Havlyson Langer Bueno:
    Que irresponsabilidade citar o Islamismo sem confirmação deste “BOATO”, e esse tipo de imprensa que podemos esperar de vcs?
  5. 5
    Havlyson Langer Bueno:
    Que irresponsabilidade citar o Islamismo sem confirmação deste \"BOATO\", e esse tipo de imprensa que podemos esperar de vcs?
  6. 6
    Lucila:
    bom dia!
    Eu sei que nada justifica uma pessoa tirar
    a vida de outro inda mais inocentes.
    Não estou a favor desse matador mas acredito que essa pessoa estava tão indiguinada tão revoldada com a escola que provalvelmante descrininou quando criança e porque é assim
    nas escolas a equipe pedagogica não faz um trabalho contra preconceito ela tá aí só pra passar para os alunos o que está no livro didatico.As vezes os professores até veem
    os alunos sendo descriminado dentro da escola
    porém nada fazem.Sabe lá quanto essa criança ouviu e creceu ouvindo e todos fecharam as portas quando ele mais precisou.As crianças não nascem mostros a sociedade os torna.
    Nao julgo esse pobre coitado mas nossos governantes que nada fazem por uma boa educação.
  7. 7
    Willian Brasil:
    Mai um IslamiCU maluco que lê estes versus satânicos e vira assassino covarde!!!!
  8. 8
    Nelly:
    Acho que religiões como estas deveriam ser banidas da cultura, vez ou outra ouvimos notícias referentes ao islanismo e a mulçumanos que matam pessoas inocentes, por ideais concentrados na cultura deles e no que eles acham… Quantas pessoas inocentes seram mortas por conta de um ideal religioso??? Quando as autoridades religiosas iram tomar uma posi~ção referente a isso?
  9. 9
    Celso:
    Nós tivemos a chance de acabar com o comércio de armas através de plebiscito, mas os políticos que ganham dinheiro com a venda de armas nos enganaram e perdemos a chance. Quem sabe quando evoluirmos mais?
  10. 10
    Samuel A. M.:
    Agora terrorismo está se infiltrando até mesmo no Brasil!! Coisa de outro mundo mesmo. Eu não entendo o que a pessoa ganha com isso.

terça-feira, 5 de abril de 2011

LIDIANÓPOLIS - VOÇÊ JÁ FOI VIAJAR? QUANDO FOR LEVE O GUARDA CHUVA , PORQUE CHOVE MAIS DENTRO DOQUE FORÁ.


LIDIANÓPOLIS - DESTÁQUE, ALGUNS BLOGS DE LIDIANÓPOLIS E REGIÃO VALE DO IVAÍ, NÃO SE SABE SE É DE MEIO DE CUMUNICAÇÃO OU DE DIVULGAÇÃO PORNOGRAFICA , NÃO TEM COERÊNCIA E RESPEITO MORAIS COM A TRASPARÊNCIA, ESSE É O CAMINHO QUE ESSE GLOGSTAS FAZ PARA CHAMAR ATENÇÃO : VOÇÊ LEITOR LEIA SUAS INFORMAÇÕES EM JORNAIS QUE RESPEITE VOÇÊ E A COMUNIDADE.

QUER CHAMAR  ATENÇÃO  COLOQUE  UMA  MELANCIA NA CABEÇA.

CURITIBA - Coelho da Páscoa chega mais cedo para 500 crianças na cic.


