domingo, 7 de novembro de 2010

Acidente em Lidianópolis Deixa 3 Feridos

     No sábado, às 23 horas e 15 minutos, na rua Mato Grosso, ocorreu um acidente envolvendo um motociclista e pedestres.
     O condutor da moto, João Carlos, estava sainda da Lanchonete do senhor Nelson Semeghini em sentido à Lanchonete Q'Delícia. João fez o cruzamento entre as ruas Santa Catarina e Mato Grosso empinando sua moto, sendo que existia uma pessoa em sua garupa. Neste momento, perdeu o controle da moto, em seguida, o passageiro pulou dela. O motociclista invadiu a calçada, dando de frente com a parede da rádio do município. A moto prosseguiu com seu caminho de destruição, batendo em uma mesa da Lanchonete Q'Delícia, atingindo a moça Thais de Sousa Carmo e  emprenssando, com a mesa, o rapaz Júnior.
     O motociclista sofreu arranhões leves. Júnior e Thais acabaram com ferimentos leves.
     A ocorência foi registrada por Edson, soldado da Polícia Militar; o qual chamou a ambulância do Ciate do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã. Os feridos foram levados para o Hospital Maternidade em Ivaiporã. Júnior César Fernandes e João Carlos foram medicados e retornaram para casa. Thais Sousa Carmo ficou em observação de sábado para domingo, tendo alta às 13:30 do domingo.
     Testemunhas disseram que o condutor da moto estava a 60 km/h, 20 km/h acima do permitido.
     A moto, Honda Titan 125 (placa AOZ-7316), foi apreendida. O condutor estava sem o documento da moto e não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Educação - Rede estadual de ensino inicia matrícula para ano letivo de 2011

A rede estadual de ensino inicia o processo de matrícula de novos estudantes para o ano letivo de 2011. Crianças e adolescentes que não estavam estudando neste ano, ou vindas de escolas particulares, outros municípios ou estados, e que vão para a 6.ª, 7.ª e 8.ª séries do ensino fundamental ou 2.º e 3.º anos do ensino médio, serão as primeiras a se matricularem. O período é de 3 a 19 de novembro e a matrícula deve ser feita na própria escola. Para os alunos na mesma condição, mas que vão ingressar na 5.ª série do ensino fundamental ou no 1.º ano do ensino médio, a matrícula será feita dos dias 13 a 17 de dezembro.

Os alunos que ingressam na 5.ª série do ensino fundamental ou no 1.º ano do ensino médio em 2011, mas já são alunos da rede pública paranaense, vão receber uma carta-matrícula entre os dias 22 e 26 de novembro com a indicação da escola ou colégio em que terão a vaga garantida. Para a efetivação dessa matrícula, o aluno, ou seu responsável, deverá apresentar a carta no estabelecimento indicado entre os dias 29 de novembro a 10 de dezembro. Já nas demais séries a rematrícula ocorre automaticamente para os que irão permanecer na mesma escola.

O superintendente de Desenvolvimento Educacional (Sude) da Secretaria da Educação, Carlos Alberto Rodrigues Alves, explica que tudo está sendo feito para que as matrículas sejam realizadas da forma mais tranquila possível. “Organizar a oferta de vagas e a demanda a ser atendida em cada um dos mais de 2.130 estabelecimentos estaduais de educação básica é uma tarefa complexa, mas nossa equipe é bastante experiente e estamos preparados para deixar todas as questões resolvidas para o próximo governo”, afirma.

“É importante ressaltar que os alunos já têm vaga garantida nas escolas do Estado, esse processo é apenas para confirmar seu lugar”, frisa Simone Martinez, diretora de Administração Escolar da Sude. O Estado segue o Georreferenciamento, sistema em que o aluno é matriculado na escola mais perto de sua residência. “Porém, mesmo que não haja disponibilidade na escola mais próxima, os pais podem ficar tranquilos que seus filhos têm vaga assegurada em outra”, afirma Simone.

DOCUMENTOS – No ato da matrícula, é necessário levar original e fotocópia de: certidão de nascimento do aluno (além da carteira de identidade para maiores de 16 anos), fatura da energia elétrica e histórico escolar ou declaração da escola de origem, no caso de transferência.

Todas as escolas estaduais estão preparadas para orientar a população em relação às matrículas. Informações também podem ser obtidas nos Núcleos Regionais da Educação (NREs). O atendimento pelo 0800-643-2643 começa no dia 13 de dezembro.