Esta é uma festa para todas as crianças que participam de programas sociais nest ...
O Coelho da Páscoa chegou mais cedo para 500 meninos e meninas que moram na CIC. Eles ganharam nesta segunda-feira (4) ovos de chocolate da Campanha de Páscoa 2011 promovida pela Fundação de Ação Social (FAS), em parceria com o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).
“Esta é uma festa para todas as crianças que participam de programas sociais nesta região. Um evento preparado com muito carinho por todos nós para levar mais alegria e esperança ao coração de todos vocês”, disse a presidente da FAS, Marry Ducci.
No evento foram beneficiados crianças e adolescentes participantes de programas sociais em instituições que ficam na Regional CIC (ver relação abaixo). A campanha vai entregar chocolates, doces e guloseimas para cerca de 70 mil crianças e adolescentes até o domingo da Páscoa, 24 de abril.
A festa contou com também apresentações de mágicos e brincadeiras animadas pelo palhaço Piri, da Agência Piri & Cia. O momento mais aguardado foi a chegada dos Coelhos de Páscoa, que entregaram os ovos de chocolate. “É muita alegria para estas crianças que passam o ano todo aguardando este momento”, afirmou Irmã Lucia Pereira dos Santos, da Sociedade Paranaense Divina Providencia.
O repasse também foi acompanhado pelo administrador da Regional CIC, José Dirceu de Matos, que representou no evento o prefeito Luciano Ducci. Também participaram a presidente do IPCC, Helena Pereira Oliveira, o secretário de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes, e o vereador Dirceu Moreira.
"Além dos eventos festivos estaremos também enviando doces e guloseimas para instituições sociais parceiras instaladas em diversas regiões da cidade”, afirmou Helena Oliveira, presidente do IPCC. As doações também são resultados de repasses feitos por empresas parceiras do Instituto.
Quem quiser contribuir com doações, poderá entregar uma caixa de bombom nos postos de coleta instalados na rede de supermercados Walmart (BIG, TODO DIA, MAXXI, MERCADORAMA, WALMART); em lojas de FARMÁCIA NISSEI, nas unidades SUBWAY e no PARK SHOPPING BARIGUI (ver endereços abaixo). As doações também podem ser feitas diretamente ao IPCC pelo telefone (41) 3350-3514.

Campanha de Páscoa: 70 mil crianças e adolescentes vão receber chocolates - TV Prefeitura - Prefeitura Municipal de Curitiba

Campanha de Páscoa: 70 mil crianças e adolescentes vão receber chocolates - TV Prefeitura - Prefeitura Municipal de Curitiba

IVAIPORÃ - Prefeitura investe em cursos de informática.


Buscando a inclusão digital a Prefeitura de Ivaiporã, por meio da Agência do Trabalhador e parceria com o Funtel Curso Profissionalizante está realizando o curso de Informática Básica. Com objetivo de melhor atender os participantes, houve uma adequação no conteúdo programático e atualmente são aplicados em sala de aula os seguintes programas: Word, Excel, Power Point e Internet. Com carga horária de 40 horas/aula o curso atende atualmente 40 alunos por mês.
Segundo a administração municipal, o objetivo é levar a inclusão digital ao maior número de pessoas possível, portanto, enquanto houver interessados, o curso estará sendo realizado. Na próxima segunda-feira (4) tem início uma nova turma e segundo a instrutora da Funtel, Maria Eliza Wielewski ainda há vagas disponíveis. Os interessados devem comparecer a Agência do trabalhador ou ligar para o telefone 3472-4553.
Para a instrutora, o aproveitamento dos alunos é muito bom e tem sido em média de 85%. “A maioria deles, nunca tiveram contato com a informática. No entanto, temos notado muito interesse dos participantes”, diz Maria Eliza. Desde que foi iniciada, a parceria formou aproximadamente 400 alunos.

IVAIPORÃ - Empresa doa computadores para projeto social em Ivaiporã.

A concessionária de veículos Copava fez a doação de dez computadores para o projeto social Irmão Caçula, em Ivaiporã. A entrega ocorreu nesta quarta-feira (30), na sede da entidade social. Os equipamentos permitirão que cerca de 120 crianças e adolescentes, com idades entre seis e 17 anos, tenham acesso à informática.
Segundo o gerente da Copava, Everaldo Carlos Messiano, a empresa tem buscado cada vez mais estreitar o contato com os trabalhos sociais em comunidades carentes nas cidades onde atua. “A intenção não é simplesmente fazer a entrega. Com essa iniciativa queremos sensibilizar os funcionários da Copava e também a sociedade a desenvolver ações sociais”, assinalou Messiano. Em Ivaiporã a Copava tem como parceira a agência dos Correios, que pesquisa as entidades com maiores necessidades de apoio.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Pastor Cecílio Faustino Filho o desenvolvimento da responsabilidade social das empresas é muito importante já que, só o governo, não dá conta das necessidades sociais. “São empresas sensíveis aos programas sociais que visa tirar as crianças da rua e potencializá-las para que eles possam se inserir com condições de igualdade no mercado de trabalho”, comentou Faustino Filho.
O Irmão Caçula tem como objetivo amparar as crianças de famílias de baixa renda ou que fazem parte do Programa Bolsa Família, onde as mesmas fazem contraturno com a escola. “Realizamos atividades que favorecem o desenvolvimento dessas crianças. Essas atividades refletem de forma positiva na família, escola e sociedade”, assinala o secretário.

LUNARDELLI - Reforma no Posto de Saúde do Distrito Primavera.


Esta sendo executada a ampliação do posto de saúde do Distrito Primavera em convênio com o Ministério da Saúde, através do Programa FUNASA. A ampliação visa a reforma do prédio do posto antigo e construção do consultório dentário para melhorar as condições de atendimento. A obra se encontra com 66 % da construção concluída e tem previsão de entrega em 90 dias.

LUNARDELLI - Construção de 44 Casas Populares em Lunardelli.


 

Em poucas semanas se dará o término da construção das 44 casas do Programa Casa da Família em Lunardelli pela COHAPAR (Companhia de Habitação do Paraná). Essa primeira etapa, do tipo caução, está prevista para ser entregue em abril após a conclusão dos serviços da SANEPAR e COPEL, a segunda etapa que será sob hipoteca terá seu inicio ainda neste primeiro semestre de 2011.

PARANÁ - Seção Braille da Biblioteca Pública tem 25 mil livros.

Uma das bibliotecas para deficientes visuais mais completas do Brasil está em Curitiba. A Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná – unidade da Secretaria de Estado da Cultura – conta com livros falados e em Braille, tanto para crianças como para adultos. Localizado no primeiro andar da biblioteca, o espaço abriga um acervo composto de 22.219 livros digitalizados, 1.956 livros gravados e 1.021 livros em Braille (sendo 404 infantis). O setor possui também um scanner digital, que auxilia na ampliação do número de livros, e uma impressora Braille.
Neste ano, a seção foi contemplada com uma verba de R$ 85 mil pelo Ministério da Cultura – por intermédio do Edital Mais Cultura, categoria 3, de apoio a bibliotecas acessíveis. De acordo com Aírton Marques, coordenador da seção, esse dinheiro será usado para a compra de scanners falados, um software de vozes sintéticas e uma impressora Braille que imprime dos dois lados – a atual imprime apenas de um. “Com essas melhorias, o trabalho na Biblioteca Pública vai ser ainda melhor”, diz Marques.
Para o coordenador da seção, a compra de novos equipamentos é importante para atender não só as 150 pessoas que vão todo o mês ao espaço, mas também para atrair novos usuários. “Vamos começar uma campanha para que mais deficientes visuais tenham acesso à cultura”, reforça. “Afinal, temos uma das bibliotecas para deficientes mais completas do Brasil.”
Marques e sua equipe contam com a ajuda de 22 voluntários, que trabalham principalmente na correção dos textos. “Quando a gente escaneia ou digitaliza os livros, pode escapar algum erro, e os voluntários fazem as correções necessárias”, explica Aírton. Para ser voluntário, é só se cadastrar na Ong Ação Voluntária ou comparecer pessoalmente ao local.
É importante lembrar que a Seção Braille da Biblioteca Pública do Paraná não trabalha com livros didáticos. Para ter acesso ao material, é necessário fazer uma carteirinha de usuário. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h. Mais informações pelo telefone (41) 3221-4985.