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/comunidade/modules/noticias/article.php?storyid=750&PHPSESSID=e498b1eb46cc41a86b649759873e73f4

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Educação - Mantido veto parcial sobre contratação de nutricionistas por escolas

Com 31 votos favoráveis, os deputados do Paraná mantiveram terça-feira (26), por unanimidade, o veto parcial do governador Orlando Pessuti (PMDB) ao projeto de lei que obriga que todas as escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio do Paraná tenham nutricionistas. De autoria da deputada Luciana Rafagnin (PT), o projeto tem o objetivo de garantir que as crianças tenham acesso a uma alimentação saudável, fundamental para a saúde e a qualidade de vida.

O veto de Pessuti incide sobre os artigos 3.º, 4.º e 5.º. O governador justificou que eles ferem a Constituição do estado. O primeiro deles define que o Poder Executivo regulamentará a presente lei, designando órgão responsável pela fiscalização e aplicação de penalidades caso ocorra o seu descumprimento. O parecer da Casa Civil alega que há uma indevida interferência do Poder Legislativo ao impor ato de gestão, uma prerrogativa que é reservada ao governador do estado.

Já o artigo 4.° especifica que a implementação da lei se dará gradativamente no prazo máximo de cinco anos; e o artigo 5.° determina que as despesas decorrentes da aplicação da lei ficarão sob a responsabilidade de dotações orçamentárias próprias.

De acordo com o governo do estado o projeto exige a contratação de funcionários, uma medida complexa que precisa de um lei de iniciativa do governador e acarreta uma necessidade de orçamento disponível para o pagamento de novos servidores ou empregados públicos.

Com a proposição, a deputada Luciana Rafagnin esperava prevenir a desnutrição, causada pela falta de alimentos, ou a obesidade, provocada pelo consumo inadequado de alimentos. “A escola tem um papel fundamental da formação do ser humano, tanto cultural quanto intelectualmente. Mas além desse papel, ela também deve se preocupar com a saúde de seus alunos”, justifica.

A parlamentar lembra que, para muitas crianças, a alimentação escolar é a única refeição que elas fazem durante o dia. “Por isso, é importante que o alimento consumido atenda, ao máximo, as demandas nutricionais.”

Em seu parecer o governador manteve no projeto os artigos que determinam que o nutricionista deverá elaborar cardápios para as refeições escolares e controlar a qualidade no armazenamento, no preparo e no consumo dos alimentos. O profissional também deverá criar e supervisionar programas de educação alimentar voltados à realidade de cada escola.

Além disso, o projeto determina que a elaboração dos cardápios deve priorizar alimentos provenientes da agricultura familiar, produzidos na região em que a escola está localizada. Segundo a autora da proposição, cada nutricionista poderá atender no máximo 3 mil alunos. Os municípios que não atingirem esse teto poderão trabalhar em consórcio para a contratação do profissional.

 
Esta notícia foi publicada em 28/10/10 no sítio http://www.nota10.com.br e adaptada para postagem no ambiente do Portal Dia-a-dia Educação.
Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/escola/modules/noticias/article.php?storyid=734&PHPSESSID=2010110316174364

Avisos e Comunicados

No distrito do Porto Ubá, Dona Elza oferta uma máquina de algodão doce para que seja alugada em eventos e festas.

Os interessados podem entrar em contato através do telefone (43) 3431-1022.


Departamento de Avisos e Comunicados.

Folha do Vale do Ivaí informa:

              Estamos chegando ao final da votação para melhor prefeito e vice-prefeito do município de Lidianópolis. Seu término será na próxima quarta-feira, 10/11/2010, às 15:00 horas.

Os escolhidos receberão uma certificação de Honra ao Mérito pela Folha do Vale do Ivaí.

Agradecemos sua participação na enquete.

A Redação.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fantasma de José Serra assombra os Petistas em Lidianópolis


O candidato à Presidente José Serra teve uma votação próxima a de Dilma  nas urnas de Lidianópolis, por apenas 10 votos de diferença. O grupo petista fez durante as semanas, propagandas políticas para Dilma com  som e outros materiais de propagandas, já o fantasma de José Serra deixou o povo tranquilamente sem nenhum tipo de barulho e pressão nas ruas da cidade, pois quem deve ter ficado contente foi o povo de Lidianópolis e os comerciantes  pela calma do segundo turno, já quem não ficou contente  foram os petistas de Lidianópolis, pois eles esperavam uma vitória com maior número de votos nas urnas de Lidianópolis.

ATRAÇÃO CULTURAL EM LIDIANÓPOLIS

 Todas as quinta-feiras, no município de Lidianópolis, na LANCHONETE  Q' DELÍCIA há uma atração cultural com sons eletrônicos e com participação de duplas sertanejas.

O proprietário, Ditinho, e funcionários atendem a você e sua família com qualidade e respeito.

LANCHONETE  Q' DELICÍA situa-se na rua Mato Grosso, no centro da cidade.
Prop. Ditinho e funcionários