PARANÁ - Campanha de vacinação antirrábica canina vai ser realizada em setembro.

O Ministério da Saúde anunciou que a campanha de vacinação antirrábica canina será realizada em setembro no Paraná. Atualmente, o Estado é o único da região Sul onde se realiza a campanha, devido à ocorrência de raiva em cães de Foz do Iguaçu em 2002. Serão vacinados mais de 152 mil cães e gatos de 11 municípios do Oeste do Estado, na fronteira com o Paraguai.
Para vacinar todos os cães e gatos, técnicos do Centro de Controle de Zoonoses de Foz do Iguaçu e das secretarias municipais de Itaipulândia, Missal, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Oeste, Entre Rios do Oeste, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Mercedes e Pato Bragado irão de casa em casa para aplicar a vacina nos animais.
“A raiva é uma doença grave e a vacina é a única forma de preveni-la”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. Em humanos, a doença é 100% letal.
Além de cães e gatos, os morcegos - independente da espécie - podem transmitir o vírus da raiva. O protocolo de atendimento neste caso é a sorovacinação. “Os morcegos são animais silvestres protegidos por lei (9.605, de Crimes Ambientais) e somente ações coordenadas por agentes oficiais podem ser efetivadas. Por isso deve-se evitar todo o tipo de contato com estes animais”, explica a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Raiva, Márcia Zinelli da Silveira.
Os últimos casos de raiva humana no Paraná ocorreram em 1977 (por cão) e em 1987 por morcego (confirmação clínica e epidemiológica), no município de Rio Branco do Sul. Em 2002 foram registrados duas mortes por raiva humana em Foz do Iguaçu de pacientes vindos de Ciudad del Este, no Paraguai. Estes casos foram considerados importados.
VACINA - O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) será o laboratório responsável pela produção e fornecimento da vacina antirrábica canina 2011. Segundo a nota técnica do Ministério da Saúde, serão 32 milhões de doses para todo o País.
O que fazer caso seja mordido por um cão ou gato:

- Lavar o local da ferida imediatamente com água e sabão;

- Procurar a Unidade de Saúde mais próxima para receber o atendimento profilático da raiva (soro e vacina), conforme a avaliação da equipe de enfermagem;

- Informar o médico ou enfermeiro se o animal é de proprietário conhecido, para que a vigilância em saúde do município ou equipe do Centro de Controle de Zoonoses possa realizar o monitoramento diário (durante 10 dias). Caso o cão permaneça saudável, libera-se o paciente. No entanto, se o cão apresentar sintomas de raiva, a conduta da profilaxia será estendida para o paciente (5 doses de vacina e soro), devendo o animal ser enviado para diagnóstico laboratorial.

Municípios do PR - Total de cães e gatos

Foz do Iguaçu - 97.494

Itaipulândia - 2.807

Missal - 3.228

Santa Terezinha de Itaipu - 6.161

São Miguel do Iguaçu - 7.936

Entre Rios do Oeste - 1.232

Guaira - 8.898

Marechal Cândido Rondon - 14.114

Mercedes - 1.474

Pato Bragado - 1.483

Santa Helena - 7.259

PARANÁ - Paraná monitora possível ameaça da dengue tipo 4.

A Secretaria de Estado da Saúde mantém monitoramento constante da situação epidemiológica da dengue no Brasil. Com a recente confirmação do primeiro caso do sorotipo 4 da doença no Estado de São Paulo, o risco deste novo tipo do vírus da dengue ser introduzido no Paraná é grande. Atualmente, apenas os sorotipos 1, 2 e 3 circulam no Estado.
“O sorotipo 4 do vírus da dengue não é mais infectante do que os outros que já circulam no Estado. O principal problema é que a população não está imune a ele e, caso este novo sorotipo chegue ao Paraná, a possibilidade do aumento nos casos graves da doença é real” explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. Isso ocorre devido à patogenia da dengue, quando uma pessoa tem sucessivas infecções por sorotipos diferentes ela pode evoluir para uma febre hemorrágica ou dengue com complicações. A dengue tipo 4 possui os mesmos sintomas dos outros três sorotipos: febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, nos ossos, nas articulações e no abdome, manchas vermelhas pelo corpo, vômitos e sangramentos.
Para evitar a entrada do novo sorotipo a população deve intensificar as medidas de prevenção contra a dengue. A orientação é eliminar os focos de proliferação do mosquito em suas residências. “Mais de 98 % dos focos da dengue estão dentro das casas das pessoas, são coisas simples como: copos plásticos no quintal, caixas d’águas destampadas, calhas entupidas ou vasos de flores que podem acumular água”, disse Paz.
NÚMEROS – De acordo com o último informe divulgado nesta segunda-feira (4), o Paraná registrou 33.487 casos suspeitos. Destes, 8.267 casos foram confirmados, sendo 8.053 autóctones (quando a infecção ocorreu dentro do Estado) e 214 importados. Neste ano, a secretaria confirmou 50 casos graves da doença (Febre Hemorrágica por dengue ou Dengue com complicações) e 11 mortes.
Segundo o informe semanal nº 12, Londrina é o município que apresenta o maior número de casos autóctones da doença no estado (3.513), seguidos de Cornélio Procópio (1214), Foz do Iguaçu (833) e Jacarezinho (618).
O informe aponta ainda que 20 municípios paranaenses apresentam taxas de incidência preocupantes, sendo que nove deles (Jacarezinho, Cornélio Procópio, Jataizinho, Porecatu, Santa Terezinha de Itaipu, capitão Leônidas Marques, Londrina, Foz do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu) estão com taxas de incidência superiores a 300 casos por 100 mil habitantes, o que é considerado alto pelo Ministério da Saúde.

PARANÁ - Governo abre inscrições para selecionar diretores de presídio.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que vai preencher as 24 vagas de diretor-geral de presídio das unidades do sistema penitenciário do Estado do Paraná. Esta é a primeira vez que essas vagas serão ocupadas por meio de um teste seletivo, do qual podem participar funcionários públicos que já trabalham na área.
Trata-se de uma experiência inédita no Brasil, com o objetivo de valorizar o corpo funcional do próprio sistema e criar um processo de formação de quadros e de avaliação de gestão das unidades penais.
“Decidimos abrir um espaço democrático que permita valorizar os servidores, apesar de ser um tipo de cargo em comissão de livre escolha e nomeação do governador”, afirma a secretária da Justiça e da Cidadania, Maria Tereza Uille Gomes.                                                                    
Podem se inscrever os servidores efetivos, há pelo menos cinco anos, do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná, incluindo os atuais diretores.  
Além desse critério, o candidato deverá ter diploma de nível superior num dos seguintes cursos: Direito, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social ou na área de Ciências Sociais e Aplicadas.
Deverá ainda ter experiência administrativa na área, idoneidade moral e reconhecida aptidão para o desempenho da função; não ter antecedentes criminais, que o inabilitem para o exercício do cargo, nem ter sido penalizado em processo administrativo.
Para o advogado Maurício Kuehne, membro do Conselho Penitenciário do Estado do Paraná, além do ineditismo, esta é uma decisão salutar que significa um avanço porque estão sendo usados critérios técnicos e profissionais. “Isso vai trazer sensíveis melhoras para o sistema penitenciário do Paraná”, avalia.
ETAPAS – O processo de seleção terá cinco etapas. A primeira, que é eliminatória, consta da entrega de documentação em atendimento aos requisitos e critérios estabelecidos no edital. A segunda, de caráter eliminatório e classificatório, consta de uma prova de conhecimentos específicos, a ser realizada em cada região do estado.
A terceira etapa, também eliminatória e classificatória, será a apresentação de um plano de trabalho, a ser realizada em Curitiba. As duas últimas etapas, de caráter classificatório, serão a prova de títulos e a análise de memorial descritivo profissional, com a presença do candidato, também em Curitiba.
O objetivo do processo é fazer uma avaliação do perfil de cada candidato e sua aptidão para o cargo, de acordo com cada uma das 24 unidades penais. Por isso, uma das etapas prevê a apresentação de um plano de trabalho, que o candidato se encarregará de idealizar, caso seja selecionado.
“O aprovado será nomeado pelo governador e receberá um cargo comissionado. É por esse plano que ele será avaliado, numa espécie de contrato de gestão que ele fará com o Governo do Estado por meio da Secretaria da Justiça”, afirma a secretária Maria Tereza.
As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 8 de abril, das 8h às 16h, no Setor de RH de cada unidade penal. Os que preferirem, poderão se inscrever até às 16 horas do dia 12 de abril, terça-feira da próxima semana, na Escola Penitenciária, localizada à Rua Monteiro Tourinho, 1506, no Bairro Atuba, em Curitiba.

PARANÁ - Sanepar amplia em 30% a capacidade de reserva de água tratada em Maringá.

                                                                                 A Sanepar vai ampliar em 30% a capacidade de reservação de água tratada no sistema que atende a região Maringá Velho, em Maringá. Nesta semana foram iniciadas as obras de construção de mais um reservatório para dois milhões de litros. O investimento é de aproximadamente R$ 1,4 milhão, com recursos próprios da Sanepar e financiados pela Caixa. A obra deve ser concluída em janeiro de 2012.
O novo reservatório, localizado na praça das Antenas, vai atender a população de mais de 40 bairros. A empresa já possui no local outros quatro reservatórios que, juntos, armazenam seis milhões e 300 mil litros de água e atendem em torno de 37 mil pessoas.
O novo reservatório vai assegurar para a população que vive naquela região um sistema de abastecimento de água ainda mais seguro nos horários de pico e também quando da realização de serviços de manutenção, informa o gerente de Projetos e Obras da Sanepar, engenheiro Raphael Rocha.
O novo reservatório será construído em concreto armado e passará por moderno processo de impermeabilização.                                                      Na laje superior será utilizada uma manta impermeabilizante pré-fabricada. A parte interna será impermeabilizada com poliuretano aromático flexível. Este tipo de material aumenta em até três vezes a vida útil do reservatório, quando comparado ao sistema de vedação tradicional.
Bairros Beneficiados – Os bairros atendidos estão localizados na região compreendida pelo Maringá Velho Alto, Maringá Velho Baixo e Maringá Velho Industrial. Entre eles estão: as Zonas 4, 5, 6, 7, 8 e 9, Conjunto Residencial Planalto, Itamarati, Jardim Mandacaru, Ipiranga, Laodicéia, Jardim das Nações, Campo Belo, Conjunto Residencial Thaís, Olímpico, Ouro Cola, Cidade Industrial e Parque Industrial.

PARANÁ - Vice-governador e presidente da Cohapar entregam casas a moradores de Carambeí .


Cinqüenta e seis famílias de Carambeí, na região dos Campos Gerais, receberam nesta segunda-feira (04) as chaves de suas novas casas, no residencial Canaã. As chaves foram entregues durante as comemorações do centenário da imigração holandesa, pelo vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, e pelo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, em cerimônia com a presença do prefeito Osmar Rickli.
O vice-governador Flávio Arns disse que uma das maiores preocupações do governo Beto Richa é a habitação popular. “Para uma família viver dignamente é necessário ter uma casa”, afirmou. Segundo ele, a casa é um direito do cidadão, como a educação e a saúde, e cabe ao Estado proporcionar às comunidades a garantia deste direito. “Hoje entregamos cinquenta e seis casas, mas com a união do Estado e dos municípios construiremos muito mais em todo Paraná”, disse.
Para Mounir, com a entrega do residencial Canaã a cidade inicia um novo ciclo na habitação. Segundo ele, a comunidade não receberá somente esse conjunto, porque outras parcerias serão realizadas. “Não se pensa em habitação popular sem lembrarmos da Caixa Econômica Federal, que já nos garantiu investimentos para construirmos 25 mil novas casas, ainda este ano”, afirmou.
INVESTIMENTO – Resultado de um investimento de mais de R$ 1,5 milhão, as novas moradias atenderão a famílias com renda mensal entre dois e cinco salários mínimos. Durante a cerimônia, o presidente da Cohapar anunciou o lançamento do Programa Estadual de Habitação, que acontecerá na próxima segunda-feira (11).
Mounir lembrou a parceria que existe entre os poderes executivo e legislativo do Estado e dos municípios. “Vejo o interesse dos vereadores na construção de novas casas e tenho certeza que, com a determinação do governador na implantação de novos residenciais, em todo o Estado, a parceria e o crescimento da cidade estarão garantidos”, disse.
O prefeito agradeceu aos imigrantes pela escolha de Carambeí como morada. “Hoje iniciamos o segundo século da colonização holandesa. Temos outros migrantes que vêm para a cidade em busca de oportunidade nas indústrias da região. Casas, como as que entregamos hoje, agregam ainda mais para o crescimento de Carambeí”, afirmou.
“Tive a sorte de poder entregar esse residencial no início da minha gerência e em um dia de festa para cidade”, comentou Jorge Samra, gerente da Cohapar em Ponta Grossa’.
Ezequias de Moura Costa, 28 anos, trabalhador da Brasil Foods, casado e com um filho de quatro anos, disse que receber as chaves da nova casa representa a realização de um sonho. “Esperava há muito tempo pela entrega do residencial e hoje o meu sonho se realizou”, disse. “Saber que meu filho vai crescer em seu próprio canto não tem preço. Guardarei essa casa como se cuida de um tesouro”, completou a mulher de Ezequias, Natalie Franciele Fernades.
Antonio Silva Lima Cardoso e sua esposa Cleide Nunes da Rosa são casados há pouco mais de sete anos. “Desde que nos conhecemos e resolvemos nos casar sonhávamos com a casa. Hoje realizamos um sonho”, conta Cardoso.

PARANÁ - IAP interdita Caminho do Itupava para evitar riscos aos visitantes.


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informa que o Caminho do Itupava – localizado entre os municípios de Quatro Barras e Morretes, região da Serra do Mar – será interditado a partir desta terça-feira (05) por um período de, no mínimo, 90 dias. A medida deve-se aos riscos que o local oferece aos turistas, após as fortes chuvas ocorridas no mês de março e que causaram a queda de árvores ao longo do caminho, interrompendo vários trechos do passeio.
“A interdição é temporária e se deve aos grandes riscos de acidentes, assim como à dificuldade da caminhada e a possibilidade de os visitantes se perderem na Serra do Mar”, disse o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto.   
Segundo ele, pelo menos 26 árvores estão caídas no trecho entre a Casa do Ipiranga e o término do trajeto. Em muitos pontos também ocorreram deslizamentos de terra, encobrindo as pedras e a trilha com lama e deixando o percurso escorregadio. Para garantir a segurança e a revitalização do local, o IAP vai contratar uma empresa especializada na retirada de árvores caídas e retirada de lama.
ITUPAVA – O Caminho é uma das 68 Unidades de Conservação do IAP. O trajeto que preserva um pouco da história da colonização paranaense é uma antiga trilha jesuíta de 22 quilômetros, construída em 1625 para ligar o interior ao Litoral do estado. Além das paisagens naturais, os visitantes podem contemplar as belezas construídas pelo homem, como o Santuário de Nossa Senhora do Cadeado e a Casa do Ipiranga.

PARANÁ - Governadores do Codesul pedem inclusão da Ferrosul no orçamento do governo federal

O governador Beto Richa participou nesta segunda-feira (4), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, da cerimônia de posse do novo presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, recebeu o cargo do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.
Foi a primeira reunião do ano e do atual mandato dos governadores. A presidência do Conselho é alternada anualmente entre governadores dos quatro estados-membros (RS, SC, PR e MS). No encontro foram definidos os pontos prioritários do Conselho para 2011: a efetivação da Ferrosul, com a inclusão dos investimentos a serem realizados pelo governo federal no PAC 2 e no Orçamento da União, via Plano Plurianual; controle e unificação de ações relativas ao trânsito de animais nos estados do Codesul; processo de implantação da nota fiscal eletrônica; ações conjuntas para um plano estratégico de previsão de catástrofes naturais; contato com o BNDES visando a liberação de crédito em condições especiais para municípios atingidos pelas enchentes em 2011 e combate ao tráfico nas fronteiras.
O principal assunto do encontro foi a implantação da segunda etapa da ferrovia Norte-Sul, que irá ligar São Paulo até o Rio Grande do Sul, passando pelo Oeste e Sudoeste do Paraná. Os governadores assinaram um pedido à presidente Dilma Rousseff para que a obra seja incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Plano Plurianual e no Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), do governo federal.

PARANÁ - Governo inicia neste semestre o repasse de verbas do transporte escolar

Os repasses dos recursos do transporte escolar aos municípios do Paraná serão feitos em quatro parcelas, com a primeira a ser paga entre os meses de abril e maio. O anúncio foi feito pelo vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, durante reunião com 50 prefeitos e vereadores, representantes de 18 associações municipais, que ocorreu nesta segunda-feira (4) na sede da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em Curitiba.
O governo do Estado dobrou o valor repassado aos municípios para que transportem estudantes da rede estadual de ensino. Em 2010 foram pagos R$ 28 milhões aos cofres municipais e, neste ano, serão repassados R$ 56 milhões. De acordo com Flávio Arns, existe um compromisso por parte do governo de fazer o repasse do total gasto por cada um dos municípios para o transporte dos estudantes matriculados na rede estadual.
O secretário explicou aos prefeitos e vereadores que o Comitê Estadual Gestor do Transporte Escolar, também instituído pelo governador Beto Richa no primeiro dia de aula deste ano letivo, está fazendo um estudo mais detalhado sobre os custos deste transporte, que deve ser concluído em junho. O levantamento é realizado em conjunto com as universidades, os municípios e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
“Há uma carência de estudos mais detalhados sobre os custos do transporte escolar. Não existe nenhum levantamento no País neste sentido. O próprio ministro da Educação demonstrou interesse em acompanhar a experiência do Paraná”, disse Arns.
O diretor-geral da Secretaria da Educação, Jorge Wekerlin, explicou os critérios adotados para que o repasse seja feito aos municípios ainda neste primeiro semestre. Segundo ele, foi criada uma fórmula de repasse, que leva em conta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), população rural e número de estudantes matriculados em cada um dos municípios. “Quando tivermos o estudo concluído e os custos bem delineados o repasse será feito no valor que for definido”, ressaltou Flávio Arns.
Para o presidente da AMP, Moacyr Fadel, nos anos anteriores os critérios eram diferenciados de município para município. “Havia distorções e disparidades muito grandes entre os municípios mais ricos e os mais pobres”, ressaltou. De acordo com Jorge Wekerlin, o critério agora é o da transparência. “Depois de publicado o edital com os valores do repasse, cada prefeito terá a possibilidade de questionar estes números e estaremos abertos ao diálogo”.